Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford Mustang

Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford Mustang
A cantora Wanderléa com o seu Ford Mustang conversível 1967!

O Mustang é o maior ícone da Ford e para mostrar a evolução na preferência de cores dos veículos dos últimos 50 anos, nada melhor que acompanhar os lançamentos do modelo ao longo das décadas. Mostrando como as cores acompanham as tendências da moda, costumes, gostos e atitudes dos consumidores em cada época.

Um curioso estudo histórico da Ford mostra que, nessas cinco décadas, as cores dos automóveis variaram de marrons e amarelos suaves para tons mais ousados, que contribuíram para diferenciar o esportivo super popular.

Assim, as cores preferidas pelos donos do Mustang, de certa forma, mostram as tendências da indústria como um todo, num período que entre outras transformações, viu a televisão passar de preto e branco para colorida.

Paleta de cores

A paleta de cores dos carros geralmente reflete as preferências de cada época. Atualmente o preto é a cor preferida dos proprietários de Mustang: 28% dos pedidos, ou seja 10% mais que na última década. Como comparação, somente 1,5% dos clientes optaram por essa cor entre 1967 e 1973, segundo os registros históricos de produção.

O vermelho, que sempre foi uma cor popular nos carros esportivos,  representa 21% de todos os Mustangs vendidos até hoje. Em 1976, pouco mais de 10% da linha trazia essa pintura, mas na última década ela avançou para 22%.

Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford MustangO vermelho está entre as cores preferidas entre os esportivos a algumas décadas

Depois de dominar os primeiros anos do Mustang e atingir o pico de 30% em 1968, quando era oferecido em seis diferentes tonalidades, o azul retornou aos catálogos. Nos últimos anos, a disponibilidade de vários tons ajudou essa cor a atingir 23% das vendas. O prata é outra cor que sempre manteve um certo equilíbrio de preferência.

Outras favoritas dos primeiros anos, como verde, amarelo e marrom, foram deixadas de lado no século 21. O verde e o amarelo são geralmente encontradas em edições limitadas do Mustang, como Bullitt e Boss 302. Já o último marrom remonta a 1989.

Apesar de acompanhar a moda, o Mustang traz uma curiosidade. Hoje, a cor de carro mais vendida nos Estados Unidos é o branco, mas o Mustang resiste à tendência: só 10% da linha traz essa cor.

 Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford MustangCores como verde, amarelo e marrom já estiveram entre as prediletas dos consumidores, acompanhando a tendência de colorido exuberante dos anos 60 e 70, mas deixou de ser produzida no novo século onde predominam cores como a preto e o prata

Em sua história, o Mustang criou várias propostas com tonalidades especiais que vão do rosa “Playboy”, de 1967, ao furta-cor “Mystichrome” no Cobra 2004 SVT e ao atual verde “Gotta Have It Green”.

Fiel à proposta de ser “o carro desenhado para ser desenhado por você”, o Mustang sempre ofereceu aos clientes uma ampla opção de cores, pacotes e edições especiais.

 “Os donos do Mustang são apaixonados pelo carro e a cor externa que eles escolhem faz parte da ligação emocional com o veículo”, diz Melanie Banker, gerente de Marketing do Mustang. “Eles compram um carro na cor amarela ‘School Bus’ ou azul ‘Grabber’ porque reflete o que eles querem que o seu Mustang diga ao mundo sobre eles.”

Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford Mustang

Para alguns proprietários, o significado da cor vai além e ajuda a criar uma ligação com pessoas que compartilham a mesma paixão. Um exemplo é o clube Yellow Mustang Registry, dedicado aos donos de Mustang amarelos. Fundado em 2001, ele tem mais de 8.900 membros e veículos registrados em todo o mundo e já promoveu mais de 60 eventos desde a sua criação. Os modelos registrados vão do amarelo “Springtime” das linhas 1965-66 ao amarelo “Zinc”, lançado em 2000.

Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford Mustang
Da mesma forma, o AllRedMustangs.com é dedicado a todos os “Ford Mustangs de 1964 até hoje, desde que sejam vermelhos”, com mais de 1.300 membros em 14 países.  “O  carro se torna uma extensão da pessoa, faz parte da personalidade do proprietário”, diz Steve Schattem, presidente e fundador do AllRedMustangs.com. “Acho que o vermelho ficou mais popular ao longo dos anos desde que o Mustang tornou-se o ‘muscle car’ da América. As cores são um excelente meio de unir pessoas com algo em comum.”

 

Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford Mustang

Depois de dominar os primeiros anos do Mustang e atingir o pico de 30% em 1968, quando era oferecido em seis diferentes tonalidades, o azul retornou aos catálogos.

Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford Mustang
Nos últimos anos, a disponibilidade de vários tons de azul ajudou essa cor a atingir 23% das vendas

Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford Mustang
Em sua história, o Mustang criou várias propostas com tonalidades especiais que vão do rosa “Playboy”, de 1967, ao furta-cor “Mystichrome” no Cobra 2004 SVT e ao atual verde “Gotta Have It Green”

Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford Mustang
Mustang rosa “Playboy, de 1967  Veja a evolução na preferência das cores em automóveis nos últimos 50 anos através do Ford Mustang
Atualmente o preto é a cor preferida dos proprietários de Mustang, e apesar da moda dos carros brancos, apenas 10% dos modelos são vendidos em branco

Sobre a Ford Motor Company Brasil

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919 e conta com uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do campo de provas de Tatuí. Suas marcas automotivas incluem a Ford, a Ford Caminhões e a Troller. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford acesse http://www.ford.com.br.

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é líder da indústria automotiva global, com sede em Dearborn, Michigan, nos Estados Unidos. Fabrica e distribui automóveis em seis continentes, com cerca de 180.000 empregados em 65 fábricas no mundo. Suas marcas automotivas incluem a Ford e a Lincoln. A empresa fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. Para obter mais informações sobre os produtos da Ford acesse www.ford.com.

Imagem de abertura via blog Antigosverdeamarelo

 


Publicação: 29 de outubro de 2013

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Batom nude – Lábios chiques e elegantes

Entre tantos lábios coloridos, o batom nude sempre terá um espaço na nécessaire da mulherada com uma cor clássica e...

Fechar