Câmera Lytro revoluciona ao regular o foco depois de tirar a foto

Câmera Lytro revoluciona ao regular o foco depois de tirar a foto

Uma nova câmera chegou ao mercado prometendo mudar o conceito que temos de fotografia atualmente: a Lytro Illum, que usa o conceito de câmera plenóptica (light-field, em inglês). O que ela faz por você? Ela permite ajustar o foco da imagem DEPOIS de tirar a foto.

Se até mesmo fotógrafos profissionais podem errar a mão na hora de focar e determinar a profundidade de campo – imagina para quem não é do ramo. E muitas das fotos podem acabar com uma qualidade baixa ou que nem o Photoshop salva.

Como a Lytro faz isso? Ela usa uma tecnologia que captura todos os raios de luz que passam por um espaço – TODOS. Eles não falam em megapixels de resolução, mas sim em “megarraios” (milhões de raios de luz). São 40 megarraios de resolução. Além, é claro, de uma lente diferente, com 13 peças de vidro, e um obturador de alta velocidade.

Depois de a foto feita, na própria tela da máquina, que é touchscreen, você regula onde quer o foco e qual será o zoom. Porque ela já registrou todos, de qualquer forma.

Quer testar? Aqui vai um exemplo, com fotos feitas e divulgadas pela empresa.

Câmera Lytro revoluciona ao regular o foco depois de tirar a foto

A Lytro começou há pouquíssimo tempo, em 2007, como startup. Essa é apenas a segunda máquina deles.

A Illum está em fase de pré-venda, a partir desta semana, e sai por US$ 250 – pouco mais de R$ 550, sem os impostos – no site da empresa.

E como jovens empreendedores, os autores do aparelho estão empolgadíssimos. Em um tempo que empresas centenárias de fotografia vão mal das pernas (a Kodak entrou em falência e 2012, mas conseguiu se salvar) e tablets e smartphones fazem foto com boa resolução, não está fácil para ninguém.

“É algo sem precedentes. Você não vai encontrar uma lente como essa por aí. Eu acho que o real valor é a qualidade das imagens e o quão diferenciada será a experiência visual desses pioneiros da criatividade (os fotógrafos) vão poder compartilhar com suas audiências”, disse Ren Ng, fundador e presidente da Lytro, em entrevista para a imprensa internacional.

Empolgado? A Apple já patenteou uma tecnologia similar. O alvo é o iPhone.

Câmera Lytro revoluciona ao regular o foco depois de tirar a foto

Fotos: Divulgação

Publicação: 24 de abril de 2014

AUTOR

Graduada em jornalismo e moda, Marcela é apaixonada por tudo que envolva os universos da moda, beleza, comportamento e cinema. Adora cultura geek, mas só quando o assunto é tecnologia. Já atuou na Revista Estilo, Guia Jeanswear e All Lingeriea, além de coloborar com o Blog do Pro e revista World Fashion.

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Aplicativo para os colecionadores hi-tech do álbum da Copa do Mundo

Chegou o tão esperado álbum da Copa do Mundo, o item colecionável mais popular do Brasil, mas dessa vez com...

Fechar