O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Saint Laurent por Andy Warhol

O estilista Yves Saint Laurent, 71, um dos mais prestigiados do século 20, morreu neste domingo em Paris, informou a Fundação Pierre Bergé-Saint Laurent.

Segundo o sócio Pierre Berge, Saint Laurent morreu neste domingo em casa. Apesar de não dar detalhes sobre a morte, ele revelou que o estilista estava doente há um longo tempo.

Yves Saint Laurent é considerado um dos maiores estilistas do século 20
O estilista foi por décadas uma instituição no mundo da alta costura devido ao seu estilo inovador. Foi ele que proporcionou uma nova liberdade às mulheres através de suas criações, especialmente o terninho e o famoso “Le Smoking”, apresentado pela primeira vez em 1966.

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anosO grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Ele era considerado o último remanescente de uma geração que inclui Christian Dior e Coco Chanel, que fez de Paris a capital mundial da moda. (Leia mais na Folha Online)

Yves Saint Laurent, nasceu em Oran, Argélia, a 01 de Agosto de 1936. Com 17 anos parte para Paris começando a colaborar com a Christian Dior em 1954 tornando-se no seu director artístico, três anos depois, com a morte súbita do «mestre» estilista, assume a direcção e dá um novo «elan» à Dior quando apresenta a sua primeira colecção onde rompe com todos os códigos da moda.

«Participei na transformação da minha época com roupas, muito menos importante que a música, arquitectura ou a pintura, mas seja lá como for, eu fiz!» disse Yves Saint Laurent que marca a história da moda como o «homem que deu o poder às mulheres» quando apresenta as «revolucionárias» colecções onde funde o masculino com o feminino. Em 2002 Yves Saint Laurent decide abandonar o mundo da moda.

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Principais datas da vida de Yves Saint Laurent:

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

1936: 1. de Agosto, nasce em Oran (Argélia), onde passa sua juventude até obter o bacharelado.

1953-54: chega a Paris, onde mostra seus desenhos ao director da revista Vogue, Michel de Brunhoff. De Brunhoff apresenta Yves Saint-Laurent a Christian Dior, que o contrata.

1957: Yves Saint Laurent é colocado à frente da direcção artística da Dior, depois da morte repentina do estilista mestre, em 24 de Outubro de 1957.

1958: apresenta sua primeira colecção, «Trapézio», que põe fim a anos da ditadura da cintura de vespa, um êxito total.

1961: cria a «maison» Yves Saint Laurent, associa-se a Pierre Bergé.

1962: 29 de Janeiro, primeiro desfile da «maison» Yves Saint Laurent.

1971: colecção de 1971, chamada “40”, um escândalo. YSL posa nu para um anúncio de seu perfume para homens.

1974: a «maison» instala-se no número 5 da Avenida Marceau.

1977: lançamento do perfume Opium, um de seus maiores sucessos.

1985: O presidente francês François Mitterrand lhe concede a insígnia de cavaleiro da Legião de Honra.

1993: em Janeiro o grupo industrial francês Elf-Sanofi assume o controlo da empresa.

1998: Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos de carreira. No estádio de França 300 modelos desfilam na grama do estádio antes da final da Copa do Mundo disputada entre França e Brasil.

2002 : a «maison» de alta-costura Yves Saint Laurent celebra seus 40 anos a 22 de Janeiro, e despede-se do mundo da alta costura. (Leia mais no Jornal Digital.)

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

“Le Smoking”

Loja Yves Saint-Laurent em Beverly HillsSem dúvida, o smoking feminino, apresentado pela primeira vez em 1966 com uma blusa transparente e uma calça masculina, é a marca de Yves Saint Laurent. Depois disso, o traje passou a desfilar em todas as coleções do estilista.

Entre todas as suas criações, “le smoking”, como foi chamado, sinalizava uma mudança na forma como as mulheres se vestiriam dali por diante. A liberdade dada por Chanel agora ganhava poder com o novo traje e tudo o que ele representava – uma nova atitude feminina.

Para a inglesa Suzy Menkes, editora do “International Herald Tribune”, o smoking foi transformador: “Hoje as mulheres andam normalmente de terno e calças compridas. Isso parece normal, cotidiano, mas na época a mulher era proibida de entrar num restaurante ou num hotel. O smoking, usado até hoje, foi uma provocação sexual, dirigido à mulher que queria ter um outro papel.” ( Fonte: Wikipédia)

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Le smoking e, quem diria, o jeans

Em uma entrevista à revista inglesa Dazed & Confused, em março de 2003, Saint Laurent revelou que o smoking feminino foi a sua criação favorita, graças à sensualidade e à emoção libertadora que proporcionou às mulheres. Conhecido como “le smoking” e criado em 1966, o look era composto por blusa transparente e calça masculina e representava uma provocação sexual e social, já que, na época, alguns lugares proibiam a presença de mulheres vestindo calças. Na mesma entrevista, questionado se tinha algum arrependimento, o gênio confessou: “lamento não ter inventado o jeans”. ( Fonte: Revista View)

As vertigens da arte

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Em 1959, na Maison Dior, YSL celebra em suas coleções pintores como Goya, cujas “infantes”, de rosto envolto em tule “ponto de espírito”, são as heroínas. A coleção Mondrian e seus vestidos como “móbiles no espaço” (1965) será o prelúdio de uma nova aventura que faz de YSL o “Beatle da rua Spontini”, criador da coleção Pop Art, inspirado por Andy Warhol e Tom Wesselman. Nos anos 70, as referências à arte, que serviam para inseri-lo na vida, o consumo dos tempos modernos torna-se um refúgio, uma espécie de ideal, território sagrado de todas as alquimias, ali onde a dor se torna beleza. ( Fonte: Ambafrance)

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Pop art em 1966: o vestido “nu” de jérsei preto, violeta e rosa mais uma vez na musa Catherine Deneuve.

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Catherine Deneuve and Yves Saint-Laurent, 1966

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

The Fine Art of Fashion: Yves Saint Laurent

Ícones

Vestido trapézio, com ombros estreitos e saia evasê em 1958
Vestido Mondrian, inspirado na obra do artista cubista holandês em 1965
O smoking feminino em 1966
A Saharienne, a jaqueta tipo safári, em 1968
Influências étnicas da África e da Índia
A arte como inspiração

( Fonte: Revista View)

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Verushcka e o safári YSL

Museu de moda

Em 1986, Saint Laurent foi o primeiro estilista no mundo a exibir seus trabalhos em um museu – o Louvre, em Paris. Esse era apenas o presságio do que estaria por vir: em 2002, a despedida do gênio também marcou a inauguração do único museu no mundo dedicado ao trabalho de um único estilista, a Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent. Distante meia hora do centro da capital francesa, conta com um acervo de 5 mil looks, 2 mil pares de sapatos, mais de 10 mil exemplares de jóias e centenas de chapéus, reunidos desde os tempos de Saint Laurent na maison Dior. ( Fonte: Revista View)

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

A importância de Yves Saint Laurent também foi reconhecida pelo governo francês ao lançar, em 2000, uma série de moedas comemorativas em homenagem ao criador.

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Primeiros tempos: o criador em seu ateliê durante a concepção de sua primeira coleção com parceiro e sócio Pierre Bergé. (Saiba mais aqui na Revista View)

O grande estilista Yves Saint Laurent morre aos 71 anos

Leia mais:

No Fashion Bubbles:

 

Publicação: 2 de junho de 2008

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Vitrines para o dia dos namorados

Veja fotos de vitrines decoradas para o dia dos namorados e muito material visual para você ter inpiração e deixar...

Fechar