Pitti Immagine abre o calendário mundial da moda

Pitti Immagine abre o calendário mundial da moda

Salões Pitti Uomo e Pitti W_Woman Precollection na Itália

Dois dos principais eventos de moda internacionais, a Pitti Uomo e a Pitti W_Woman Precollection apresentam, respectivamente, as novas coleções masculina e pré-coleções femininas outono-inverno 2011/ 2012, de 11 a 14 de janeiro, em Firenze, na Itália.

Pitti Uomo, feira que acontece duas vezes ao ano (janeiro e junho), é a maior manifestação de moda masculina do mundo, com uma vasta seleção de grandes marcas internacionais que lançam suas coleções e tendências globais no início da temporada. Nesta edição o salão reafirma sua importância no setor com mais de 950 marcas se apresentando na Fortezza da Basso, local da exposição, as quais se somam as 80 pré-coleções femininas apresentadas na Pitti W, num total de mais de 1.000 coleções apresentadas.

Pitti Uomo Nº79

Com o tema “Pitti City” a Pitti Uomo Nº79 apresentará uma metáfora visual da cidade como uma representação da moda masculina contemporânea, relacionando o salão à cidade de Firenze, que se torna um centro internacional de moda e estilo de vida. O evento, que em sua última edição recebeu 30 mil visitantes, contou com a presença de grandes marcas de department stores internacionais como a Barneys NY, Bergdorf & Goodman e Bloomingdale’s (Estados Unidos), Galeries Lafayette e Le Bon Marchè (França), Harrods e Selfridges (Grã-Bretanha), entre outros.

Além dos expositores e coleções apresentadas, o salão traz uma ampla programação de eventos paralelos escolhidos pelas melhores empresas para realização de ações dirigidas e projetos especiais. Dentre os destaques estão o retorno da consagrada marca masculina Hugo Boss, que leva a Pitti Uomo a linha premium Boss Selection, o lançamento europeu da nova coleção da Arrow, marca do grupo americano Tommy Hilfiger, um desfile da renomada marca italiana Alberta Ferretti e a comemoração dos 100 anos da marca Trussardi, principal evento da feira, que marca a abertura internacional do ano dedicado às comemorações do centenário do grupo.

Quanto às novidades para esta edição está a presença de duas Pop Up Stores que trazem uma coleção de objetos de design e produtos dedicados ao bem-estar, com itens para cuidados com o corpo e pessoais, com o objetivo de relacionarem os diferentes segmentos como expressões de complementaridade entre roupas, objetos, produtos de beleza e de cuidados pessoais.

Ainda apresentam-se no evento jovens designers vindos de diversos países, como Coréia do Sul, Austrália e Grã-Bretanha, escolhidos para estrearem internacionalmente no evento. Dentre as marcas presentes estão: Cipher, Moveroma, Quayeyeware Australia, Rae Jones, Resurrection, Twins For Peace.

Feira Digital E-Pitti

A grande novidade para a próxima Pitti Uomo foi o desenvolvimento de uma nova empresa, a Fiera Digitale, e o lançamento do e-Pitti, um projeto único no mundo de feira virtual, que propõe a experiência do evento físico online. “E-Pitti pretende expandir, ampliar e tornar mais eficaz a experiência da feira, multiplicando a todos os interlocutores as oportunidades de contato e conquistando rapidamente novos clientes e mercados, facilitando o trabalho de pesquisa e seleção dos compradores”, diz Raffaello Napoleone, diretor-executivo da Pitti Immagine.

A edição piloto do e-Pitti começará em janeiro com a Pitti Uomo e Pitti Bimbo. Serão abertas, em versões digitais, uma semana após o fim dos eventos físicos, com duração de 30 dias. O novo e-commerce possibilitará às empresas expositoras abrir seu próprio show room B2B, que ficará online por uma temporada inteira, por meio do qual elas poderão negociar e recolher pedidos dos compradores certificados pelo Pitti Immagine.

Marcas / Empresas:
–  950 marcas /coleções
–  320 marcas provenientes do exterior (33% do total)
–    740 empresas participantes
Área expositiva: 59 mil metros quadrados
Seções: 14 etapas do percurso de moda masculina
–   Pitti Uomo, Affinità Elettive, Pop Up Stores, Fashion At Work
–   Sport & Sport, Uppercasual

–   Ynformal, Urban Panorama, My Factory
–   Fashion / Design, Futuro Maschile, Touch!, l’Altro Uomo, New Beat(s)

Compradores / visitantes: 30 mil visitantes no total, dos quais mais de 23,4 mil são compradores e, destes, sete mil provenientes do exterior.

Principais mercados estrangeiros: Alemanha, Espanha, Japão, Holanda, China, Grã-Bretanha, França, Turquia, Suíça, Coreia do Sul, Bélgica, Grécia, Estados Unidos, Áustria, Rússia, Portugal e Suécia.

Pitti W_Woman Precollection Nº7
Realizado paralelamente a Pitti Uomo, o salão Pitti W é dedicado às pré-coleções femininas. O evento traz uma ampla seleção de looks completos, casacos, malharia e acessórios, apresentados por marcas consolidadas no mercado e novos designers. Ao lado da Fortezza da Basso, uma exclusiva seleção mostrará pela primeira vez as pré-coleções outono/ inverno 2011-2012.

Com a presença de cerca de 80 marcas o salão é subdividido em duas áreas: Vintage for Pitti W, que nesta edição mantém o foco no conceito de remake, onde haverá uma seleção especial que propõe peças submetidas a tratamentos inovadores ou transformadas por meio de intervenções de alfaiataria, além do compromisso com a recuperação criativa de materiais recicláveis e o espaço Fragranze, com as novidades das marcas do mundo da perfumaria.

Ainda, a edição contará com a presença do estilista britânico Gareth Pugh, como Pitti Guest Designer, e com o Designer Collections, que apresentará uma seleção exclusiva de coleções de vestuário e acessórios assinada por designers reconhecidos e novos nomes no meio profissional, uma proposta dedicada aos compradores das butiques mais atentas e voltadas à pesquisa.
Pitti Immagine – Chi siamo?

Pitti Immagine organiza, desde 1952, alguns dos eventos de moda e têxtil mais importantes do mundo, promovendo o sistema da moda italiana em diversos mercados e lançando tendências: Pitti Uomo, Pitti W_Woman Precollection, Pitti Bimbo, Pitti Filati, Touch! neoZone, Cloudnine e ModaPrima. Além dos eventos de moda e têxtil, a Pitti Immagine, promove as feiras Fragranze, salão dedicado ao que há de melhor no setor de perfumaria mundial e Taste, evento que apresenta a excelência enogastronômica e o estilo de vida italiano.

No Brasil a organização mantém uma estreita colaboração com o ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior, entidade governamental ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico e responsável pelo intercâmbio comercial entre a Itália e os demais países do mundo, numa parceria de longa data, reforçada com a inauguração, em 2010, do Desk Pitti no Brasil, na cidade de São Paulo.

Pitti Immagine abre o calendário mundial da moda

Informações à Imprensa

Instituto Italiano para o Comércio Exterior

Deptº para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália

Regina Di Marco    rdimarco@uol.com.br
Silvia Colaianni       rm-comunicacao@uol.com.br

www.ice-sanpaolo.com.br
www.italtrade.com/brasil
www.ice.gov.it

Publicação: 12 de janeiro de 2011

AUTOR

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
image004
Diversão convoca Clara Tiezzi e Caio Manhente para campanha 2011

Os atores mirins Caio Manhente e Clara Tiezzi serão o novo rosto da marca de calçados infantil, Diversão. Os atores...

Fechar