Beleza Lixo Zero – Sustentabilidade em foco!

Beleza Lixo Zero   Sustentabilidade em foco!

Reduzir o desperdício, repensar o consumo e reduzir nossa pegada no planeta são alguns dos focos da beleza lixo zero. De acordo com a WGSN Blogs,  esse conceito será um dos mais explorados do ano e fator decisivo para o mercado. Descubra tudo:

O que é a beleza lixo zero?

Quem acompanha o Fashion Bubbles sabe que sou uma grande fã dos produtos de beleza naturais. Por isso, estamos acompanhando a tendência há algum tempo e agora ela promete atingir novos patamares.

Beleza Lixo Zero   Sustentabilidade em foco!

Veja muitas dicas bacanas de moda, estilo em beleza: siga nosso Instagram: @fashionbubblesoficial

Como indica o estudo Sustainable Strategies: Beauty Report, 2019 está previsto como o ano do Sub-Zero Waste, que emerge como uma tendência significativa de beleza e cuidado pessoal. Enquanto a sustentabilidade é palavra de ordem em diversos setores, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes.

Analistas da Mintel sugerem que “a filosofia do lixo zero está ganhando força à medida que mais e mais consumidores são afetados por desastres naturais e redução dos recursos hídricos naturais”. Para esses consumidores, reduzir as embalagens e criar discursos vazios não é mais o suficiente. Isso estimula o potencial das empresas para pensarem fora da caixa.

Beleza Lixo Zero   Sustentabilidade em foco!

Assim, “repensando todas as etapas da cadeia de suprimentos de beleza”, podemos esperar que o foco na sustentabilidade se intensifique ao longo do ano. Sobretudo, isso colocará uma pressão enorme nas empresas que operam no setor.

De acordo com o relatório, “as marcas que propositalmente criam produtos de vida útil limitada ou estimulam o consumo excessivo correm o risco represálias. Os consumidores exigirão que as marcas sejam mais responsáveis ambientalmente e responsabilizem-se por suas ações”.

Beleza Lixo Zero   Sustentabilidade em foco!

A beleza lixo zero (ou quase) no Brasil

Os consumidores hoje estão prestando mais atenção ao seu impacto no planeta e as mudanças climáticas são mais drásticas do que nunca. Ao mesmo tempo em que a tendência se desenvolve, muitas marcas incríveis constroem suas práticas de negócios em torno de práticas éticas e amigas do meio ambiente.

Por aqui, a Bioart é uma das pioneiras no setor. Além de usar apenas ingredientes naturais e certificados, a marca trabalha com o sistema de refil. Tanto as maquiagens quanto os cosméticos possuem essa opção, que reduz ainda mais o impacto ambiental bem como gera economia para o consumidor final.

Beleza Lixo Zero   Sustentabilidade em foco! Beleza Lixo Zero   Sustentabilidade em foco!

Outra marca bem bacana é a Baims, que tem uma gama bem vasta de maquiagens orgânicas com selo ECOCERT. Assim como a Bioart, a Baims também trabalha com o sistema de refil e embalagens de bambu.

Beleza Lixo Zero   Sustentabilidade em foco! Beleza Lixo Zero   Sustentabilidade em foco!

 

O futuro do mercado da beleza

Beleza Lixo Zero   Sustentabilidade em foco!

Para finalizar, a analista sênior da Mintel, Sharon Kwek, afirma:lixo zero não é apenas uma tendência; é um movimento em direção a um novo arquétipo para a indústria de beleza e cuidados pessoais”. Nesse ínterim, algumas empresas já estão discutindo a remoção completa de embalagens da equação.

Seja reduzindo ou eliminando totalmente o desperdício, Sharon pontua que “se as empresas não mudarem sua abordagem agora, elas se tornarão insignificantes. Marcas que colocam os lucros atuais antes de fazer o investimento necessário para garantir o desperdício zero e a sustentabilidade não permanecerão no mercado no futuro ”.

 

Publicação: 14 de janeiro de 2019

AUTOR

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Viagem – Melhores restaurantes em Jaipur, Índia: Onde comer na Pink City

A capital do Rajastão é o destino perfeito para quem gosta de comer bem. Os melhores restaurantes em Jaipur apresentam...

Fechar