Qual a diferença entre Art Nouveau e Art Dèco?

Imagem do site Art Nouveau Posters ART NOUVEAU Teve início em 1890, mas consolidou-se á partir da Exposition Universelle de 1900( Exposição Universal de 1900)…

Compartilhe

c_art_nouveau_poster.jpg

Imagem do site Art Nouveau Posters

ART NOUVEAU

Teve início em 1890, mas consolidou-se á partir da Exposition Universelle de 1900( Exposição Universal de 1900) em Paris. Trouxe inúmeras contribuições para o mundo da moda.

Caracterizado por linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos e entrelaçamentos de folhagens e flores e graças a isso ficou conhecido também como “estilo floral”.   Sua expressividade pode ser notada principalmente na arquitetura do século XX, além da decoração de mobiliários e interiores, também exerceu um importante papel na criação de jóias, tecidos, objetos de vidro, cerâmica, bronze, ferro e prata.

180px-lotion_edista-art-nouveau.jpg

672.jpg

art-nouveau-ferronerie-nancy-bleu.jpg

art-nouveau1.jpg

Alguns nomes importantes do movimento:
Gustav Klimt ( 1.862-1918)- Artista plástico vienense. As figuras femininas de Klimt usavam vestidos de tecidos suaves e vaporosos.

137500312_a6a0f7df09_o.jpg467px-gustav_klimt_019.jpggustav_klimt_three_stages_of_life.jpg

363px-gustav_klimt_031.jpg

Alphonse Mucha ( 1860-1939)- Artista plástico, nascido em Moravia. Seus desenhos eram difundidos em rótulos para latas de biscoitos a cartazes, também se tornou famoso por desenhar peças para o joalheiro francês Georges Fouquet.

mucha-big.jpgmucha-alphonse-les-saisons-4800127.jpgpendants-mucha.jpg

papel-de-fumar-job.gif

Arthur Lasenby Liberty ( 1843-1917)- Comerciante inglês era filho de decorador. Liberty especializou-se na importação de sedas tecidas á mão, tecidos para decoração e roupas de inspiração orintal.

images.jpgliberty.jpg

Leia mais sobre Art Nouveau aqui e aqui

ART DÈCO

barra7.jpg

Iniciado em 1925, depois da Exposição de Artes Decorativas de Paris, essa arte, influenciou a moda no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Artistas famosos trabalhavam para costureiros famosos  da década.

Caracterizada por motivos geométricos, inspirados principalmente na pintura cubista. Os acessórios como bolsas  e chapéus, cigarreiras, necessaires eram os principais elementos que retratavam essa expressão artística.

art-deco.jpg

dp37_ppp_493_cubofut_det_100p.jpg

deco_clock1.jpg

deco_525×330.jpg

art-deco-3.bmp

Alguns nomes importantes:

Paul Poiret

paul.png

(1879-1944) – Estilista francês. Seu pai era comerciante de tecidos. Trabalhou para Doucet e para a Maison Whorth. Fundou a Ècole Martine, onde criava estampas têxteis e artigos para decoração. Aboliu o uso do espartilho e deu liberdade ao corpo feminino.

343d.jpgpaul-poiret.jpgggg.jpg

dress.png

No site The Beautifully têm imagens fantásticas do trabalho de Poiret.

Georges Braque (1882-1963) – artista plástico francês. Estudou pintura, além de especializar-se em decoração. Juntamente com Picasso desenvolveu o Cubismo.

braque3.jpgbraque-still-life-pitcher.jpgmusicalinstruments_braque.jpg
Pablo Picasso (1881-1973) – Artista plástico espanhol. Foi o artista mais famoso do Século XX.  Sua arte influenciou a moda significativamente.

picasso.bmp

Leia mais sobre Art Dèco aqui e aqui.

A diferença entre Art Nouveau e Art Dèco

O Art Nouveau é caracterizado por linhas graciosas, exageradas e espiraladas, traços alongados formando arabescos e entrelaçamentos de folhagens e flores e graças a isso ficou conhecido também como “estilo floral”. Enquanto o Art Dèco é caracterizada por motivos geométricos, inspirados principalmente na pintura cubista.

Por Leonize Maurílio

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vai vencer o programa?

Leidy foi eliminada com 88,33% de votos, e agora, nosso top 10 está formado! Qual dos dez brothers merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias