Repaginando os seus pés




Repaginando os seus pés

Cansado de ficar de tênis na areia da praia pra esconder o chulé? Costuma se sentar sobre os pés quando está em roda de amigos só para que ninguém veja suas tenebrosas patas? A MLT conversou com alguns especialistas em pés a respeito dos problemas mais comuns que afetam os membros que mais usamos e a solução para isso. Você pode nunca ser um modelo de pés, mas pelo menos eles não precisarão mais ficar tão escondidos.

Problema: Mau cheiro nos sapatos
O que é:
Não tem o que explicar… todos nós já passamos por isso algum dia.
Por que você tem:
As bactérias que causam o odor se instalam em espaços escuros e úmidos, fazendo dos seus sapatos suados o ambiente ideal.
Como se livrar disso:
Use meias feitas com fibras naturais e alterne entre pares de sapatos diferentes no dia a dia, para que dê tempo de eles secarem. Você também pode usar nos sapatos um spray que contenha bactericida ou um spray especial para sapatos, feito para acabar com o odor, borrifando algum tipo de talco ou apenas colocando-os em uma sacola de plástico bem lacrada e deixando-os no congelador durante a noite. “A baixa temperatura irá eliminar a maior parte das bactérias causadoras do odor”, afirma a podologista Jacqueline Sutera.

Problema: Chulé
O que é:
Afeeee! Mesmo jogando os sapatos pela janela, o futum não vai embora.
Por que você tem:
“Em muitos casos, o mau cheiro é causado por infecções”, explica a médica. Entre os sinais indicadores estão unhas amareladas, bolhas, pele grossa e ressecada, descamação, coceiras, erupções cutâneas e feridas esbranquiçadas ou vermelhas.
Como se livrar disso:
Se você identificou algum desses sintomas, marque uma consulta com um médico podologista, especializado em pés. Se não tratar, o problema tende a piorar. Se, no entanto, seus pés parecem em ordem — só têm cheiro de queijo estragado — existem algumas medidas básicas que você pode tomar: lave e esfregue o meio dos dedos quando estiver no banho, depois deixe-os secar totalmente. Passe neles um talco desodorizante ou amido de milho para absorver a umidade, ou use um desodorante/antiperspirante para os pés, dependendo da intensidade do odor. “Você pode experimentar seu desodorante comum para as axilas”, sugere a médica.

Problema: Calos e calosidades
O que é:
“Calosidade geralmente está ligada a uma parte mais espessa e difusa da pele, enquanto um calo é mais espesso e mais concentrado”, explica Jonah Mullens, podologista de uma equipe médica esportiva. Na maioria das vezes, o problema é apenas estético, mas algumas vezes fica dolorido, infecciona e começa a aumentar de tamanho. Nesse caso, procure um médico.

Por que você tem: Calos e calosidades são resultado do espessamento da pele como resposta a uma pressão excessiva — sapatos apertados, por exemplo — geralmente em combinação com alguma fricção. “A pele engrossa para se proteger”, explica ele.
Como se livrar disso:
Depois do banho, o especialista sugere que se use uma pedra-pomes ou uma lixa para pés. Friccione suavemente a pele espessa em uma direção; se você friccionar para frente e para trás de forma agressiva, irá apenas machucar a pele e agravar o problema. Um hidratante especial para os pés, com ácido lático, ureia ou alfa hidroxiácido, deve ser usado diariamente.

Problema: Micoses (fungos)
O que é:
Infecções fúngicas dos pés (como pé de atleta) podem causar ressecamento da pele, vermelhidão, bolhas, coceira e descamação. Micoses de unha fazem com que as unhas fiquem espessas, quebradiças e amareladas, podendo ser dolorosas quando pressionadas.
Por que você tem:
O ambiente quente, escuro e úmido dos nossos sapatos são o lugar ideal para o surgimento dos fungos. Às vezes, eles podem se espalhar pelas unhas. Um machucado causado no jogo de futebol, por exemplo, pode gerar uma parte danificada da unha do pé, onde os fungos se instalam com facilidade.
Como se livrar:
Experimente um talco ou creme fungicida de farmácia, mas, se não vir resultados em duas a quatro semanas, John Mullens aconselha procurar um médico, capaz de prescrever um remédio via oral. Para prevenir infecções, mantenha os pés sempre limpos e secos, enxugando bem a área entre seus dedos após o banho e mudando regularmente as meias e os sapatos.

Problema: Unhas encravadas
O que é:
A pele da lateral das unhas se inflama, causando inchaço, odor, vermelhidão e dor.
Por que você tem:
Provavelmente você tenha sido um pouco mais agressivo quando usou aquele cortador de unhas.
Como se livrar disso:
Corte as unhas com calma, mantendo o formato arredondado, evitando que fiquem pontiagudas nos cantos. “Se a pele ficar inflamada, coloque os pés em água morna durante 10 a 15 minutos, com um pouco de sal, três vezes ao dia”, recomenda a podologista Jennifer Saam. “Se não melhorar, talvez seja necessário tomar um antibiótico ou até fazer uma microcirurgia para a retirada da parte afetada da unha”.

Problema: Calcanhares ressecados e rachados
O que é:
A pele em torno das extremidades dos calcanhares se torna espessa. Algumas vezes chega até a rachar, o que pode causar bastante dor, principalmente se as rachaduras forem profundas o suficiente para infeccionar.
Por que você tem:
Por andar sempre descalço ou usar chinelos com muita frequência.
Como se livrar disso:
Aproveitando que a sua pele amacia durante o banho, raspe as partes mais espessas usando uma lâmina removedora de calos. Após secar bem com a toalha, passe um bom hidratante. Faça isso antes de ir se deitar, recomenda Jennifer, e coloque meias para que o hidratante penetre na pele enquanto você dorme.

Por Caroline Kinneberg, para Men’s Life Today. Caroline Kinneberg é jornalista e contribui com publicações, como no New York Times, a revista Vice e Travel+Leisure.

Foto de abertura: Menslifetoday

Publicação: 9 de junho de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2011-06-09_111133
Laboratório de tendências: workshop sobre jeanswear e coolhunting pelas ruas da cidade

No próximo dia 25 de junho, a jornalista e pesquisadora de moda Rozze Angel realiza um dos projetos autorais da...

Fechar