Logo

Trajes Históricos – Traje Gótico

Seguindo com a série de trajes históricos, aqui vai o segundo – o Gótico.

Trajes Históricos   Traje Gótico

“Enquanto a Arte Românica tem um caráter religioso tomando os mosteiros como referência, a Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades. Porém deve-se entender o desenvolvimento da época ainda preso à religiosidade, que nesse período se transforma com a escolástica, contribuindo para o desenvolvimento racional das ciências, tendo Deus como elemento supremo.

Dessa maneira percebe uma renovação das formas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com o objetivo de expressar a harmonia divina.”

Trajes Históricos   Traje Gótico

Notre Dame, Paris, France

Vestuário

No traje gótico, as pontas e verticalidade também são marcantes. O chapéu pontudo das fadas de hoje, remetem a este período.

Trajes Históricos   Traje Gótico

Elas também costumavam raspar a cabeça alongando a testa.

Trajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje Gótico

A vestimenta gótica é extremamente rica e curiosa, aqui narrei apenas algumas de suas características.

Para ver outras imagens da Moda Gótica clique aqui

Trajes Históricos   Traje Gótico

“Período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos (de mais ou menos 1.100 até 1.500). ”

“O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se “Arte Francesa “.

ARQUITETURA

Trajes Históricos   Traje Gótico

Catedral de Lincoln — Lincolnshire, Inglaterra

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas. Apoiava-se nos princípios de um forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico: as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Além disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras.
Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares. No entanto, ainda considera-se o arco de ogiva como a característica marcante deste estilo.

Trajes Históricos   Traje Gótico
Abadia de Westminster

IDADE MÉDIA

“Em 476, com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, tem início o período histórico conhecido por Idade Média. Na Idade Média a arte tem suas raízes na época conhecida como Paleocristã, trazendo modificações no comportamento humano, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. A concepção de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo é chamada de teocentrismo (teos = Deus). Deus é o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.”

Leia todos os artigos da série Trajes Históricos:

Trajes históricos em ímãs de geladeira

Sites Pesquisados:

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/000.htm

http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html

http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html

Trajes Históricos   Traje Gótico

12 Comment

  1. aff” essa parada de gotico e mtt chataa…. se nao foosse por ponto q eu precisoo neiim entraria e mtt perca de tempo…. afff

  2. Nossa,esse site me ajudou muito.
    Estou fazendo uma pesquisa sobre vestuário na idade média.
    Parabéns !

  3. SOU GÓTICAA E DAI?

    • eu quero ser gotica mas nao sei aonde vende esse tipós de roupas vc sabe?tenque ser emm nitroi ou rio?

  4. eu sou um gotiuco ieeeeeeeeeeeeeeeee

  5. oi bom estou aqui pedindo a vcs mais detalhes de história de moda gótica se tivér contato da moda cyber e a medeval por favor até quarta sexta se não for incomodo vlw bom trabalho a todos

  6. naquele tempom o traje gotico era um lixo
    axo q é por isso q eu virei gotica mt depois deles usarem akelas roupas bestas
    eles deveriam usar só preto como é agora….

  7. Vale a pena!!É um site que traz informações que, apesar de suscintas, bastante úteis p/ quem quer conhecer um pouco mais do estilo, fazendo uma relação entre vestuário, arquitetura e o mais importante, a cultura da Baixa Idade Média.

  8. free jessica alba nudes…

    Traje Gótico…

  9. Esta site ajudou’m mt

    na minha opiniao =)D

  10. o site e muito giro e engraçado!e a minha opiniao!=) =) =)

  11. sou estudante Moda , estou no quarto período , estou fazendo uma pesquisa p/ disciplina: Assessório de Moda,sapatos, bolsas, chapéus, e encomtrei este site e fiquei emcantada , me foi muito útil,eveio na hora.obrigada Zilá

Your Commment

Email (will not be published)