Zoho One – Produtividade com inteligência artificial acessível para pequenas e médias empresas

Zoho One   Produtividade com inteligência artificial acessível para pequenas e médias empresas

Entenda de forma fácil como a inteligência artificial e a análise de dados podem deixar sua empresa mais produtiva. Confira soluções acessíveis para implementá-los em pequenas e médias empresas através de soluções do Zoho One.

O mundo passa por grandes mudanças que se intensificarão ainda mais nos próximos anos, com destaque para duas tendências: inteligência artificial que será uma realidade cada vez mais comum em todos os aspectos de nossa vida e também estamos entrando na era dos dados (Big Data) que revolucionará os mercados.

Veja também: Zoho e Jive anunciam fusão de CRM e Telefonia no Brasil.

Como essas tendências podem afetar sua empresa?

O que a inteligência artificial (IA) pode fazer é ajudar a converter conjuntos de dados amplos e diversos em informações enriquecidas, que podem ser usadas para melhorar toda a cadeia de suprimentos, desde o design e fabricação até vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Veja também: Macrotendências 2018/19 – 10 tendências para indústria da moda global + 10 trends em comportamento.

Mas, que dados são esses?

A coleta de dados trouxe a possibilidade de individualizar a comunicação com o usuário. Hoje a gente se comunica com uma pessoa especificamente. Sabemos o que essa pessoa gosta, quanto é essa vontade de comprar aquele produto, se é pouca ou se é muita, e podemos orquestrar toda essa comunicação com o usuário.

Só ter os dados e não usá-los não faz sentido. As empresas precisam captar as informações e utilizá-las para ter poder de decisão e aumentar sua produtividade. Não adianta ter uma massa de dados robusta e não ter quem tome decisão sobre isso, é aí que entra os algoritmos, a inteligência artificial, para processar esses dados.

Zoho One   Produtividade com inteligência artificial acessível para pequenas e médias empresas

Um exemplo: Personalização

Os dados podem, por exemplo, criar uma melhor experiência do consumidor através da personalização. Podem melhorar a retenção de clientes e criar uma experiência de navegação mais suave, o que permite que os vendedores cheguem ao cliente de forma mais individualizada ou que os clientes cheguem rapidamente ao pagamento, gastando menos tempo procurando o produto que desejam.

Se eu for na Amazon agora e procurar sapatos de corrida, posso obter uma infinidade de recomendações de diferentes marcas. No entanto, a colossal oferta de produtos pode tornar-se complexa e dificultar a tomada de decisões, levando à possibilidade de menos vendas. É aí que entra a personalização e explica porque se tornou o Santo Graal para plataformas on-line em todo o mundo.

A personalização fará com a Amazon, assim como Facebook ou Instagram, mostre para cada cliente produtos selecionados de acordo com seu perfil. O que vai começar a acontecer nas mais diferentes áreas e tipos de negócios.

A personalização fará com seu vendedor, saiba quem é o cliente antes mesmo de atender ao telefone, de forma que  ao atender este cliente, já tenha todo seu histórico em mãos.

É caro implantar inteligência artificial em sua empresa?

Tudo isso parece uma realidade distante ou muito cara para ser implantadas em pequenas e médias empresas, mas foi com surpresa e empolgação que em uma coletiva de imprensa da Zoho, nos foi apresentado o Zoho One – Um pacote de 40 aplicativos integrados para ajudar na administração da empresa.

Com um valor de 30 dólares mensais por cada funcionário, o Zoho One proporciona o controle administrativo completo do negócio.

Zoho One   Produtividade com inteligência artificial acessível para pequenas e médias empresasColetiva de Imprensa do Zoholics Brasil 2018

Como funciona

O Zoho CRM é uma ferramenta de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management), nela você é capaz de organizar e trabalhar em cima de todo o Fluxo de Trabalho de sua empresa e seus negócios, tudo de uma forma simples, ágil e de baixo custo.

