Escravos da Moda

Escravos da Moda

Quem passava em frente à casa branca na zona norte de São Paulo não suspeitava que ali funcionava uma oficina de costura movida com o trabalho escravo de 16 bolivianos. Os imigrantes trabalhavam das 8h às 22h em condições precárias para receber apenas R$0,20 por peça costurada.

Em duas salas com menos de seis metros quadrados, ar quente, máquinas barulhentas, fios elétricos pendurados, roupas amontoadas, comida estragada na geladeira e colchões jogados no chão. Eram nessas condições que os bolivianos produziam roupas para a terceira maior rede varejista em vestuário do Brasil.

Além das péssimas condições, os imigrantes ainda tinham que pagar pela estadia, alimentação e cartões telefônicos. Ao final do mês, depois de tantos descontos, alguns trabalhadores recebiam menos de R$200 de salário.

Os auditores do Ministério do Trabalho, que foram acompanhados pela Revista Época, explicaram aos bolivianos sobre seus direitos. O silêncio reinava e o clima era de medo. Ninguém aceitou a oferta de ir para um abrigo, ganhar dinheiro pela rescisão do contrato e receber seguro-desempregro. “Não há correntes, como se imagina o escravo do século retrasado, mas isso é uma forma de restringir a liberdade pelo medo, pelo assédio”, diz o auditor Luis Alexandre de Faria.

Assista à matéria:

Escravos da Moda

Escravos da Moda

Escravos da Moda

Por Samantha Mahawasala

Foto de abertura: Repórter Brasil

Publicação: 4 de abril de 2011

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Gola de pele sintética 89
Passo a passo – Renove seus casacos com golas de pele removível

Peles, pelos ou detalhes com estampa de bicho estão entre as principais tendências do inverno. Além de deixar o modelo...

Fechar