Yohji Yamahoto e sua trajetória retratada no longa Notebook on Cities and Clothes

A MUBI, plataforma de filmes alternativos, irá exibir por 30 dias o longa Notebook on Cities and Clothes, filme produzido Wim Wenders, que conta a trajetória de um dos maiores designers da alta costura, o japonês Yohji Yamahoto.

  • 8
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Em fevereiro deste ano, a plataforma de streaming MUBI, irá exibir em seu catalogo o documentário Notebook on Cities and Clothes. O filme de 1989, dirigido pelo talentoso Wim Wenders, conta a trajetória de um dos maiores designers da alta costura, o japonês Yohji Yamahoto.

 

Notebook on Cities and Clothes, um retrato íntimo do designer Yohji Yamamoto

 

Assim, o longa mostra a relação entre cinema e moda, apontando como a sétima arte influencia e inspira o modo de se vestir há décadas.

Apesar de ser um filme do final dos 80, a temática ainda é bem atual e atemporal. Encomendando pelo Centro George Pompidou, o filme conta com tomadas de  duas cidades emblemáticas tanto  para o mundo da moda quanto para a carreira de Yohji: Paris e Tóquio. Assim, entre as cenas que mostram a beleza incomparável de ambas as cidades e o ateliê do designer japonês, conhecemos um Yohji sensível e preocupado com as pessoas.

 

“Fazer moda implica pensar nas pessoas, com quem falo e encontro”, “Sou um costureiro”,  diz o estilista.

 

- Continue depois da Publicidade -

Porém, o talento do designer japonês não é o único a ficar em evidência na produção. Assim, em cada cena do longa podemos ver todo  o talento e a criatividade do diretor Wim Wenders.

O longa  ficará no catalogo da MUBI até o dia 15 de Março de 2021.

 

- Continue depois da Publicidade -

Para quem ama os clássicos do cinema, a plataforma MUBI é imperdível

 

A MUBI é um aplicativo igual a outras plataformas como NetFlix, AmazonPrime etc. Contudo, ao contrário da da maioria das plataformas,  a MUBI não exibe em seu catálogo filmes que são sucesso de bilheteria.

Assim, o aplicativo oferece produções de filmes mais voltados para o cinema cult mundial  de diferentes épocas, gêneros etc.

- Continue depois da Publicidade -

Além disso, outro diferencial da MUBI é  que apenas 30 filmes, escolhidos a dedo por especialistas, ficam disponíveis para os assinantes da plataforma. Estes filmes são renovados diariamente e enquanto um filme entra para o catálogo um outro  é removido automaticamente.

Desse modo, cada filme fica disponível para os assinantes da plataforma por apenas 30 dias.

Para acessar a plataforma e assistir aos filmes, o interessado precisa fazer uma assinatura mensal, que custa R$ 27,90 e terá direito a ver todas as produções disponíveis do catálogo. A  plataforma também oferece um serviço de aluguel. Assim, cada filme custa  R$ 9,90.

O assinante pode assistir aos filmes no aplicativo em celulares  Android e iPhone (iOS), tablets,  smart TVs etc.

As produções do MUBI são todas em áudio original com a opção de adicionar legendas em português, não tendo a opção de assistir dublado

 

 

 

 Quem é Yohji Yamahoto?

 

Notebook on Cities and Clothes

 

Yohji Yamamoto é um estilista japonês estabelecido em Tóquio e Paris. Considerado um grande alfaiate como Madeleine Vionnet, é conhecido por sua costura avant-garde unida à estética de design japonesa.

Yamamoto se considera um estilista e não um costureiro, destacou-se da maioria dos parceiros de profissão por conseguir ultrapassar os limites da criação de roupa, para se consolidar como um criador de arte.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Trajetória de Yohji Yamamoto

 

Segundo a Wikipédia, nascido em Tóquio, Yamamoto graduou-se no curso de Direito na Universidade de Keio em 1966. Desistiu de uma futura carreira legal para auxiliar a mãe em seu negócio de moda, aonde ele aprendeu suas habilidades de costura. Mais adiante, ele estudou moda na Faculdade de Moda de Bunka, formando-se em 1969.

 

Carreira

 

Yamamoto estreou sua carreira em Paris em 1981. Em uma entrevista para o New York Times em 1983, Yamamoto disse sobre suas criações:

 

“Eu acho que as minhas roupas masculinas são tão boas quanto as da moda feminina. […] Quando comecei a criar, queria que fazer roupas masculinas para mulheres.”

 

Notebook on Cities and Clothes
Foto/ : Pinterest

Mais recentemente, expôs: “quando comecei a fazer roupas para a minha linha Y’s em 1977, queria que as mulheres vestissem roupas de homem. Me joguei na ideia de desenhar casacos para mulheres. Significava algo para mim – a ideia de um casaco guardando e escondendo o corpo de uma mulher. Queria proteger o corpo feminino de algo – talvez dos olhos masculinos ou de um vento frio.”

 

Yamamoto é conhecido por um espírito avant-garde em suas roupas, frequentemente criando obras distantes das tendências atuais. Suas características silhuetas grandes geralmente incluem drapeados em texturas variadas. As coleções de Yohji são predominantemente feitas em preto, uma cor que Yamamoto descreveu como:

“modesta e arrogante ao mesmo tempo. Preto é preguiçoso e fácil – mas misterioso. Mas acima de tudo, o preto diz: “eu não importuno você – não me importune.”

 

Reprodução: Pinterest

 

 

Colaborações e Dívidas

 

O trabalho de Yamamoto também conquistou seus consumidores através de suas colaborações com outras marcas de moda, incluindo Adidas (Y-3), Hermès, Mikimoto, Mandarina Duck e New Era Cap Company; e com artistas de diferentes áreas, como Tina Turner, Sir Elton John, Placebo, Takeshi Kitano, Daniel Barenboim, Pina Bausch e Heiner Müller.

Yohji Yamamoto foi convidado a curar a segunda edição da revista A MAGAZINE curated by em 2005, após Martin Margiela. Decisões equivocadas de administradores financeiros empurrou a empresa para dívidas de mais de 65 milhões de dólares em 2009, o que irritou Yamamoto e levou a uma reestruturação da empresa de 2009 a 2010.

O capital privado integral Corp foi identificado como a empresa japonesa que irá reestruturar a Yohji Yamamoto Inc. e em novembro de 2010 a empresa saiu das dívidas e evitou o risco de falência.

Yohji expressou uma profunda paixão por desenhar roupas, indo longe e dizendo que ‘não pode se imaginar aposentado’.

 

Estilo minimalista é a principal marca das criações de Yamahoto

 

Notebook on Cities and Clothes
Foto/ Reprodução: Pinterest

 

Além de se destacar por criar peças que não são tendência, Yamahoto também fez questão de inserir em suas criações um pouco da moda japonesa. Logo, é daí que vem suas roupas com modelagens amplas e sua cartela de cores bem básicas.

Por nunca se preocupar em seguir tendências, Yohji Yamahoto conquistou a admiração e o respeito de todos no mundo fashion e também garantiu a longevidade, com peças clássicas, para sua marca.

Enfim, para quem é fã de arte, moda e alta costura, conhecer a trajetória deste grande designer, vale a pena! Assista ao longa Notebook on Cities and Clothes para conferir o incrível trabalho de Wim Wenders. O diretor alemão conseguiu em 1 hora e 21 minutos pintar um retrato sensível e poético de um dos maiores estilistas de todos os tempos.

  • 8
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes