Fiorucci

 Fiorucci

A noite de 22/08 foi marcada pela presença do estilista e empresário Elio Fiorucci; criador da marca  italiana Fiorucci; em uma emocionante palestra (ou devo dizer, bate-papo) no IED (Intituto Europeo di Design). 

O estilista, hoje com 72 anos de idade, fez um relato sobre a história da marca, criada na década de 60, e sobre toda a sua “explosão” nos anos 70 e 80. Quem não se lembra do logo de dois anjinhos (um moreno e outro louro) estampados nas famosas camisetas da Fiorucci, vendidas no mundo inteiro? Fiorucci diz que a marca foi criada com o propósito de fazer uma comunhão com as pessoas, principalmente os jovens do pós-guerra que passavam por uma necessidade de transformação.  A Fiorucci traria uma nova concepção de valores e juntamente com Andy Warhol e Oliviero Toscanni, Elio afirma ter realizado grandes feitos acreditando sempre que a moda é a escrita do nosso tempo. “O poder da moda em afirmar a identidade pessoal, cultural ou social, é maior do que se supõe”.  Apesar de ter cometido mais erros do que acertos, que culminou com a venda da marca há 18 anos para um grupo japonês, ele orgulha-se em ser o precursor da transformação da moda italiana.    

Atualmente o estilista dedica-se a projetos sociais, como a luta contra o Tracoma (doença nos olhos que pode levar a cegueira  www.universiabrasil.net ; administra outras três marcas de moda jovem: Love Theraphy, Baby Angel e Selected by Elio Fiorucci e ainda faz parte do comitê científico de moda na Itália.  “O sucesso só acontece para quem o ama, mas a disciplina é fundamental para alcançá-lo”, afirmou o empresário. 

www.mundodasmarcas.blogspot.com

 Por Leonize Maurí­lio(Leonize atua como  Compradora de Tecelagem em uma confecção no bairro do Bom Retiro. Desenvolve coleções como estilista free-lance. É  formada em Moda  pela Universidade Paulista desde 2004. Possui conhecimentos contá¡beis e administrativos e atuou em empresas de grande e médio porte por mais de 15 anos. E.mail: leonizemaurilio@hotmail.com)

Publicação: 23 de agosto de 2007

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Olha a Elza

Presa, falsa socialite confessa golpes no circuito de luxo de SP A aventura da falsa socialite que por sete meses...

Fechar