Morre Steve Jobs, fundador da Apple – Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo

Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo

Em 5 de outubro de 2011, morreu aos 56 anos Steve Jobs, fundador da Apple e um dos homens mais poderosos e influentes do mundo. A morte se deu por conta de um câncer.  No dia 24 de agosto Jobs renunciou o cargo de CEO da Apple, que ocupou por 14 anos. Tim Cook, que já era interino no cargo, passou a ocupar definitivamente o posto na empresa.

Steve Jobs era casado com Laurenne Powell, que conheceu ainda na faculdade, há 30 anos. O executivo deixou três filhos do casamento com Laurenne, além de uma filha de um relacionamento anterior.

Jobs foi diagnosticado em 2004 com um tumor neuroendócrino de pâncreas, a doença é conhecida por se desenvolver mais lentamente, se comparada aos outros tipos. Em abril de 2009 a doença se espalhou para o fígado e Jobs passou por um transplante do órgão. Mas ainda assim a probabilidade de a doença voltar ainda era grande.

Em janeiro deste ano Steve Jobs tirou licença médica e se afastou da Apple. Reapareceu em março para o lançamento do Ipad 2 e agora em agosto renunciou seu principal cargo na Apple por conta dos tratamentos.

Jobs co-fundou a Apple no ano de 1976 e se tornou um homem multimilionário antes dos 30 anos. Mesmo afastado do cargo de CEO, o bilionário de 56 anos continua exercendo a função de Presidente do Conselho, como a própria Apple o intitula no site oficial.

A Apple é uma empresa jovem e forte no mercado mundial: com 35 anos de existência ela possui um patrimônio líquido de 8,3 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes.

Veja o discurso emocionante e profundo de Steve Jobs para formandos, onde ele fala de vida, morte, coração, intuição, trabalho, empreendedorismo.

O discurso de Jobs para os alunos de Stanford, numa formatura de 2005:

Um pouco da história e trajetória de Steve Jobs

Jobs é filho adotivo de uma família humilde, o pai não concluiu sequer o ensino médio. Steve Jobs chegou a vender garrafas de refrigerante para comprar comida e a dormir no chão do quarto de amigos da faculdade, pois não tinha um lugar para passar as noites. Ele nunca terminou a faculdade.  Casou e se tornou pai de quatro filhos e um dos homens mais importantes do planeta graças à sua contribuição na evolução da tecnologia.

O reconhecimento mundial de Steve Jobs
A revista Forbes é conhecida por suas listas de pessoas mais poderosas do mundo, mais ricas, etc.

Jobs tem as seguintes classificações em algumas dessas listas:
110º bilionário do mundo
34º bilionário dos EUA
17ª pessoa mais poderosa do mundo

Jobs e as animações

O que a Apple, a Disney e a Pixar teriam em comum? Steve Jobs, claro. Além de estar à frente da Apple, Jobs também se arriscou no mercado de animações computadorizadas. Em 1986 ele comprou os Estúdios da Pixar por 5 milhões de dólares. Sucessos do cinema como Procurando Nemo, Monstros S.A e Toy Story, por exemplo, foram criados pela Pixar Animation Studios, uma empresa que Steve Jobs além de co-fundar, também foi CEO. Em 2006, quando a Pixar se fundiu com a Walt Disney, Jobs passou a fazer parte do Conselho de Diretores da Disney.

Jobs e a fundação da Apple

“Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, Califórnia (EUA). No início dos anos 1970, ele conheceu Steve Wozniak, com quem fundou a Apple em 1976.

A Apple ficou conhecida por popularizar o conceito do computador pessoal. O primeiro produto da empresa foi o Apple I, lançado em 1976. O computador vinha desmontado e o usuário recebia um manual para montá-lo.

Em 1983 a Apple lançou o Lisa, o primeiro computador pessoal com suporte a mouse. O Lisa foi um fracasso de vendas, principalmente devido ao alto preço (cerca de US$ 10 mil nos dias de hoje). Mas, no ano seguinte, a empresa obteve um grande sucesso com o lançamento do Macintosh, o primeiro computador pessoal com interface gráfica e preço acessível.” (Trexo extraído do portal IG, leia a matéria completa no IG)

Fotos de Steve Jobs ao longo dos anos:

Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo
O ex-CEO da Apple quando era mais novo Fotos: vatornews, pplware

Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivoMorre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo
Apple e Steve Jobs – Ele influenciou a tecnologia e ajudou a revolucionar os computadores e softwares Fotos: Extreme Tech, Alecandre Montello

Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo
O câncer mudou a aparência de Jobs Foto: matematikdukkani

Saiba mais sobre a trajetória pessoal e profissional de Steve Jobs:

Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo
Imagem via Pingdom

Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo
Imagem via afashionistasguidetotechnology

Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo
Imagem via afashionistasguidetotechnology

Leia o livro sobre ele também:

Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo  Morre Steve Jobs, fundador da Apple   Veja biografia, trajetória, curiosidades, discurso do executivo
Foto: Submarino

Foto de abertura: Jamiya Wilson

Por Willians Glauber

Publicação: 5 de outubro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2011-10-04_183422
Amarre-se na tendência das sandálias e sapatos com cadarços e amarrações – Tendências 2012

As sandálias com amarrações tem sido destaque tanto nas passarelas da última temporada de moda como nas ruas, a peça...

Fechar