Macrotendências 2018/19 – Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos

Macrotendências 2018/19   Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos

As macrotendências são todos os grandes movimentos ou correntes socioculturais que influenciam as sociedades, a cultura e o consumo durante longos períodos de tempo. Através delas, podemos observar os comportamentos que irão guiar escolhas futuras nos campos da moda, da arte, da gastronomia e do design.

No último report divulgado pela WGSN, destacam-se quatro ideias principais que devem permear as tendências para os anos de 2018 e 2019.

O cenário é um mundo inteiramente conectado, com fortes divisões políticas e que caminha para o fim das tradicionais temporadas de moda. Com base nisso, confira abaixo os quatro conceitos que serão referência para a moda feminina e masculina:

1 – Evolução, não revolução – Macrotendências 2018/19

 Macrotendências 2018/19   Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos Macrotendências 2018/19   Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos

Com o surgimento de cada vez mais marcas voltadas para nichos específicos, a mistura entre tradição e qualidade vem ganhando destaque; esses elementos agora serão notados também nos segmentos mais comerciais.

Nomes grandes e pequenos do mundo da moda irão se aventurar em coleções que promovem versatilidade, longevidade e, principalmente, sustentabilidade. A ideia central é trazer elementos do passado para o presente, criando visuais atemporais com referências de décadas anteriores. As marcas irão revisitar seus arquivos em busca de peças básicas sofisticadas e itens luxuosos para o dia a dia, estabelecendo parcerias com outros nomes da moda.

Para refletir:

2 –  Fusão Pancultural – Macrotendências 2018/19

Macrotendências 2018/19   Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos  Macrotendências 2018/19   Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos

Na era das mídias sociais, nossas relações com os lugares passam a ser cada vez mais vagas, já que podemos nos conectar a histórias e culturas que não as nossas. Para a moda, isso reflete na criação da ideia do “multilocal”, misturando referências e valorizando ideias sem se apropriar delas. Deve crescer a abordagem do “caçador-colecionador”, onde temas e tradições de lugares longínquos são retrabalhados com um olhar de admiração, fugindo do óbvio. No mundo interconectado, o global e o local se fundem continuamente, ignorando fronteiras.

Para refletir:

3 –  Contra a Corrente – Macrotendências 2018/19

Macrotendências 2018/19   Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos Macrotendências 2018/19   Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos

As mesmas influências globais que proporcionam o surgimento da fusão pancultural irão trazer uma proposta mais pessoal e política para as roupas do dia a dia.

Aqui, o vestuário se transforma em uma potente ferramenta para comunicar ideias, crenças e fidelidade a determinadas subculturas. Em meio a um mundo tão dividido, a moda será recriada para ter um propósito: além das roupas, ela deverá se transformar em forma de expressão e opinião. 

Para refletir:

4 – Nostalgia Jovem – Macrotendências 2018/19

Macrotendências 2018/19   Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos Macrotendências 2018/19   Ideias que vão influenciar o universo da moda nos próximos anos

A nostalgia sempre exercerá um papel importante na moda, porém nas próximas temporadas o passado receberá releituras com propostas menos rígidas, de modo a criar uma sobreposição de referências.

A nova abordagem do passado ganha aspecto mais jovial e menos sentimental, indo além das reproduções óbvias e buscando criar um estilo livre, que reflete o entusiasmo das subculturas jovens. Detalhes e materiais atuais modernizam o passado, criando peças familiares mas com um novo twist. 

Leia mais:

Salvar

Salvar

Salvar

Publicação: 27 de janeiro de 2017

AUTOR

Francieli é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
pirataria fashion destaque gucci ghost
Pirataria Fashion – Entenda a nova subcultura do mundo da moda

Pirataria Fashion: o artista Travor "Gucci Ghost" Andrew  transformou o logo da Gucci em Street Art e logo se transformou...

Fechar