Saiba tudo que vai acontecer no Inspiramais

Saiba tudo que vai acontecer no Inspiramais

A segunda edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos acontece entre os dias 28 a 29 de julho no Centro de Convenções Frei Caneca (SP) e espera receber 2.500 visitantes que integram o mercado de moda para calçados e acessórios e que buscam por inovações para incrementar suas futuras coleções.

28 de julho

10h15 – Internacional – Francesco Morace

Tema: “DNA BRASIL – Tendências e Conceitos Emergentes para as Cinco regiões Brasileiras”

Sociólogo, escritor e jornalista, Francesco Morace, presidente do Future Concept Lab – instituto avançado de pesquisa de tendências de consumo e consultoria estratégica com sede em Milão, trabalha há mais de 15 anos no campo de pesquisas sociológicas. Professor da Domus Academy, em Milão e da Bocconi, escola de administração também em Milão, Francesco publicou inúmeros livros incluindo: Chi ha lasciato il segno? (1987), Controtendenze ( 1990), Metatendenze ( Metatrends 1996), entre outros.

Editou ainda o livro DNA Brasil, numa parceria do Senai Cetiqt com a Future Concept Lab e o livro Consumo Autoral publicado no Brasil em 2009. Ele é também editor da revista on-line Mindstyle Magazine e periodicamente escreve artigos sobre tendências para inúmeras revistas tais como Modo, Gap Casa e Interni.

11h15 – Alvaro Arthur de Castro

Tema: “BRASIL – Uma oferta de sentido”

Álvaro, 43 anos, é arquiteto e urbanista, Marketing MBA e mestre em Ciências Sociais. Atua no desenho de novos negócios e redesenho de negócios existentes de varejo, pautados pela oferta de prestígio e estilo de vida. É professor do Centro Universitário SENAC de São Paulo e professor convidado da Universidade Metodista de São Paulo. Como pesquisador científico, desenvolve linha de pesquisa voltada para a Produção e Consumo de Sentido nas Sociedades Contemporâneas.Apresentará uma abordagem crítica sobre o mercado de consumo de moda no Brasil e no mundo com o intuito de compartilhar experiências e conhecimentos que favoreçam insights aos gestores de negócios e criadores de moda sobre a Imagem do Brasil, de seus produtos, sua gente, sua cultura.

14 horas – Luís Justo – Osklen

Tema: Case Osklen

Luís Justo trabalha a 10 anos na Osklen, nos últimos quatro como CEO da empresa. Para ele, o sucesso de uma marca se baseia no tripé conceito (estilo e autenticidade), design (estética e qualidade) e valores (sustentabilidade). A marca OSKLEN se inspira no dinamismo da metrópole e na exuberância da natureza brasileira, dando vida a um estilo baseado na harmonização dos contrastes, unindo sofisticação e despojamento. Fundada em 1989 por Oskar Metsavaht, a Osklen tem 55 lojas no Brasil e diversas espalhadas por Milão, Nova York, Portugal, Tóquio, Roma e Genebra, além de showrooms na Europa. Moda, arte, cultura, design e meio ambiente, tudo é parte do lifestyle da marca.

15 horas – Renato Imbroisi

Tema: Design Artesanal

Com formação em tecelagem manual, o carioca Renato Imbroisi, iniciou sua pesquisa sobre artesanato têxtil brasileiro desenvolvendo produtos com design na comunidade rural do Muquém, no município de Carvalhos, Sul de Minas, onde a presença da tecelagem manual é marcante, mas, até então, apenas para consumo próprio. Alguns anos depois, começou a receber convites de instituições nacionais e internacionais para desenvolver projetos de artesanato com design, não se limitando mais apenas área têxtil. Hoje, realiza projetos nas cinco regiões do Brasil, e em diversos países como Japão, Itália, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Na palestra, Renato Imbroisi relatará suas experiências, falando da metodologia que desenvolveu, apresentando exemplos de resultados bem sucedidos em todas as regiões do Brasil. Para isso, sugere novos caminhos, técnicas, cores, materiais e possibilidades, coerentes com a cultura local, que pesquisa em cada detalhe pessoal, familiar, comunitário. Cria, em parceria com artesãos, novos produtos com design e aponta horizontes para comercialização e empreendedorismo.

Saiba tudo que vai acontecer no Inspiramais

29 de julho

10h15 – Lula Rodrigues

Jornalista, consultor, blogueiro, colunista e editor de conteúdo customizado, Lula Rodrigues está há mais de duas décadas no mercado editorial de moda. Escreve sobre moda masculina para o Caderno Ela, de O Globo, edita e assina o blog lularodrigues_moda masculina em foco e pilota a UEBA TV (um canal de web TV focado no homem, sua moda & lifestyle). Participa do calendário de lançamentos de coleções – cobrindo o Fashion Rio, Senac Rio Fashion Business e São Paulo Fashion Week, Casa de Criadores, Rio Moda Hype, Dragão Fashion e outros. Autor roteirista do Vídeo Show e da TV Globo, foi diretor de arte e editor de conteúdo, do GNT Fashion (com os prêmios Phytoervas Fashion Awards – na categoria Melhor Programa de Moda na TV, dos anos 1995 e 1996) e é autor do livro Manual de Estilo Borelli e do Almanaque da Moda Masculina – de Luis XIV a Barack Obama, que será publicado pela Editora Senac Rio, em 2010.

11h15 – Mirella Celeri

Tema: “Case SWAROVSKI ELEMENTS para o Mercado de Sapatos e Acessórios”

Gerente de marketing SWAROVSKI ELEMENTS é graduada em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas e iniciou sua trajetória no mercado de bens de consumo, trabalhando por cinco anos, na Brinquedos Estrela onde atuou com diversas categorias de brinquedos ate tornar-se gerente de produtos da coleção de bonecas Susi. Em seguida ingressou no mercado de B2B ,no setor têxtil onde atuou com a marca Lycra em diversos elos desta cadeia de valor.

15 horas

Mesa Redonda “Varejo em Ação com Paulo Borges

Paulo Borges, do Grupo Luminosidade, empresa responsável pela organização do Fashion Rio, São Paulo Fashion Week e outros eventos de moda, será o mediador de um debate que abordará questões envolvendo o relacionamento entre a cadeia produtiva e o varejo. Participam também do debate, empresas calçadistas, de componentes e do varejo, representadas pelos seguintes empresários:

Paulo Kieling – Diretor de marketing da Via Uno
Rafael Schefer – Diretor de Mercado da West Coast/Cravo e Canela
Mario Hugo Mossman – Desenvolvimento de Produto da Opanka/Vulcabras /Azaléia
José Oscar Constantino – Diretor do Grupo Oscar Calçados
Ariano Leite Novaes – Gerente de Marketing do Grupo Amazonas
Ubiratan Lapa Mari – Diretor da Dublauto In. e Comércio Ltda.

Espaço EcoMais apresentará novidades em componentes sustentáveis para calçados e acessórios

Visitas guiadas ao Espaço EcoMais – 28 e 29/07 às 16h30

As empresas de componentes para couro, calçados e que utilizam matérias-primas sustentáveis e investem em mudanças nos seus processos produtivos para reduzir o impacto ambiental terão um lugar de destaque no Salão INSPIRAMAIS. O espaço EcoMais, uma das novidades do evento, reunirá, em uma mesma área, os principais lançamentos de materiais ecológicos para o segmento coureiro-calçadista. Entre eles citamos:

  • Fivelas e ilhoses para sapatos, roupas e bolsas desenvolvidas com ausência de níquel (empresa Metalúrgica Reuter);
  • lona para bolsas e acessórios produzidas a partir de garrafas pet, roupas usadas, resíduos de processos de fiações e aparas de tecidos descartados em confecções, que são separados e catalogados, dessa forma pode-se aproveitar  as cores naturais das fibras e suas diversas nuances e tonalidades, não sendo necessária a utilização de corantes, água e produtos químicos preservando o ecossistema. A lona eco é composta por 87% de algodão e 13% de material pet (Wolfstore);
  • Solado biodegradável, que se decompõe 50 vezes mais rápido do que os solados convencionais (Amazonas);
  • Tecidos para roupas, calçados e acessórios tramado manualmente com couro atanado natural ( curtimento vegetal) e trança com fibra de bananeira (Arte e Tramas);
  • Material derivado de resíduos de madeireiras, provenientes de descartes, beneficiados e reusinados. Composto com resinas naturais, pigmentos e compostos sintéticos (Discover)
  • Composto de pvc recuperado, de formulação e fabricação própria e exclusiva, que é aplicado a solas. (MRJ Solados e Saltos).

