Vida Saudável – 3 super dicas para desintoxicar e trazer mais benefícios ao funcionamento do organismo

Vida Saudável   3 super dicas para desintoxicar e trazer mais benefícios ao funcionamento do organismo

Você sabia que as vezes hábitos simples podem trazer muito mais disposição, saúde e até fazer com que o cérebro trabalhe com mais rapidez? Assim separamos três dicas simples que ajudarão na limpeza do corpo, desintoxicação e podem fazer a diferença! Confira:

1 – A importância de eliminar as toxinas da língua

Medicina ayurvédica defende a limpeza do corpo como fator de saúde e tudo começa pela sua boca

Sabe aquelas manchas esbranquiçadas que ficam na língua quando acordamos? Segundo a medicina ayurvédica, tradicional e milenar modalidade indiana, essa sujeira acumulada durante a noite de sono é carregada de toxinas que podem ser prejudiciais à saúde, explica Renata de Abreu, que há mais de 14 anos é terapeuta de tratamento corporal e líder de negócios na indústria de Spa.

Isso porque a medicina indiana crê que, embora o corpo esteja em repouso, o sistema digestivo continua a funcionar. Nesse período o próprio organismo faz um expurgo de impurezas e parte disso é enviada para a boca e fica presa na língua.

Na Ayurveda, aliás, a higiene do corpo é elemento essencial para a boa saúde e tudo isso começa com o que ingerimos, ou seja, por meio da digestão. Caso não seja realizada a higienização da língua, essas toxinas serão reabsorvidas pelo organismo. O resíduo da língua pode obstruir a expiração e causar problemas respiratórios e das vias aéreas, como a sinusite; problemas do trato digestivo e o desagradável mau hálito.

Além disso, a limpeza adequada da língua todas as manhãs, ajuda a promover a produção de saliva, que auxilia a boa saúde bucal e manutenção de dentes, gengivas e mucosa saudáveis.

A limpeza da língua não deve ser feita com a escova de dentes. Essa higienização, para ser eficiente, precisa ser realizada com raspadores de língua que, por sorte, são encontrados em qualquer farmácia e drogaria comum. Caso queira começar e ainda não tenha um, você pode usar uma colher.

O raspador deve passar com firmeza pela língua, mas sem pressão suficiente para machucar, não é esse o intuito da limpeza e purificação da língua.

Vida Saudável   3 super dicas para desintoxicar e trazer mais benefícios ao funcionamento do organismo

Faça o teste: ao acordar, vá ao espelho e veja como está sua língua. Esbranquiçada, correto? Renata de Abreu  explica: essa secreção esbranquiçada nada mais é do que o Ama, uma toxina que é eliminada pelo organismo enquanto estamos dormindo. Quando negligenciamos esse ritual de limpeza, acabamos retendo essas toxinas, desperdiçando uma forma fácil e simples de desintoxicar nosso corpo – Vida Saudável

2 – Água morna com suco de limão em jejum para desintoxicar o organismo

O efeito adstringente do limão pode operar maravilhas no organismo. O ácido cítrico trabalha como um verdadeiro detergente, dissolvendo gorduras e toxinas e tornando o PH do corpo alcalino.

Renata de Abreu, traz mais uma dica, desta vez sobre o limão que é um dos melhores aliados na busca de bem-estar físico, melhora nas funções do organismo e consequente maior energia no dia a dia. Renata explica: “o ácido cítrico do limão funciona como um detergente, dissolvendo toxinas e gorduras. Além disso, o limão ajuda também a equilibrar o PH do organismo, desintoxica, aumenta a produção de colágeno, aumenta resistência imunológica e facilita a queima de gordura localizada, entre outros benefícios. Ou seja, um verdadeiro aliado do bem-estar”.

O primeiro passo é começar a experimentar beber água morna com meio limão espremido em jejum, todas as manhãs. “Aguarde 15 minutos antes de tomar o café da manhã”, lembra Renata, “e não espere milagres. Muita gente desiste nos primeiros dias, por achar que não há resultados. Mas tudo que é natural precisa de um tempo maior para que o organismo se acostume e para que a mudança realmente aconteça. Vale a pena”, enfatiza a terapeuta.

Outras dicas de Renata com limão: congelar a fruta e ralar a casca para consumir com chás, sobremesas e outros alimentos. A casca do limão é rica em D-Limoneno, um princípio ativo que ajuda a combater a ansiedade e a depressão, ajuda a dissolver cálculos renais e a desentupir veias. A água com limão pode ser consumida várias vezes por dia, não excedendo 2 a 3 unidades da fruta por dia, e também no lugar de refrigerantes. No começo pode ser estranho, mas com o tempo e com os resultados, não tem como não se apaixonar!

Vida Saudável   3 super dicas para desintoxicar e trazer mais benefícios ao funcionamento do organismoHábitos simples podem trazer mais qualidade de vida ao longo dos anos, colaborando para uma vida com mais saúde e felicidade – Vida Saudável

3 – Comer frutas em jejum ou de estômago vazio

Já o site Melhor com Saúde, destaca a importância de começar o dia com frutas e preferir comê-las de estômago vazio, isto é, antes das refeições, o que potencializa seu efeito benéfico no organismo.

Ao serem ingeridas em jejum, as frutas não são digeridas pelo estômago, mas sim pelo intestino delgado, onde se liberam seus açúcares e são absorvidos os nutrientes. O nosso sistema digestivo não precisa de uma grande quantidade de energia para processá-la e, além disso, ela oferece diferentes benefícios para o funcionamento do organismo diariamente.

As frutas são consideradas como o único alimento capaz de fazer com que o cérebro trabalhe com mais rapidez, oferecendo equilíbrio com as demais partes do corpo.

Por outro lado, na composição de diversas frutas encontramos os elementos mais importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. O maior elemento em sua composição é a frutose, composta por aproximadamente 95% de água. E, quando falamos em tanta água na composição de uma fruta, estamos falando de um “alimento” capaz de limpar o organismo e beneficiá-lo.

Consumir frutas de manhã não apenas tornará sua alimentação mais leve, mas também consumirá suas importantes propriedades naturais, que atuarão da seguinte maneira:

  • Ajudarão o organismo a nos proteger de doenças cardíacas;
  • Fortalecerão os vasos capilares, principalmente aqueles mais frágeis, que constantemente provocam ataques cardíacos ou sangramentos internos;
  • Por seu teor em bio-flavonoides, evitarão que o sangue se torne espesso e obstrua as artérias.

Assim, as frutas são perfeitas para começar o dia!

Vida Saudável   3 super dicas para desintoxicar e trazer mais benefícios ao funcionamento do organismo
Frutas e verduras são essências para uma Vida Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Publicação: 15 de março de 2017

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
festa-junina1
São João – 50 ideias de decoração para as Festas Juninas sem cair no clichê

Junho marca a chegada de uma das festas mais populares brasileiras: a festa junina. É tempo de arraiá, de fogueira,...

Fechar