Mas, o que nós gostamos mesmo foi do Zia, o assistente de vendas com inteligência artificial que ajuda aproveitar ao máximo a conta do Zoho CRM, aumentando a produtividade das vendas.

A Zia é inteligente com dados, aprendendo como cada vendedor usa a sua conta, desde os dados que eles inserem até as cadeias de atividades que executam todos os dias. Ela fornece interpretações, soluções e previsões baseadas em desempenho para a equipe de vendas e representantes individuais.

  • Detecção de anomalias: a Zia analisa o uso de CRM dos vendedores para identificar padrões de vendas e prever onde uma anomalia pode ocorrer. Esse recurso permite que os vendedores saibam quando estão indo bem e quando não estão.
  • Sugestões de macro / fluxo de trabalho: com a análise de trabalho que a Zia gerencia, os vendedores podem automatizar tarefas que realizam todos os dias criando macros e fluxos de trabalho, através de um clique.
  • Alertas: Zia estuda dados de CRM e interações com os clientes para que os vendedores conheçam o melhor momento para entrar em contato com um cliente potencial. Esse recurso reduz o tempo gasto em chamadas não atendidas e aumenta suas chances de fechar acordos.
  • Sentimento do correio: a Zia é capaz de analisar os padrões de interação descobrindo o sentimento do correio eletrônico que os vendedores recebem por parte de seus clientes, sabendo assim, seu desagrado ou entusiasmo por isso.

Entre as diversas soluções foi apresentado também a ZIA Voice, uma assistente virtual conversacional para equipes que trabalham com vendas. A solução possui inteligência artificial (IA) e deve ser usada com seu sistema de gerenciamento de clientes, o Zoho CRM (Android, iOS).

Similar a outras assistentes (como a Siri), a ZIA Voice permite que um vendedor se relacione com a assistente para realizar funções do dia a dia. O profissional pode encomendar produtos, marcar visitas na agenda e pedir para ligar para clientes, por exemplo.

Com a introdução do ZIA Voice, o ecossistema de IA da Zoho ganha análise de e-mail, averiguação e automatização de fluxos de trabalho, dicas de melhores horários para ligar para o cliente, análise de gramática e digitação, e previsão percentual de fechar um negócio. Sempre com uma base em dados internos e públicos da web.

Veja também: Varejo de Beleza – 9 insights e macrotendências da NRF 2018

Zoho One   Produtividade com inteligência artificial acessível para pequenas e médias empresasDenise Pitta do Fashion Bubbles com executivos da Zoho e Jive

Outro destaque foi o anúncio da parceria com a Jive, que juntas oferecerão um sistema de gestão de relacionamento com clientes de nível empresarial com telefonia interna, apenas agora disponível no Brasil.

A fusão sem esforço do sistema CRM e do telefone comercial: novos clientes dos usuários do Zoho CRM e Jive Voice no Brasil podem começar facilmente com um CRM completo com suporte multicanal para telefone, e-mail e redes sociais. Isso economiza tempo, esforço e dinheiro necessários para integrar dois sistemas separados. Saiba mais aqui.

Estas foram algumas das soluções apresentadas e que podem se tornar diferenciais competitivos que ajudarão a enfrentar todo o tsunami tecnológico que acontecerá nos próximos anos.

Inovar e se aproximar do cliente em mundo cada vez mais competitivo, será essencial, ainda mais em um cenário em que os valores dos consumidores coalizam em torno de autenticidade e individualidade, as marcas valorizarão ainda mais os dados para adaptar as recomendações, envolver influenciadores e personalizar experiências.

As empresas que florescem irão usar a tecnologia para se tornarem mais produtivas para poder se concentrar novamente em seus pontos fortes.

 

Publicação: 8 de março de 2018

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Como Usar Bota Branca – Dicas de styling, looks das celebridades e imagens para inspirar!

O acessório é o queridinho das fashionistas e vai manter o reinado pelos próximos invernos - Como Usar Bota Branca...

Fechar