A estética ilusionista do teatro

- Continue depois da Publicidade -

135

teatro_olimpico_vicenza_interior

Durante séculos, a estética e a técnica do teatro só procuraram como resultado criar a maior eficiência ilusionista. Confundir e iludir o público para que este misturasse a ficção criada no palco com a realidade. E esta ilusão deveria, sobretudo, eliminar a incredulidade do público através de técnicas ilusionistas para serem absorvidas mentalmente.

Durante alguns séculos, os efeitos para causar essa ilusão teatral tinham um nome: enganos. Um teórico teatral foi convidado a visitar as manobras, os efeitos, os segredos, do interior da caixa do teatro. E ele recusou esse convite. Não quis ver os meios primitivos, medíocres, maquinais e infantis que causavam os grandes efeitos teatrais. Tudo estava escondido nessa caixa de milagres que era o palco. Esse poder de iludir tornou-se a essência e a definição das técnicas das produções teatrais.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Os recursos ficavam camuflados, invisíveis ao espectador para que ele não percebesse que estava sendo vítima de uma mistificação da qual, sem que ele soubesse, ele era a vítima ou o premiado. É por isso que o teatro realizado ainda hoje em espaços abertos, alternativos, públicos, fora do palco, são suplantados em número e uso pelos espaços fechados do chamado palco italiano onde se produz a ilusão que está escondida do público.

- Continue depois da Publicidade -

Talvez, o que promova a eternidade do palco italiano e impeça grandes alternativas nele, não seja só sua capacidade de iludir, mas apenas o conforto do auditório para os amantes do teatro. Mesmo no século em que se sonha com o palco alternativo fora dos edifícios teatrais, os homens do teatro aperfeiçoam cada vez mais o uso dos disfarces e dos enganos do palco italiano. E ainda mais estranho é que o uso dos palcos alternativos, na maioria das vezes, não resiste à aplicação dos recursos da ilusão.

Por Cyro del Nero

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes