O estilista Jum Nakao comanda coleção de alunas de moda que será vendida em São Paulo

O estilista Jum Nakao comanda coleção de alunas de moda que será vendida em São Paulo

Uma coleção feita por estudantes de moda será comercializada a partir do próximo mês em São Paulo. É um fato raro, e tem por trás a mão do estilista Jum Nakao, coordenador do coletivo Faap Moda Brasil, formado por alunas do curso de pós-graduação em direção de criação em moda da Faculdade Armando Álvares Penteado.

A loja multimarcas Surface 2 Air, nos Jardins, vai vender a coleção de 30 peças das novas estilistas.

Nessa primeira turma do curso, Jum trabalhou com um grupo de oito alunas, todas com alguma experiência no mercado fashion.


O estilista Jum Nakao comanda coleção de alunas de moda que será vendida em São PauloNo mercado de moda, alguns reclamam que as escolas formam estilistas demais e deixam de criar bons profissionais em outras áreas, como no valorizado setor de modelagem. Mas, para Jum, o projeto vai fazer muito bem à moda brasileira. “Principalmente porque o que vemos hoje nas passarelas e na imprensa é muito deslumbramento e praticamente nenhum conteúdo”, diz o estilista.

Na primeira fase do projeto, segundo Jum, a intenção foi destruir idéias preconcebidas sobre a criação em moda. “Quando terminamos essa fase, elas descobriram que o que havia sobrado era o que tinham de mais autêntico, uma essência a ser explorada”, conta.

As roupas trabalham com o tema da contenção. A idéia foi transformada numa série de peças nas quais os volumes parecem “vazar” de estruturas rígidas, em tons de branco, preto e cinza. “Fomos tomados por uma grande empolgação coletiva, uma vontade de fazer essa coleção acontecer”, afirma Ceilane Refosco, uma das alunas.

O estilista Jum Nakao comanda coleção de alunas de moda que será vendida em São Paulo
A idéia do curso surgiu de um projeto conjunto da Faap e do Instituto Brasil de Arte e Moda -formado por uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e o Masp (Museu de Arte de São Paulo).

“O objetivo foi fazer com que as alunas percorressem todo o processo de produção -até a comercialização do produto final”, afirma Silvio Passarelli, diretor da Faculdade de Artes Plásticas da Faap.

A intenção é que outras coleções sejam produzidas pelas novas turmas do curso -são duas por ano. “Queremos disseminar a idéia de que rigor e pensamento criativo não são incompatíveis com sustentabilidade comercial”, diz Jum.

Leia mais sobre o curso de pós-graduação em direção de criação em moda da Faculdade Armando Álvares Penteado e veja mais fotos no site do Jum Nakao.

Fonte: Alcino Neto, Folha de São Paulo, 16/3/2007.

Publicação: 16 de março de 2007

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
festa3
Festas, Festas, com que roupa eu vou?

Por Renata Mello Sempre que recebemos um convite, ficamos felizes pelo evento em si, mas quando a anfitriã define o...

Fechar