Pintura de Picasso vendida por 103 milhões de dólares em Nova York

A pintura foi comprada há apenas oito anos por US $ 44,8 milhões: é um retrato de Marie-Thérèse, a jovem que foi musa e amante do pintor espanhol

- Continue depois da Publicidade -

A obra de Pablo Picasso, “Femme assise près d’une fenêtre (Marie-Thérèse)” – “Mulher sentada perto de uma janela”, foi vendida num leilão em Nova York, durante a noite passada, a 103 milhões de dólares.

A pintura é uma das representações mais majestosas e imponentes feitas pelo pintor (1881-1973) de Marie-Thérèse Walter, sua amante e musa nos anos parisienses.

A grande obra (146 x 114 cm) foi terminada pelo artista espanhol em 30 de outubro de 1932, conforme indica a data da pintura, executada em um ateliê em Boisgeloup, perto de Paris.

 

A história do quadro de Picasso

 

O retrato foi leiloado ontem à noite pela Christiès em Nova York pela quantia astronômica de 103,4 milhões de dólares.

 

- Continue depois da Publicidade -

Femme assise près d'une fenêtre (Marie-Thérèse)

 

A obra começou com uma estimativa recorde de 45 milhões de dólares e esteve no centro das negociações por uns bons 19 minutos, chegando finalmente à oferta final de 90 milhões de dólares com uma competição reduzida entre dois aspirantes a compradores.

- Continue depois da Publicidade -

Com impostos e taxas, o novo proprietário (no momento o coletor privado está coberto pelo anonimato) tem que pagar 103,4 milhões de dólares.

O preço estelar foi formulado por um cliente por telefone com a especialista em Christiès, Vanessa Fusco.

O proprietário anterior comprou a obra-prima de Picasso há oito anos: na época, ela pagou 33,3 milhões de euros em um leilão em Londres.

- Continue depois da Publicidade -

Com o novo prêmio, as obras de Picasso aumentaram para cinco, alcançando a marca simbolicamente significativa de 100 milhões de dólares.

O preço máximo de uma obra do mestre espanhol foi alcançado em 2015 com 179,4 milhões de dólares pagos pelo quadro «As mulheres de Argel». “Femme assise près d’une fenêtre (Marie-Thérèse)” foi exibida em público no Musée Picasso em Paris e na Tate Modern em Londres no período 2017-2018 durante a exposição “Pablo Picasso 1932, o ano das maravilhas”.

 

  • Veja também: BitCoin pode ser usado para negociar arte. Conheça o ArtCoin!

 

Mais obras de Pablo Picasso

 

Você também pode gostar!

Embora o recorde de Picasso ainda seja ‘As Mulheres de Argel (1955)’ , leiloado em 2015 por 179,3 milhões, o quadro vendido na noite passada esteve no pódio de seus cinco trabalhos mais vendidos em leilões.

E não é tudo: o total arrecadado nos últimos dias na Christie’s foi de 691,5 milhões de dólares, que inclui uma obra de Jean-Michel Basquiat vendida por 93,1 milhões.

Estas são as cinco obras de Picasso mais caras.

 

As mulheres de Argel (versão 0): $ 179,4 milhões

 

As mulheres de Argel

 

Esta pintura a óleo de 1955 é a obra de arte moderna mais cara já vendida em leilão. Ela registrou $ 179,4 milhões durante o leilão em 11 de maio de 2015 na Christie’s em Nova York.

A tela representa uma cena de um harém, e foi a última de uma série realizada em 1954 e 1955 por Picasso em homenagem a Henri Matisse, falecido em novembro de 1954.

 

  • Veja também: Teatro em casa: 18 peças completas para assistir online

 

“Menina com cesto de flores”: 115 milhões de dólares

 

Pintura de 1905 premiada em maio de 2018 pela Christie’s de Nova York e que fez parte da imensa coleção Rockefeller.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre arte direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

“Nu, folhas verdes e busto”: 106,5 milhões de dólares

 

Nu, folhas verdes e busto

 

Foi vendido em maio de 2010 pela Christie’s em Nova York. Pintada em 1932, a tela representa Marie-Thérèse Walter deitada, com flores.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes