Fábrica da Grendene no Ceará supera produtividade chinesa


Fábrica da Grendene no Ceará supera produtividade chinesa

Valor Econômico                                                     

Ref: Setor Calçados – Produção

Pode parecer uma receita caseira de bolo: junta-se um pó a um óleo até se obter uma mistura homogênea que vai quente para a fôrma. Mas o resultado desta fórmula aparentemente simples sai da maior fábrica de sandálias do Brasil, a unidade da Grendene em Sobral, no agreste cearense.

Lá podem ser produzidos por dia até 600 mil de pares de sapatos feitos de plástico injetável, seguindo uma fórmula que mistura PVC, corante e pouca mão-de-obra.

Os 14,8 mil funcionários da unidade da Grendene, que representam 40% da população economicamente ativa de Sobral, apertam um botão para que o PVC seja injetado, retiram os calçados quentes do forno e os empacotam em engradados. Em alguns modelos, os trabalhadores pintam enfeites ou juntam as partes do sapato.

"Esse processo de fabricação torna a Grendene muito competitiva. Por causa disso, no varejo americano, estamos ganhando o espaço dos próprios chineses", afirma Marcus Peixoto, diretor financeiro da indústria. Em 2005, a empresa ganhou um prêmio de destaque como fornecedor internacional do Wal-Mart.

A vantagem da Grendene frente aos concorrentes também vem do fato de a matéria-prima dos seus produtos poder ser reciclada. De cada cem quilos de PVC utilizados, 99,5 quilos são reaproveitados. Derretidos, sobras de calçados ou até sapatos defeituosos viram uma nova Melissa ou botas de plástico.

Fábrica da Grendene no Ceará supera produtividade chinesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  1. tenho uma loja gostaria de saber como eu faço para revender melissa quais sçao os requisitos vendo pit bull e outras marca s aprocura de melissa e muito grande

  2. Olá Boa Noite..
    Gostaria de saber como eu poderia estar adquirndo melissa com vcs pra pode revender em minha cidade que fica aqui no litoral de São paulo (Itanhaém). Aqui na cidade a procura é bastante… Fico no aguardo da resposta..
    Obrigado.. (013) 9775-4462 Adilson

  3. OI TUDO BOM GOSTARIA DE SABE COMO FAÇO PRA VENDE MELISSA
    NA MINHA LOJA … TENHO ENPRESSA REGISTRADA A 5 ANOS,
    E TRABALHO AI NO ESTADO DO SEARÁ COM A MARCA MARESIA
    A 4 ANOS JÁ GOSTARIA DE SABE COMO FAÇO PRA VENDE A MARCA DE VCS DEIS DE JÁ MUITO OBRIGADO TEL: 027-3219-8004
    SE TIVER INTERESSE ENTRA EM CONTATO

    DEIS DE JÁ OBRIGADO.

  4. minha melissa quebrou quero saber como vcs vão poder me ajudar nisso nunca tive problemas com as minhas outras melissa mais essa quebrou no fecho eu tenho ela mais ou menos 2 a 3meses posso mandar fotos do estados dela vcs vão ver que nem usei muito por favor não quero sair perdendo nessa não me decepcionem entrem em contato comigo pelo tel (11) 81795044 ok

  5. quero saber como posso faser uma torca da minha melissa que quebrou n~eo tem nem 3 meses de uso isso é o cumulo sou uma fan da milissa e nunca me deichou na mao entren em contato comigo que mandarei as fostos do estado da minha melisssa quebrou no fecho dela isso é defeito de fabrica

  6. Gostaria que voltassem a fabricar a melissa night FLOCADA.Não entendo como uma empresa que obteve tanto lucro com a venda da mesma não persista.Todo mundo procura essa sapatilha pra comprar.Voltem a fabricá-la!!!