iPad e o futuro da mídia impressa

iPad e o futuro da mídia impressa

Todo mundo considera o livro (assim como o lápis!) um dos produtos com o design perfeito, em que não haveria nada a acrescentar ou tirar. Ele é totalmente portátil, não precisa de bateria e qualquer pessoa alfabetizada sabe como usar. Seu uso é eficiente e quase que totalmente livre de erros, afinal um livro nunca teve que ser reinicializado, como muitos computadores por aí.

Uma outra vantagem, em países pouco seguros como o Brasil, é que ninguém jamais será assaltado à mão-armada para que levem seu livro – ao contrário de notebooks, iPods, smartphones, etc. Duvido que a quadrilha que age impunemente nos aeroportos de São Paulo para assaltar notebooks algum dia irá se mobilizar para roubar livros…

Tudo isso vale para o jornal e a revista, produtos que estão entre nós com mais ou menos o mesmo formato já há alguns séculos. Com o lançamento dos leitores de livros eletrônicos, e principalmente do iPad, a questão que se coloca é sobre o futuro da mídia escrita, isto é, como será o jornal, a revista e o livro do futuro. E por futuro, não estamos falando de 2050, mas de daqui a uns 4 ou 5 anos…

Na migração para o suporte eletrônico, os leitores de ebook inicialmente basearam-se na premissa de fazer com que a experiência de leitura de um livro eletrônico se aproximasse ao máximo da leitura de um livro “físico”.  Até se ouve um barulhinho de papel quando as páginas são passadas!

Mas com o lançamento do iPad, algumas editoras estão ousando ir além e aprimorar a experiência de leitura com recursos multimídias, realidade aumentada e outros recursos tecnológicos.

Veja no vídeo a seguir a proposta da Wired para o iPad. A editora, especializada em tecnologia, já mantém um website e uma revista impressa de sucesso, e está aprimorando sua experiência para o leitor de ebooks.

Neste outro vídeo, a proposta da editora Penguim, uma das mais importantes do mundo, para o que pode ser a experiência de leitura do livro eletrônico no futuro.

Ainda que estejamos um pouco longe do mostrado no vídeo, a lição é que tudo pode ser melhorado, por mais perfeito que seja. E o livro, a revista e o jornal não serão exceções!

Fonte: http://paidcontent.co.uk/article/419-first-look-how-penguin-will-reinvent-books-with-ipad/

Saiba mais sobre o iPad.

Publicação: 24 de março de 2010

Tudo sobre: , , ,

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
fotolito
Entenda como são feitas as estampas

Processo de estamparia Quase todo mundo usa camiseta estampada ou tem uma no guarda-roupa. Seja uma blusa com estampa localizada,...

Fechar