Evento Truth & Light em São Paulo mostrou um mundo de informações de lavagem de jeans

Evento Truth & Light em São Paulo mostrou um mundo de informações de lavagem de jeans
Era esse o principal desafio do Truth & Light, evento trazido pela primeira vez à América Latina pela Vicunha, uma das maiores fabricantes de jeans do mundo. Idealizado pela Jeanologia, empresa espanhola que fabrica máquinas que lavam o jeans a laser, o evento já passou por grandes capitais da moda como Nova Iorque, Hong Kong, Paris, Berlim e Barcelona.

Para receber o evento em São Paulo, a Vicunha transformou o seu showroom, criando três ambientes distintos. No primeiro deles, peças originais dos anos 20 pra cá se misturavam a réplicas feitas em lavanderia e desafiavam o visitante a diferenciá-las. Para as reproduções, a Jeanologia usou tecidos da coleção atual da Vicunha, como Fênix, Adam e Tasmânia. Destaque para o macacão da Lee super desgastado que todo mundo teve – ou já quis ter – um dia. Ao lado dele, outro muitíssimo parecido replicava os efeitos da passagem do tempo e provocava a mesma sensação de saudosismo nos participantes do evento.

Foi apresentado também o grande ícone da exposição: World War II Billy, uma das únicas calças jeans remanescentes da Segunda Guerra Mundial. A calça pertenceu a um soldado americano que refez sua vida na França, após a guerra e manteve a calça da Levi´s comprada antes de deixar o seu país. Cheia de marcas, rasgos e remendos, a calça retrata bem a passagem do tempo, sobretudo em épocas difíceis como a II Guerra. Uma característica interessante da calça são os aviamentos. Devido à escassez de metal (todo o metal era direcionado para o armamento), os botões, zíperes e rebites eram feitos em cobre e eram contados. Até marcas grandes como a Levi´s tiveram que se adaptar à crise e reduzir o número de botões. Na WWIIBilly, ao invés dos 5 botões tradicionais das calças, foram colocados apenas 3. Todos estes detalhes fazem com que a calça seja realmente super especial e valha cada um dos 25 mil dólares que é o seu valor estimado hoje em dia. Para complementar o ambiente, um lounge jeans super fofo e original e uma projeção contando a história do jeans.

O terceiro espaço da exposição apresentava três coleções: Modern Collection, Girbaud Collection and WaterLess. A primeira foi apresentada de uma forma super criativa, com peças suspensas, presas ao teto por elásticos. A ideia era de provocar o visitante a interagir com as peças e conferir de perto a lavagem especial e moderna que o time da Jeanologia preparou para mostrar como os mais avançados efeitos de lavanderia podem ser traduzidos em peças comerciais e modernas. As peças ficaram realmente incríveis. Os tecidos Missy, Hanks, Mayer, Manhattan, Riley, Ska e Evans ganharam uma cara totalmente nova, moderna.

Evento Truth & Light em São Paulo mostrou um mundo de informações de lavagem de jeansEvento Truth & Light em São Paulo mostrou um mundo de informações de lavagem de jeans
Á esquerda: peça vintage; à direita efeitos laser para um visual desgastado sobre o índigo Adam da Vicunha

Exposta em araras vintage, a “Girbaud Collection” é uma parceria da Jeanologia com François Girbaud, utilizando como base tecidos da Vicunha. François Girbaud é uma das maiores referências de jeanswear e o criador da lavagem por pedras (stonewash) e de diversos outros conceitos e técnicas utilizados pela moda. Subdividida em três linhas, a coleção contava com a “Marithè François Girbaud” com peças inspiradas na alfaiataria com corte e texturas de ternos tradicionais. A Workers trazia peças com lavagens inspiradas nos trabalhadores braçais que desgastam muito a roupa durante suas atividades. Destaque para a Japanese Fisherman que, baseada nas atividades de pesca no Japão, utilizou pigmento vermelho para replicar as manchas de sangue que marcam as calças destes trabalhadores. Lenhadores, mineradores, pedreiros e outros profissionais também inspiraram desgastes superdiferenciados realizados a laser em lavanderia. A terceira linha exposta de Girbaud foi a Chemical Zero, na qual o designer substitui o uso de diversos produtos químicos por ozônio, numa tecnologia super avançada e inovadora.

A WaterLess Collection mostrou uma coleção totalmente voltada ao lado eco na moda. As máquinas da Jeanologia foram usadas pela Levi´s para desenvolver o conceito WaterLess, amplamente divulgado na mídia neste ano. A partir destas máquinas, é possível reduzir em cerca de 80% o consumo de água no processo de lavagem do jeans. E o que é mais legal: sem perder em nada na aparência da peça. Para o evento, Vicunha e Jeanologia desenvolveram uma coleção de peças incríveis nos tecidos Evans, Manhattan, Blaine e Missy onde, em média, foram gastos 16 litros de água ao invés dos tradicionais 70 litros necessários para lavar uma calça jeans.

Evento Truth & Light em São Paulo mostrou um mundo de informações de lavagem de jeans Evento Truth & Light em São Paulo mostrou um mundo de informações de lavagem de jeans
Peças criadas por François Girbau, lavagens Jeanologia e índigos Vicunha

Evento Truth & Light em São Paulo mostrou um mundo de informações de lavagem de jeans
A verdade (à esquerda): peça original dos anos 30. A luz (à direita): efeitos laser em uma peça novíssima

Foto de abertura: Vicunha Têxtil

Via CDI Comunicação Corporativa

Publicação: 28 de novembro de 2011

Tudo sobre: , , ,

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Graduation Cap and Diploma
Faculdade – A diferença entre querer fazer e escolher fazer

Aos dezoito anos de idade muita coisa se passava fora da sala de aula da faculdade. Muito mais coisas se...

Fechar