Alunos de Moda da FMU realizam desfile performático sobre Moda & Literatura

Machado de Assis: Dom Casmurro No dia 6 de novembro, 5ª feira às 11hs40, o Conjunto Nacional em São Paulo, receberá o Desfile performance Moda…

Compartilhe


Machado de Assis: Dom Casmurro

No dia 6 de novembro, 5ª feira às 11hs40, o Conjunto Nacional em São Paulo, receberá o Desfile performance Moda & Literatura, organizado pelos alunos do curso de Moda da FMU, sob a direção e a coordenação da Profª Jô Souza, como parte da programação da 5ª Semana de Moda promovida pela Livraria Cultura.

Num experimento em que a moda é tratada como expressão de cultura, o desfile ultrapassa os limites das passarelas e invade as ruas de São Paulo. Sem perder de vista as possibilidades de mercado, estudantes e professores se nutrem na inesgotável fonte de inspiração da literatura para desenvolver 18 criações (looks) de grande impacto. Personagens como Dorian Gray, Macabéa e Chico Chicó desfilarão pelas principais avenidas próximas ao Conjunto Nacional, vestindo as criações que evocam o universo criativo de onde vieram.

O Desfile performance Moda & Literatura se inicia na Rua Minas Gerais, passa pelas avenidas Angélica, Consolação e Paulista, até chegar à Alameda Santos, em direção à entrada do Conjunto Nacional, se encerrando em frente às escadarias da Livraria Cultura.

O objetivo do projeto é estimular a pesquisa da cultura brasileira e da literatura como repertório e suporte para a criação e o desenvolvimento das coleções de moda. Assim, de maneira surpreendente e encantadora, o Desfile performance Moda & Literatura traduz os signos literários por meio do vestuário, proporcionando uma experiência sensorial inesquecível à população paulistana.

Ariano Suassuna: O Auto da Compadecida

Alguns Looks /Obras e escritores do desfile performance Moda & Literatura

-Clarice Lispector: A paixão Segundo G.H (foto_ 5); Água Viva; A mulher que matou os peixes; A hora da estrela.

-Ariano Suassuna: O Santo e a Porca; O Auto da Compadecida;

-Nelson Rodrigues: Bonitinha, mas Ordinária; Álbum de Família; Boca de Ouro (participação do Avô de Bruna); Vestida de Noiva ;

-Aloísio de Azevedo: O Cortiço;

-Marcelo Rubens Paiva: Feliz Ano Velho;

-Hilda Hilst: A obscena Senhora D.;

-Oscar Wilde: Salomé; O retrato de Dorian Gray;

-Roberto Drumonnd: Hilda Furação;

-Machado de Assis: Dom Casmurro;

-Guimarães Rosa: A terceira margem do rio

Hilda Hilst: A obscena Senhora D.

FICHA TÉCNICA:
Criação dos looks: alunos dos 3º e 4º semestres – Curso de Moda – FMU

Organização desfile e outros materiais do projeto Moda & Literatura: alunas – Carolina Rodrigues, Débora Fernandes, Joana Santos, Juliana Maran e Rebeca Hensel, 6º semestre Criação em Moda – Curso de Moda – FMU

Fotos: Vladimir Fernandes

Direção e coordenação do projeto Moda & Literatura: Professora Jô Souza

Contato: [email protected] – Profª Romy Tutia – Coordenação Curso de Moda – FMU

Oscar Wilde: Salomé

Por  Jô Souza

(Jô Souza é Profª de Gestão e Criação em Moda da FMU. Blog: Produção de Moda UNIFMU.)

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Bia ou Matteus; quem Pitel vai colocar no Paredão?

Beatriz Reis e Matteus Amaral estão Na Mira do Líder. E nesta sexta, Pitel terá que colocar um deles no Paredão! Qual dos dois ela vai escolher? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias