Style Match – Novo serviço do Google encontra e combina roupas para você

Style Match   Novo serviço do Google encontra e combina roupas para você

Todos os apaixonados por moda já passaram pelo drama de se apaixonar por alguma peça de roupa e não saber onde procurar. O Style Match surge para resolver esse problema. Recentemente apresentado pelo Google, o serviço usa a câmera do celular para reconhecer a peça e, em seguida, apontar lojas que vendam itens iguais ou similares. Fique por dentro da novidade:

Style Match: encontre qualquer look com auxílio do Google Lens

Style Match   Novo serviço do Google encontra e combina roupas para você

Durante a conferência anual Google I/O, a empresa norte-americana apresentou o Style Match, ferramenta inovadora que permite fazer o reconhecimento em tempo real, de peças de roupa, acessórios e decoração. Tudo diretamente na câmera do smartphone.

O recurso faz parte da Google Lens, uma funcionalidade do Google potencializada por Inteligência Artificial. Seu objetivo é fazer o reconhecimento visual de conteúdo, devolvendo ao utilizador maiores informações sobre o mesmo.

O Style Match funciona de maneira bastante simples. Quando você enxergar um item de sua preferência, abra o aplicativo e aponte a câmera do celular para a peça de vestuário. Após o reconhecimento, o app irá direcioná-lo para a mesma peça ou peças semelhantes disponíveis para compra pelo Google Shopping. O Style Match funciona em tempo real, usando a tecnologia de reconhecimento de imagem.

Grandes companhias como Ebay e Amazon já permitem o reconhecimento de artigos através de imagens. O principal diferencial competitivo do Google é criar o primeiro recurso do tipo a ter essa função incorporada diretamente na na câmera do celular. Olhou, gostou, apontou, encontrou. Simples assim.

Style Match   Novo serviço do Google encontra e combina roupas para você

Se você estiver andando pela rua e enxergar alguém usando um look incrível, basta apontar o celular. A Inteligência Artificial do Google mostrará onde as peças podem ser encontradas. O serviço também funciona para acessórios e itens de decoração, abrindo um leque de possibilidades inovadoras para os viciados em compras online.

No momento, o aplicativo do Google Lens está disponível apenas em telefones Android e no Google Assistente. Os usuários do Iphone vão ter que aguardar para ter acesso à funcionalidade.

Google Lens e o poder de uma geração cada vez mais visual

Style Match   Novo serviço do Google encontra e combina roupas para você

Com a popularização dos smartphones e a facilidade de ter uma câmera sempre à mão, as pessoas passaram a tirar cada vez mais fotos. Além de registrar momentos, as fotos se transformaram em uma maneira importante de armazenar informações escritas. Como aquela página de livro da faculdade ou uma frase interessante em meio à um congresso.

O Google Lens surgiu como uma resposta a essa mudança comportamental, explicou Aparna Chennapragada, Vice-Presidente encarregada pelos produtos baseados na Realidade Virtual da companhia. A ideia da empresa é transformar a câmera dos smartphones em um navegador visual para o mundo real.

Com a ferramenta de reconhecimento de texto, basta fotografar o que deseja e o Google Lens se encarrega de decodificar a foto e pesquisar o texto da imagem para você. Caso vá a um restaurante diferente e queira saber qual é o prato descrito no cardápio, é só fotografar o menu. A ferramenta irá mostrar uma foto dele. Genial, não?

De acordo com o TecMundo, o Google Lens já está disponível em português, porém em fase beta.

Publicação: 7 de junho de 2018

AUTOR

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Looks de São João – Dicas para homens e mulheres em clima junino

Para quem não quer ir vestido à caráter, escolher looks de São João pode parecer difícil. No entanto, vale a...

Fechar