Vintage Barbie Dolls

Vintage Barbie Dolls

O Vintage Barbie Dolls é um site dedicado a boneca Barbie, que mesmo depois de quase meio século, continua entre os brinquedos mais populares. É interessante acompanhar a mudança estética e a evolução da moda, nestas bonecas que tanto refletiram o comportamento de cada década.

Vintage Barbie DollsVintage Barbie Dolls

Vintage Barbie DollsVintage Barbie Dolls

Barbies da década de 60

A Barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1936, sendo esta uma ideia de Ruth que sempre via a sua filha Bárbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa, foi então que lhe surgiu a idéia de criar uma boneca que trocasse de roupa, usando uma modinha e também com uma feição adulta diferente das bonecas da época.

Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 9 de Março de 1959. A imagem da Barbie sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza e juventude.

Vintage Barbie DollsVintage Barbie Dolls

A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios. Continuou a sua trajetória em 1960 lançou novos modelos, ainda mais inspirados na moda contemporânea como a moda de 1950.

Vintage Barbie Dolls

Os anos 60 corriam e a Barbie era a típica garota estadunidense, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo e perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva.

Logo após o seu sucesso de vendas foram criadas outros modelos de Barbies e logo a Barbie também ganhou uma família: em 1961 chega seu namorado Ken.

Ken também sempre acompanhou a moda da época, e variava o corte do cabelo de acordo com o último estilo. (Leia mais sobre a história da Barbie na Wikipédia).

Vintage Barbie DollsVintage Barbie Dolls

Vintage Barbie DollsVintage Barbie Dolls

Leia também Barbie – Mais de 40 anos de história.

Imagens do site Vintage Barbie Dolls.

Vintage Ken Doll

1959 First EVER Barbie Commercial

Publicação: 27 de maio de 2008

AUTOR

Denise é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas empresas de moda e teve marca própria de lingeries, a Lility. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
zoomp
Identidade Moda (I’M) – Cenas dos próximos capítulos…

HLDC Participações se despede lentamente da Zoomp A crise financeira da HLDC Participações, dos empresários Enzo Monzani e Conrado Will,...

Fechar