No local, os visitantes poderão conferir as principais características técnicas dos componentes “verdes”, identificando as matérias-primas utilizadas em sua composição, bem como os processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente.  Integram o Espaço EcoMais as empresas Artecola, Amazonas, Ecológica, Criart By Brasil, JR Dublagens, Discover, MRJ Injetados de Saltos e Solados, Albercan, WOLFSTORE, Rollatextil, Reciclau, Comlasa, Magma, Metalúrgica Reuter e Daniel Metais e Plásticos.

Fórum de Inspirações antecipa Inverno 2011

Palestra 27/07 e 28/07 – 18 horas com Walter Rodrigues

Palestra 29/07 – 14h e 17h com Jefferson de Assis

Integrando a agenda de atividades do Inspiramais acontece o Fórum de Inspirações: exposição e palestra sobre inspirações para o Inverno 2011, além de um preview Verão 2012. O responsável pela curadoria da exposição e também pela pesquisa apresentada durante a palestra gratuita é o estilista e coordenador do núcleo de design da Assintecal by Brasil, Walter Rodrigues, que fará apresentação nos dia 27 e 28/07, às 18 horas.  No dia 29/07, às 14 e 17 horas, será a vez do estilista Jefferson de Assis realizar a mesma apresentação.

Ao final da palestra, todos os participantes receberão cartela de cores Inverno 2011.

O Fórum de Inspirações é uma realização da Assintecal by Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, em parceria com o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Apex–Brasil – Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos e ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. O patrocínio oficial é do Grupo Artecola. As empresas Amazonas, Cipatex, Sintex, Dinaco, Sappi Warren e Swarovski Elements patrocinam o evento. A ação tem o apoio da ABEST – Associação Brasileira de Estilistas, Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, ABQTIC – Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro, AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul, CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil e Fenac.

Top 20 incentiva e reconhece materiais inovadores para o Inverno 2011

O Fórum de Inspirações irá reservar um momento especial para as empresas do setor coureiro–calçadista durante o Salão INSPIRAMAIS. Com o propósito incentivar e reconhecer o potencial inovador da empresas de componentes, o Top 20 irá selecionar os vinte materiais que mais se destacaram na exposição Inverno 2011.

A escolha dos componentes será feita por uma comissão técnica, formada por especialistas e imprensa do segmento coureiro-calçadista, que irá avaliar atributos como inovação, originalidade e tecnologia. As características estéticas e técnicas dos materiais também serão contempladas durante a análise.

“O TOP 20 é uma prática difundida em grandes feiras de moda em todo o mundo, e, no Fórum de Inspirações, tem o objetivo de valorizar as inovações criadas pelas empresas dentro do espírito do projeto, que é o de abastecer a cadeia coureiro-calçadista com componentes inovadores, gerando diferenciação ao fabricante no mercado”, aponta o vice-presidente de Design e Inovação da Assintecal, Milton Killing.

O Top 20 é promovido pela Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos em parceria com o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Apex–Brasil – Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos e ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. O patrocínio oficial é do Grupo Artecola.

Projeto Memórias do Fazer – “A leveza como qualidade do produto nos sapatos europeus”

Apresentações no Espaço Memórias do Fazer com Maurício Medeiros

27/07 – 15h30 e 19h30

28/07 – 15h e 17h

29/07 – 15h e 16h

Com o objetivo de resgatar técnicas artesanais para agregar valor ao calçado, o pesquisador e estilista Maurício Medeiros irá apresentar nesta oficina as medidas exatas para a arte de criar e construir a fôrma considerando as diversas peculiaridades e medidas que resultam aos diversos tipos de calçados, como a sandália, sandália abotinada, sapato, bota, sapato masculino e sapato infantil.

“Teremos duas didáticas complementares, qual seja a apresentação por projeção das medidas de cada gênero de forma e um alto nível de detalhamento necessário para preservar um calce perfeito e a apresentação através do técnico formeiro, que demonstrará como adequar estas medidas fundamentais com a estética desejada pelo designer”, conta Medeiros.

“No auditório, o público terá a oportunidade de presenciar uma bancada de formeiro e seus instrumentos de trabalho necessários a uma criação de fôrma. Os participantes terão o conhecimentos práticos e fundamentais para a origem de um novo calçado, sua base, origem primaria para então criar sua nova estética”, completa Maurício.

A Formas Kunz é a grande apoiadora e trará toda sua experiência de mais de 80 anos construindo fôrmas para o setor no Brasil e Exterior.

Compradores nacionais e internacionais

Reunindo representantes da indústria e comércio no mesmo local, o Inspiramais realizará durante o evento dois projetos de promoção comercial: Projeto Comprador e Projeto Embaixadores, que tem a expectativa de movimentar em torno de US$ 1,4 milhão em negócios ao longo dos próximos 12 meses. Na última edição do evento, o Projeto Comprador aproximou cerca de 60 empresas de componentes do mercado latino e contabilizou em torno de US$ 250 mil dólares em negócios para o setor durante os três dias.

Projeto Comprador: Equador e Colômbia procuram por produtos e design brasileiro

As rodadas de negócios realizadas no Projeto Comprador receberão cinco compradores da Colômbia e outros cinco do Equador – fabricantes de empresas calçadistas interessadas em fechar negócios com fabricantes brasileiras que agreguem o atributo do design em seus componentes. A participação dos compradores internacionais é resultado de um novo projeto firmado entre a Assintecal e a Acicam (Associação Colombianas das Indústrias de Calçado, Couro e Artefatos) e com o Grêmio Primeiro de Mayo da província de Azuay, do Equador, que reúne importantes pólos produtivos do país como Cuenca e Gualaceo.

As rodadas de negócios acontecem nos dias 28 e 29 de julho, das 14 às 18 horas, nos estandes das empresas. A projeção de negócios a partir do Projeto Comprador é de US$ 1,3 milhão ao longo dos próximos 12 meses. Na última edição o projeto aproximou cerca de 60 empresas de componentes do mercado latino e contabilizou em torno de US$ 250 mil dólares em negócios para o setor durante os três dias.

A iniciativa é promovida pela Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, com o apoio da Apex–Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Projeto Embaixadores: componentes brasileiros estarão no alvo de marcas mundiais

Com a intenção de colocar os componentes brasileiros na rota das pesquisas de moda de grandes marcas mundiais, o Projeto Embaixadores recebe durante o Salão INSPIRAMAIS, sete designers e linebuilders do cenário internacional que irão circular pelo evento e conhecer as mais novas alternativas em materiais para a produção de calçados e acessórios. Já confirmaram presenças as marcas como Georgina Goodman, Brooks Brothers, Jil Sander, Drew Footwear, entre outras.

Também participarão do projeto duas “brand powerhouses”, ou seja, empresas que possuem marcas importantes em seu cartel. Uma delas é a americana Titan Industries, que produz sapatos para as marcas Badgley Mischka, Bebe, Betsey Johnson, Charles Jourdan, LAMB by Gwen Stefani, Penny loves Kenny e Harajuku Lovers. A outra é a também americana Highline United, que produz United Nude, Ash, Luxury Rebel, Miss Sixty e Tracy Reese.

A expectativa do setor de componentes é movimentar em torno de US$ 100 mil em negócios ao longo dos próximos 12 meses. A promoção é da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal by Brasil) com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex–Brasil).

As rodadas de negócios acontecem nos dias 28 e 29 de julho, das 14 às 18 horas, nos estandes das empresas. As empresas associadas que não estiverem expondo no Salão, também poderão conversar com os compradores do Projeto no espaço da Assintecal. A iniciativa é promovida pela Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, com o apoio da Apex–Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Serviço

Salão INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovação de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos

Data: 27 a 29 de julho de 2010, das 13 às 20h

Local: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (Rua Frei Caneca, 569, Cerqueira Cesar, SP)

Informações INSPIRAMAIS para a Imprensa

[MAC] Maquinário Assessoria de Comunicação

Publicação: 27 de julho de 2010

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Líder calçadista em adesivos e laminados é patrocinador oficial do INSPIRAMAIS

Grupo Artecola marca forte presença em evento lançador de inovações para o setor do calçado, no qual a empresa teve...

Fechar