Tecnologia – A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung

Tecnologia   A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung

Em três fases distintas, empresa sul-coreana cria novas identidades, acompanhando evolução do consumidor

Os avanços tecnológicos atuais estão revolucionando o modo como a tecnologia é aplicada, gerando um novo olhar envolvendo o design, que vai além de considerações puramente estéticas. Pensando nisso, a Samsung Electronics aperfeiçoa, periodicamente, sua abordagem em relação ao design de seus produtos, desenvolvendo uma nova identidade, colocando a experiência e o estilo de vida do consumidor no centro de suas criações.

Historicamente, os esforços da Samsung em promover uma mentalidade voltada ao design na empresa remontam a 1996, quando o seu presidente, Lee Kun Hee, pessoalmente, reforçou a necessidade de abordar a inovação do design como um aspecto primordial da Samsung Electronics, criando a base para a definição e promoção de uma filosofia de design na empresa. Segundo Lee, o consumidor leva em média seis segundos para aprovar ou não um produto na vitrine. Sendo assim, “não é possível vencer se não conseguirmos ganhar a atenção do consumidor num período curto de tempo”, afirma o executivo.

Desde então, a filosofia de design da Samsung evoluiu, passando por três fases distintas de desenvolvimento, dando origem à sua identidade atual.

A primeira fase, entre 1996 e 2005, levou a uma grande renovação da marca, estilo e design da Samsung. Nesse período, as atividades de design da empresa tiveram como foco o “design formativo” – uma filosofia voltada ao produto, que visava fabricar produtos mais finos e mais leves, abandonando o design puramente funcional em prol de valores mais estéticos e diferenciais, que combinassem funcionalidade com apelo emocional.

Tecnologia   A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung

Entre 2006 e 2010, ficou marcada a segunda fase da identidade de design da Samsung, em que a empresa procurou estabelecer uma ligação mais emocional com seu consumidor; uma ligação que não fosse baseada somente na interface do usuário ou na aparência externa dos produtos, mas também na experiência como um todo. Assim, durante esse período, a Samsung iniciou um trabalho mais sistemático para descobrir as tendências e necessidades dos consumidores. Desejo, curiosidade e prazer foram fatores que passaram a fazer parte da filosofia de desenvolvimento criativo da empresa.

Na terceira e atual fase da identidade de design, estabelecida entre 2011 e 2015, a Samsung cria uma nova abordagem para o desenvolvimento de seus produtos, com estratégia de trazer valor e satisfação que vão além de meras coincidências estéticas e funcionais. A tecnologia passou a fazer parte integral da vida das pessoas. Os televisores são portais para a internet e os telefones são smartphones móveis que nos conectam com o mundo de diversas maneiras.

As expectativas dos consumidores em termos de tecnologia mudam rapidamente. Eles interagem com a tecnologia a cada passo, demandando produtos mais fáceis de usar e que se integrem perfeitamente aos seus estilos de vida. É preciso incorporar o aparelho ao dia a dia das pessoas, já que ele aparece cada vez mais presente nesse cenário diário. Para isso, muitas informações sobre o comportamento do consumidor são levadas em conta – homens carregam o celular no bolso enquanto as mulheres levam na bolsa, por exemplo.

Ao mesmo tempo, eles dão preferência a marcas que respeitam a sociedade e o meio ambiente e que oferecem produtos mais eficientes e sustentáveis. Eles desejam mais conforto, bem-estar e comportamento ético, procurando cada vez mais encontrar esses valores em marcas de produtos tecnológicos. O Galaxy SIII, por exemplo, possui uma biblioteca de sons que foram todos tirados da natureza, como o barulho de uma gota d’água. São sons que chamam a atenção do usuário sem serem intrusivos ou “irritantes”. Isso mostra uma proximidade da empresa com o meio ambiente.

Tecnologia   A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung

Para ilustrar essa terceira fase, que coloca essas demandas e aspirações à frente e no centro do processo de design, o Vice-Presidente de Telecom da Samsung Brasil, Michel Piestun, aponta os últimos lançamentos da área como porta-vozes dessa identidade de design da Samsung. “Em 2011 lançamos o Galaxy Note a partir de uma demanda maior por funções como criação, transferência e compartilhamento de conteúdo em um único dispositivo móvel, para que os usuários possam realizar tarefas mais criativas e produtivas, usando menos dispositivos”, afirma o executivo. “A principal conquista do design do Galaxy Note foi fornecer uma interface que reproduz a versatilidade da caneta e do papel, para que os usuários possam criar conteúdo de forma espontânea e imediata”, completa.

Baseado no sucesso do Galaxy Note, a Samsung desenvolveu mais dois produtos da família Note. Lançado em setembro deste ano, o Galaxy Note 10.1, primeiro aparelho que combina a mobilidade do tablet e a produtividade de um notebook. Desenvolvido para estimular a produtividade e a criatividade, o tablet vem repleto de recursos que facilitam a criação de conteúdo, como a inovadora S Pen e a funcionalidade multitarefa, que possibilitam fazer duas coisas ao mesmo tempo na mesma tela.

Já no recém-lançado Galaxy Note II, segunda geração do smartphone híbrido da companhia, que combina características de tablet e smartphone, a Samsung incluiu melhorias em seu design como a nova tela HD Super AMOLED de 5.5 polegadas, o que garante uma experiência única na visualização de vídeos que permite aos usuários assistirem a conteúdos com nitidez surpreendente. Outra mudança foi na anatomia do aparelho, que em sua nova versão melhora a pegada, facilitando a utilização do smartphone.

Tecnologia   A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung

Os novos produtos também atendem uma demanda mais “analógica” no comportamento dos consumidores. Se antes tudo era completamente digital, hoje existe uma tendência dos usuários de usarem a escrita à mão e o desenho à mão livre – ações que são possíveis graças à S Pen e à tecnologia que transforma a escrita natural em texto digitado e formas feitas à mão em figuras geometricamente perfeitas, por exemplo.

A fim de enfatizar a importância do design em seus produtos de Telecom, a Samsung participou do Brasil Design Week, evento integrado ao já renomado HSM ExpoManagement, que aconteceu entre os dias 05 e 07 de novembro no Transamérica Expo Center. No local foi montado o Galaxy Studio, um espaço de experimentação em que os visitantes puderam conhecer como o design são influencia apenas a aparência de seus produtos, mas também na maneira como eles são projetados para facilitar seu dia a dia.

Tecnologia   A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung

Tecnologia   A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung Tecnologia   A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung

Tecnologia   A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung

Tecnologia   A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung

Publicação: 7 de novembro de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
animale inverno 2013 (19)
Ventos do Norte – Escandinávia inspira Inverno 2013 metalizado na Animale

O futuro é agora. Na ANIMALE ele é ágil, multi-colorido, transparente, metalizado e muito especial assim como a Escandinávia, inspiração...

Fechar