Tendências para a moda masculina Inverno 2012 – Senac Moda Informação

Tendências para a moda masculina Inverno 2012   Senac Moda Informação

A moda masculina mergulha nos temas do inverno 2012 para extrair as suas próprias inspirações. Surgem, então, os subtemas:

  • “Monogramas”, oriundo da “Alta Burguesia”;
  • “Dândi Lúdico”,  da fusão do “Manifesto Surrealista” e do “Chame Masculino”;
  • “Dark Mystery”, derivado do “Fetiche Dark”.

O que todos têm em comum é a inspiração grunge e a surpreendente evolução nerd, presente em várias situações, desde looks-chave até pequenos detalhes. Outro ponto em comum é a invasão da totalidade ferrugem/caramelo principalmente em calças e acessórios.

O ícone do masculino são as sobreposições de peças. Em destaque, a composição camiseta + camisa (xadrez) + tricô, e sobretudo o colete com matelassê.

Camisetas

As camisetas com gola careca totalmente reformuladas, bem abertas, quase uma canoa ou formando um leve “U”, dividem espaço com a consagrada gola V, com cortes a fio ou punhos estreitíssimos. O acabamento fica por conta do jato de pigmento total sobre a peça.

Veja camisetas do inverno 2012

Tendências para a moda masculina Inverno 2012   Senac Moda Informação
Nirvana.  Os grunge e a surpreendente evolução nerd estão entre as principais tendências para o inverno 2012. Foto: Solta o pause

Camisaria

A camisaria, que já vem em forte ascensão, toma mais força ainda, com um domínio ainda absurdo do xadrez e muitos detalhes decorativos (principalmente nos bolsos). Os modelos em jeans estão presentes com lavagens diversas. As golas ainda estão estreitas, porém à vista nem sempre, mas em ambos com bastante contraste de tecidos. Já na parte de baixo, as sarjas evoluíram e estão presentes em vários pesos e acabamentos. Na base paper amaciada ou na base mais rústica em processos de lavagens semelhantes ao jeans, elas estão das seguintes formas: reta, skinny long rise (com gancho e quadril mais confortável), carrot, arc legs e jegging.

Cartela de Cores

A cartela de cores tem como grande destaque a tonalidade já citada – ferrugem/caramelo – e com ela o chino (em um tom mais escuro), verde, telha e o azul-noite. O jeans apresenta etiquetas e ferragens (rebites, botões e plaquinhas) bem diversas e em grande harmonia com as lavagens.

Em construção fechada com variações de tonalidades em seu acabamento resinado com ou sem elastano, o denim valoriza as lavagens, apontado para um “vintage hi-tech”, ou seja, com aspectos de desgastes do vintage, porém explorando a tecnologia do tecido em efeitos 3D, criando novas ranhuras e bigodes. Outro ponto a ressaltar é a busca constante por processos ecológicos. Atenção para os ângulos dos bolsos e para o acabamento das peças. As bases seguem as mesmas características da sarja. Somente na base arc notamos variações bem distintas entre a intensidade da curvatura das pernas.

Tendências para a moda masculina Inverno 2012   Senac Moda Informação
Os nerds são a grande inpiração para o próximo inverno. Nerds são tendência

Casacos masculinos do Inverno 2012

Para cobrir o corpo e proteger-se contra o frio da estação, os destaques são: jaquetas justas com matelassê em nylon ou com característica do workwear; o blazer com cara de jaqueta também vem inspirado na mesma referência, podendo ser em moletom. Aliás, o moletom está na sua base principal, o “canguru” com toca aberto ou fechado, mas também em cardigãs e coletes com detalhes de couro. Esta é a estação do cardigã, que deixou de ser aquela peça tradicional de colégios (influência nerd) e passou a ter variações de abertura, podendo ser transpassado com duas carreiras de abotoamento, com gola rolete e fechamento mais alto, com vários tipos de bolsos, botões e retilínea*, da média à pesada.

A retilínea, por sua vez, tem lugar de destaque nesta temporada, em peças fechadas, com meia abertura (muito transpasse de vista dessa base) e alguns modelos com abertura total. Predominam os tons de cinza, azul marinho e noite, telha, entre outros.

As peças lisas de cor única ganham força com pontos em relevo. As padronagens étnicas (características dos Alpes) estão muitas vezes em forma de barrados na altura do tórax.

*Retilínea: Tipo de malha confeccionada com tramas idênticas às do tricô artesanal, mas feita em máquinas eletrônicas retilíneas. A mesma máquina de malharia por urdume, produz sweater, golas de camisa Pólo, blusas, etc. Geralmente utiliza fio tinto.

Leia também:

Tendências para a moda masculina Inverno 2012   Senac Moda Informação
PC Siqueira. Foto: Fashion & Hula Hoops


Veja os slides apresentados no Senac Moda Informação Inverno 2012:

Foto de abertura Pearl Jam. Foto: wlasol

Leia também:

Tendências Inverno 2012 – Senac Moda Informação

Tendências para a moda feminina Inverno 2012 – Senac Moda Informação

Street Style Feminino Inverno 2012 – Senac Moda Informação

Bolsas para o Inverno 2012 – Senac Moda Informação

Sapatos para o Inverno 2012 – Senac Moda Informação

Foto de abertura: Um tudo

Por Maurício Lobo via Senac Moda Informação

Publicação: 20 de outubro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
000002011-10-20_150556
Vitrines de Halloween – Veja dicas para vitrines de moda infantil, masculina e feminina

As vitrines são extremamente importantes para chamar atenção do cliente, reforçar a  imagem da marca e principalmente aumentar as vendas...

Fechar