O que é Funil de Vendas | Por que você precisa entender sobre essa estratégia – Pipeline

O que é Funil de Vendas | Por que você precisa entender sobre essa estratégia   Pipeline

Funil de Vendas representa o trajeto que o cliente realiza até fazer a compra. Saiba tudo sobre o processo: as etapas, a importância do conteúdo e como impactar seu cliente para gerar cada vez mais negócios através de blogs, sites, e-mails e redes sociais!

A internet alterou muitas ações dos nossos cotidianos. A maneira como hoje buscamos informações, interagimos com os outros, compramos e vendemos produtos é diferente de como era anos atrás.

E é por isso que as formas como se abordam os clientes também são diferentes. Hoje em dia a interatividade promovida pela web afeta a relação de uma empresa com os seus cliente

Os canais de comunicação com o público se tornaram mais variados. Atualmente há as redes sociais, há os blogs, o envio de newsletter, os canais de vídeos, enfim, há vários caminhos para chegar ao público.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais críticos e sempre que podem utilizam os blogs e as redes sociais para exigirem mais qualidade das empresas.

E é nesse contexto, em que a internet oferece novas possibilidades e desafios, novas estratégias devem ser utilizadas pelas empresas com o intuito de se aproximarem dos seus clientes.

 

O que é Funil de Vendas | Por que você precisa entender sobre essa estratégia   Pipeline

 

O que é o Funil de Vendas e sua importância

Hoje em dia, ao criar um blog para a sua empresa, ao pensar na produção de conteúdo, não dá para desprezar a utilização do Funil de Vendas.

Esse funil, que também é conhecido como Pipeline, é uma espécie de mapa, que mostra a jornada do consumidor, desde o contato inicial com a sua empresa até a realização da venda do produto.

Em suma, é possível afirmar que o Funil de Vendas representa o trajeto que o cliente realiza até fazer a compra. Ou seja, por meia dessa estratégia você vai acompanhar o consumidor até a conclusão do negócio.

O que é Funil de Vendas | Por que você precisa entender sobre essa estratégia   Pipeline

O funcionamento do Funil de Vendas ocorre por meio de fases. Sendo assim, há desde a etapa inicial, de quando o cliente entra em contato com o produto, até a etapa final, quando ele compra o referido produto.

Diante disso, um cliente que acabou de ouvir falar do produto, está menos apto para comprá-lo do que aquele cliente que já leu avaliações a respeito e já pesquisou sobre ele.

Portanto, o Funil de Vendas é uma estratégia importante também para analisar o grau de maturidade do seu cliente em relação ao produto que você está oferecendo.

 

As etapas do Funil de Vendas

Para melhor compreensão do Funil de Vendas é pertinente analisar como são as suas etapas. Ele é dividido em basicamente três etapas:

O que é Funil de Vendas | Por que você precisa entender sobre essa estratégia   Pipeline

 

1 – O topo do Funil de Vendas

 

É a fase da descoberta. É nesse estágio que o cliente vê a necessidade de adquirir um produto e conhecer mais a respeito das suas características.

Geralmente essa fase atinge visitantes e pessoas que chegam até o seu site ou blog em busca do que elas necessitam.

Sendo assim, o topo do funil é a etapa em que você entra em ação, utilizando o seu site, blog, canal de vídeo, enfim, tudo que for útil para informar o seu consumidor.

 

2 – O meio do Funil de Vendas

 

Nessa fase o cliente reconhece que possui um problema e necessita encontrar uma solução. Ou seja, ele já buscou as informações necessárias a respeito do que ele precisa e cabe a você apresentar as saídas.

É no meio do Funil de Vendas que também atuam os chamados leads, ou seja, pessoas que já tiveram contato com o seu produto e demonstraram interesse em saber mais detalhes sobre ele.

 

3 – O fundo do Funil de Vendas

 

É o estágio final, é onde ocorre a realização da venda e o comprador se transforma em seu cliente.

Porém, é importante lembrar que algumas empresas preferem trabalhar com uma quarta e última etapa.

Ela é a fase do pós-venda, pois nela a empresa concentra os seus esforços em fidelizar o cliente.

 

A importância do conteúdo para o Funil de Vendas

O que é Funil de Vendas | Por que você precisa entender sobre essa estratégia   Pipeline

 

A produção de conteúdo é um detalhe fundamental para que as fases do Funil de Vendas ocorram da maneira como a empresa espera. E é aí que os blogs, redes sociais, vídeos e outras mídias ganham relevância.

Postagem em blogs

A criação de um blog é uma maneira prática e fácil de produzir conteúdo de forma constante para os seus clientes. Geralmente os blogs são o primeiro contato do seu cliente com o seu negócio.

 

Newsletters

 

Consistem em e-mails que você envia para a sua lista de contatos. O objetivo é manter esses clientes atualizados a respeito das novidades.

O envio de newsletter permitem uma comunicação direta com o seu público, despertando nele o interesse de seguir adiante nas próximas fases da etapa do funil.

 

Redes Sociais

 

São importantes, pois agregam os mais variados perfis de consumidores. É importante que a sua empresa saiba utilizar as redes sociais mais relevantes para interagir com o seu público.

 

O que é Funil de Vendas | Por que você precisa entender sobre essa estratégia   Pipeline

 

Conclusão

Estamos na era em que os consumidores estão mais críticos e seletivos. Por isso, saber como “fisgar” a atenção deles é fundamental para que uma empresa se torne relevante em seu segmento.

Portanto, a adoção do funil de vendas é fundamental em uma época em que empresas querem ser vistas em meio a tanta informação e oferta de produtos.

 

O que é Funil de Vendas | Por que você precisa entender sobre essa estratégia   Pipeline
Funil de Vendas representa o trajeto que o cliente realiza até fazer a compra. Entender este processo, isto é, suas etapas, a importância do conteúdo e como impactar seu cliente é um importante caminho para o sucesso!

O que é Funil de Vendas | Por que você precisa entender sobre essa estratégia   Pipeline

 

 

 

Publicação: 1 de novembro de 2018

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Vestidos Verão 2019 – Laise, linho e algodão, você vai amar + 7 tendências e 74 modelos de inspiração

 Laise, linho e algodão - Vestidos Verão 2019. Prepare-se para um verão de muito conforto e leveza, repleto de materiais...

Fechar