Tendências mundiais em fiação outono-inverno 2012-13, na Pitti Filati N69

Tendências mundiais em fiação outono inverno 2012 13, na Pitti Filati N69  

Pitti Immagine Filati é o encontro internacional de referência do setor de fios para tricô e malharia. Um laboratório de pesquisa, mas também um observatório para as tendências e lifestyle global, trazendo a excelência da fiação internacional a um público de compradores provenientes do mundo todo, designers e escritórios de estilos de importantes marcas do fashion business. Nesta edição, Pitti Filati apresenta preview mundial das coleções outono-inverno 2012-13 e traz inúmeros eventos e projetos que compõe a manifestação, com destaque para:

Spazio Ricerca: espaço de pesquisa e lançamento de tendência que, nesta edição, aborda o tema da reciclagem dos materiais;

PRIMA – MODA TECIDO: quinta edição da manifestação que adianta as coleções de tecidos outono/inverno 2012-13, em paralelo a Pitti Filati;

VINTAGE SELECTION 18ª edição: mostra-mercado de vestuário, acessórios e objetos de design vintage – de 05 a 08 de julho de 2011;

 Mostra em homenagem a Issey Miyake: em exposição uma seleção de peças e acessórios, principalmente dos anos 90, sobre a obra do respeitado fashion designer e artista que revolucionou a relação entre a roupa e o corpo, tecnologia e natureza, singularidade e praticidade;

Tendências mundiais em fiação outono inverno 2012 13, na Pitti Filati N69

“Feel the Yarn”: a segunda edição do projeto trará 21 jovens designers provenientes das sete maiores escolas internacionais de moda que apresentarão 63 criações, utilizando os fios de empresas toscanas.  O tema desta edição é “From Shadow to Light”.

  RECYCLETHIC, tema do novo SPAZIO RICERCA – Continuam nesta edição o Spazio Ricerca e a área Fashion at Work, ponto de apoio de todas as expressões ligadas à criatividade. Observatório experimental onde são analisadas e lançadas as tendências como ponto de encontro para os grandes profissionais da moda e do design, o Spazio Ricerca de Pitti Filati N69 propõe com RECYCLETHIC, tema e título desta estação, a reciclagem como resposta criativa e sustentável à crescente demanda de matéria-prima. Uma abordagem sobre possibilidades concretas e visionárias de utilização e reutilização de materiais diversos e não usuais ao tricô/malharia, que possam estimular a pesquisa e a criação do novo por meio do antigo. Também um novo caminho com espaços dedicados aos projetos e coleções baseadas na reciclagem criativa. Com direção artística do fashion designer Angelo Figus e do especialista em tricô/malharia Nicola Miller.

Novidades para a área FASHION AT WORK – A seção Fashion at Work sempre reúne expositores italianos e estrangeiros envolvidos em consultoria de estilos, elaboração de projetos, estamparia em malharia, máquinas para malharia, botões, acessórios e passamanarias, bordados e aplicações, tingimento e acabamento, cadernos de tendências e bureaux de estilo, sistemas de decodificação de cores, software para o desenho ou a confecção. A partir desta edição, dentro do Fashion at Work, haverá uma área dedicada a eco sustentabilidade, com marcas como: Biomoda, Cittadellarte, Enzobresci, Finital, Flainox, Naturale, Projects Natural Dyeing By Stefano Panconesi, Resolvo Responsibile Solutions, Tintoria Di Quaregna.

  Ainda, será apresentado o BOND-IN, um projeto coordenado pelo Dyloan Studio sobre a tecnologia da termosoldagem e as potencialidades aplicáveis ao mundo do tricô/malharia, interagindo também com outros materiais. O projeto incidirá sobre o desenvolvimento de 13 outfits, elaborados pelo designer Pierluigi Fucci, em colaboração com as empresas-parceiras do projeto BOND-IN como Cariaggi, Lineapiù, Maglificio Matisse, Maglificio Mely’s, Bond Factory, La Rocca, Coronet, Framis, Lyria, Jakob Schlaepfer, Galeotti Piume e outros.

PROJETO “TÊXTIL SUSTENTÁVEL” etapa – Sempre abordando o tema das novas fronteiras eco éticas da moda, será apresentada na Pitti Filati a primeira etapa do projeto de pesquisa e promoção sobre o têxtil sustentável realizado pela CNR, observatório sobre a sustentabilidade no setor da Entidade Cassa di Risparmio di Firenze e Pitti Immagine. No interior de um espaço especial no Pavilhão Central – curado pelo arquiteto Alessandro Moradei e com a supervisão do design de produtos de Angelo Figus – serão apresentados uma série de produtos preparados com “lãs nativas”, fruto de um trabalho de pesquisa sobre a cadeia “Km zero”, projetado com uma abordagem inovadora para o mercado.

QUINTA EDIÇÃO “PRIMA – MODA TECIDO”, evento paralelo a Pitti Filati – Em sua quinta edição, o evento promovido pelo consórcio Pratotrade e a Pitti Immagine, apresentará as coleções de tecidos outono/inverno 2012-13. PRIMA, manifestação que lança as coleções com antecedência em relação aos demais encontros do setor, acontece em paralelo a Pitti Filati, de 05 a 07 julho, no Salão M da Fortezza da Basso, de forma a oferecer uma representação completa e unitária da matéria-prima – tecidos e fios – do produto de moda.

VINTAGE SELECTION 18ª edição – De 05 a 08 de julho 2011, na Stazione Leopolda de Florença, Vintage Selection é a mostra-mercado de vestuário, acessórios e objetos de design vintage. Um laboratório de pesquisa que mostra a moda do passado, como também um riquíssimo arquivo do qual os designers de hoje buscam inspirações para suas coleções. Encontro imperdível para cool hunter e escritório de estilo de prestigiosas empresas internacionais da moda. Grandes novidades estão previstas para esta 18ª edição: Vintage Selection torna-se maior de idade conquistando um significado ainda mais amplo, ocupando-se da cultura contemporânea do vintage a 360° e envolvendo diretamente expositores e público. O tema geral será o cinema, com projeções de  cult movies antigos nos espaços da praça externa da Leopolda e em Alcatraz.

O projeto especial A.N.G.E.L.O. SMALL MUSEUM VOL. 5.0: ISSEY MIYAKE – Em primeira mão para esta edição A.N.G.E.L.O. Vintage Palace apresenta uma mostra dedicada a Issey Miyake, um respeitado fashion designer e artista que revolucionou a relação entre a roupa e o corpo, tecnologia e natureza, singularidade e praticidade. Em exposição uma seleção de peças e acessórios principalmente dos anos 90, provenientes de uma recente aquisição do arquivo A.N.G.E.L.O. Roupas bidimensionais que criam volumes inesperados inspirados no mundo natural, experimentação de novos tecidos evidenciando a pesquisa de Miyake sobre fronteira entre técnica, artesanato e arte.

“FEEL THE YARN”: o primeiro master de especialização sobre fios – Segunda edição do “Feel the Yarn”, o concurso para designers de tricô/malharia e o primeiro Master de especialização sobre fios, torna-se cada vez mais internacional e com um denso programa de formação. Promovido pela Toscana Promozione (Agência de Promoção Econômica da Toscana) e pelo ICE (Instituto Italiano para o Comércio Exterior) em colaboração com CPF (Consorcio de Promoção de Fios) e Pitti Immagine, “Feel the Yarn” prossegue o seu projeto de formação destinado a ampliar a criatividade expressa pelos fios produzidos pelas mais qualificadas fiações toscanas, junto às destacadas escolas de moda e design internacionais. Os 21 jovens designers, provenientes das sete maiores escolas internacionais de moda, apresentarão 63 criações, utilizando os fios de 13 empresas toscanas. As peças estarão expostas na Pitti Filati N69. O tema do concurso é “From Shadow to Light”, uma busca estimulante entre caminhos de luz e sombra, de claro e escuro e de branco e preto.

A mostra “SÌ, MA DOVE”: Texturas de objetos encontrados – Nesta edição será apresentada uma mostra dedicada ao trabalho da artista Margherita Marchioni e curadoria Cristina Morozzi: obras realizadas artesanalmente, uma ligação entre tramas e design.

Os números de Pitti Filati 69

– Marcas/Empresas: 100 (20 expositores dentro da área Fashion At Work), destes 15 marcas provenientes do exterior;

– Área expositiva: 20 mil metros quadrados;

– Compradores / visitantes: Mais de cinco mil compradores compareceram à última edição de verão (Pitti Filati N68), dos quais 2,2 mil (43% do total) provenientes do exterior;

– Principais mercados internacionais: Alemanha, Grã Bretanha, França, Estados Unidos, Espanha, Japão, Hong Kong, Suíça, Holanda, Turquia, Rússia, Suécia, China, Áustria e Bélgica.

Por  Instituto Italiano para o Comércio Exterior

Deptº para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália

www.italtrade.com/brasil * www.ice.gov.it

Via Queila Ferraz

 

Publicação: 6 de julho de 2011

AUTOR

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
image001
CAPRICHO leva leitoras para a Disney

A adolescência é uma época em que se ama intensamente tudo que é vivido. Pensando nisso e buscando tornar esse...

Fechar