Zara investe no mercado de moda brasileiro e obtém bons resultados ao contrário da H&M e Gap

Zara investe no mercado de moda brasileiro e obtém bons resultados ao contrário da H&M e Gap

Em 2010 as vendas das lojas Zara no Brasil atingiram um valor bastante significante, 282 milhões de dólares. A estimativa é que o valor aumente e que o crescimento se constate nos balanços de 2011 e 2012.

A Zara se deu conta de que precisava desenvolver coleções de moda adaptadas ao clima do hemisfério Sul, assim ela tomou a iniciativa do fast fashion no Brasil e pelo visto deu certo. O crescimento da loja no país também terá consequências em países próximos, como Argentina e Chile. A América do Sul está se mostrando um ótimo lugar para investimentos estrangeiros.

Leia matéria Zara aposta no Brasil.

 “Há mais de uma década que o maior retalhista de vestuário do mundo, a Inditex, tem registado taxas de crescimento de dois dígitos no Brasil. No entanto, H&M e Gap, o segundo e terceiro maiores retalhistas de vestuário do mundo, respectivamente, ainda não conseguiram “apanhar o barco”.
É difícil analisar os mais recentes resultados financeiros trimestrais dos principais atores mundiais de “fast-fashion”, sem concluir que a sueca H&M e a norte-americana Gap Inc, estão em risco de ficar muito atrás da espanhola Inditex, a menos que consigam conquistar terreno nos mercados emergentes.

O lucro líquido da H&M caiu 18% e houve uma derrapagem de 21% na Gap ao longo do período de 13 semanas até ao dia 30 de Abril. Em contraste, o lucro líquido da Inditex aumentou 10%.

A H&M e a Gap Inc não estão apenas lutando contra os preços do algodão, estão também muito expostas ao aumento dos custos de produção na Ásia. A H&M, por exemplo, subcontrata e produz cerca de três quartos dos seus produtos na região. A inflação salarial na China é um problema crítico. A preocupação com estes custos crescentes é tal, que a Gap, que produz cerca de 27% dos seus produtos no país, planeja transferir a produção para países de menor custo, como o Vietname e a Índia, até 2015.” ( Via Portugal Têxtil)

Foto de abertura: Arlindo Grund

Por Fashion Bubbles

Publicação: 3 de novembro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
paradagay8
Parada LGBT de São Paulo realiza concurso cultural para escolha do tema da próxima edição

Campanha mobiliza as redes sociais e os autores das três melhores frases ganham acesso ao trio elétrico de abertura da...

Fechar