Loft Bauhaus – Escola que originou o Modernismo inspira Ana Paula Barros na homenagem a Lúcio Costa

- Continue depois da Publicidade -

75

A arquiteta Ana Paula Barros surpreende na interpretação do tema proposto pela Casa Cor Brasília 2010, que este ano homenageia o cinqüentenário de Brasília na figura do arquiteto e urbanista Lúcio Costa. No Loft, ambiente de 160 metros 2, o maior da mostra, a referência ao grande brasileiro se dá através de elementos buscados na Bauhaus, famosa escola alemã que praticamente fundou o modernismo no design e na arquitetura inspirando muitos profissionais, caso de Lúcio Costa. Responsável justamente pelo traçado de uma das maiores obras modernas a céu aberto do mundo, a Capital Federal, Lúcio Costa e Bauhaus falam a mesma língua e Ana Paula a traduz com maestria.

Inspirado na famosa Glass House de Mies Van der Rohe, um dos fundadores da Bauhauss e autor de conceitos como “less is more”, o espaço explora quatro dos cinco pontos da arquitetura moderna: planta livre, pilotis, fachada livre e janelas em banda. Embora as linhas retas e a arquitetura limpa estejam presentes na concepção arquitetônica, os elementos naturais e orgânicos como pedra, ferro, e madeira, que são uma constante no trabalho de Ana Paula, conferem aconchego e acolhimento imprescindíveis a uma casa para se admirar e, principalmente, para se viver.

O ambiente é composto de uma grande sala/home/jantar, que também assume a função de varanda, além de quarto, banheiro e cozinha. Matéria prima de primeiríssima linha também marca presença. Merecem destaque os armários desenvolvidos pela Ornare, a marmoraria da M Cunha, os eletrodomésticos Viking, os móveis da Hill House, a marcenaria da Santo Ofício e o piso em madeira pinus ecologicamente correta By Silva.

- Continue depois da Publicidade -

Mais que mostrar seu talento na mostra através de seu ambiente, Ana Paula concebeu uma novidade que tem sido vista como um dos pontos altos da Casa Cor Brasília 2010: o projeto pioneiro sustentável e de inclusão social Casa Cor Ação. Sob o comando de Ana Paula e de Moema Leão, uma das organizadoras da mostra, a Casa Cor Ação conta com a participação de outros 17 profissionais que participam do evento. A iniciativa consiste em mudar a vida de três famílias de catadores de lixo residentes no Varjão promovendo a completa reforma de suas casas por meio da utilização de materiais reaproveitados da montagem do evento.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Sobre Ana Paula Barros

Ana Paula Barros, mineira de Uberaba, é formada em Arquitetura e Urbanismo com Mestrado em História da Arquitetura pela UnB. Presença sempre destacada em mostras como a Casa Cor e Mostra Artefacto, por exemplo, ela escreveu em 2001 o livro Residências em Brasília. Atualmente encara com muita disposição o desafio de elaborar o Curso de Designer de interiores para a Confederação Nacional do Comércio. Seu nome consta em inúmeros projetos assinados em Brasília, entre eles espaços conhecidos do público como o ECCO (Espaço Cultural Contemporâneo), o prédio que abriga as lojas Carla Amorim, Ana Paula e Espaço Maria Tereza, Ícone Parque, Hotel Meliá Brasília, o restaurante Zuu entre tantos outros.

Por Donna Mídia Comunicação

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes