Spa caseiro: 11 truques para transformar seu banheiro em um spa em casa!

Spa caseiro: 11 truques para transformar seu banheiro em um spa em casa!

Você já pensou nas vantagens de um spa caseiro? A vida moderna é agitada — podemos dizer até que é frenética. E em meio aos mil e um acontecimentos diários, com certeza merecemos criar alguns momentos especiais. Por isso, ter um espaço em casa que seja dedicado só para você faz toda a diferença!

Afinal, quem nunca desejou aquele famoso “dia de princesa” em um spa? Essa experiência de relaxamento e descompressão pode ser replicada de várias formas em casa, e adaptada para qualquer orçamento.

Da arquitetura bem pensada aos pequenos objetos como velas aromáticas, você pode lançar mão de uma série de truques diferentes para criar o próprio spa caseiro. Nós vamos te contar quais são eles!

 

  • Antes, nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Como transformar o banheiro em um spa caseiro?

 

Existem duas formas de trazer a atmosfera de um spa em casa para o seu banheiro. A primeira é por meio da arquitetura, e da maneira como o cômodo é planejado — antes mesmo de você usá-lo.

A segunda é por meio da decoração e de pequenos elementos-chave que deixam o momento do banho mais especial. Um bom exemplo são as velas aromáticas.

Falaremos dos dois por aqui — começando pela arquitetura!

 

 

Está gostando do post? Nos acompanhe no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha para seguir.

 

Como decorar um banheiro tipo spa?

 

1. Use madeira

 

 

A decoração com madeira é um recurso muito aproveitado para conferir aconchego aos ambientes. Não tenha medo de usá-la na sua sala de banho!

Mas como assim, usar a madeira em um ambiente úmido? Essa dúvida é muito comum. Mas pode ficar tranquila: desde que o banheiro seja bem ventilado, e que você não aplique o material diretamente na área do chuveiro, por exemplo, não há problema.

Há diversas formas de usar a madeira no décor. Ela pode ser aproveitada como revestimento, por exemplo. Nesse caso, ela vai das paredes ao piso. Que tal um deck que leva até a banheira?

Por outro lado, ela pode ser um accent decorativo — presente nos armários, prateleiras, na moldura do espelho… e até nos nichos nos quais você apoia seus produtos de beleza.

 

 

Quer trazer a aparência da madeira para as áreas molhadas do banheiro? Aposte em revestimentos que imitam a textura e as cores dela, como o porcelanato. Eles têm baixa porosidade, o que significa que absorvem menos água. Ideais para esse tipo de espaço!

Papel de parede também pode ser uma ótima forma de trazer aquele toque especial ao ambiente, uma vez que existem atualmente muitas alternativas, inclusive impermeáveis, que podem ser usadas até no banheiro.

Veja mais dicas em Papel de parede: quais os tipos, como colocar e onde usar.

 

 

 

2. Pinte seu banheiro de acordo

 

Quando você pensa em tranquilidade, quais cores vêm à mente? Pois bem: são elas que você deve aplicar à decoração do seu spa caseiro. E isso inclui a pintura das paredes!

Além da madeira, usar tons neutros na decoração é de praxe para enfeitar esse tipo de espaço. Entre os mais populares estão o branco e o off-white, coringas do estilo spa.

Dica: pintar tudo de branco pode parecer sem graça à primeira vista. Mas além de trazer uma atmosfera clean ao seu ambiente, a cor é ideal se você quiser instalar luzes de LED para cromoterapia!

 

3. Instale LEDS para cromoterapia

 

À primeira vista, a cromoterapia pode parecer um conceito muito complexo. Mas não é! Em suma, ela consiste do uso da luz em diferentes tonalidades para auxiliar no equilíbrio do corpo e da mente. Ela é intimamente relacionada à psicologia das cores!

Os spas mais badalados contam com tratamentos de cromoterapia em suas dependências. E você também pode fazer isso em casa!

A maneira mais prática é comprar chuveiros de alta tecnologia, que já têm a funcionalidade embutida. Simples assim.

 

 

 

Outra alternativa é usar smart lights, lâmpadas de LED que podem ser completamente configuradas pelo seu celular. Elas são mais caras que as lâmpadas comuns, mas são realmente personalizáveis — desde a cor até a intensidade da luz!

Mas qual é o efeito de cada nuance? Nós te contamos:

  • Azul: inspira a calma, a honestidade, a bondade e a paz interior
  • Amarelo: estimula a criatividade, a lógica, o intelecto e a leveza no seu dia a dia
  • Verde: traz equilíbrio, harmonia e incentiva habilidades sociais e de comunicação
  • Laranja: ajuda tanto na criatividade quanto na produtividade, conferindo também otimismo
  • Vermelho: colabora na recuperação de energia e força de vontade, além da espontaneidade

Apesar de falarmos muito de banheiras, você não precisa ter uma para fazer um spa em casa. A cromoterapia, por exemplo, pode ser feita sem problema nenhum em um banho de chuveiro. Porém, é inegável que elas são perfeitas para relaxar e curtir um tempinho a sós. Se você estiver pensando em ter uma, mas não sabe como escolher, confira nossa matéria sobre tipos de banheira!

 

4. Aposte nos materiais naturais

 

Com esse truque, seguimos a regra da madeira. Quanto mais fibras naturais, mais aconchegante fica o ambiente!

E também é muito fácil usá-las, viu? Invista principalmente em cestos. Assim, você garante o charme decorativo e a praticidade da peça para organizar seus objetos.

Destacamos ainda que os materiais naturais estão em alta na decoração. Veja quais são e como usá-los com muitas fotos de inspiração. Além de  Cestos e caixas, como usá-los na organização de ambientes, explorando toda sua versatilidade.

 

 

5. Tenha plantas!

 

Que tal trazer o ar livre para dentro de casa? Selva urbana, é um conceito super em alta, pois trazer plantas e flores para dentro de casa, é como ter amigos fotossintetizadores. Elas ajudam a tornar sua casa mais convidativa, limpa o ar e tornam você um ser humano mais harmônico!

Ah: você também pode lançar mão de vasos e plantas para incrementar ainda mais o visual orgânico do ambiente.

O verde, afinal, é um recurso indispensável da decoração para purificar o ar ao nosso redor e enfatizar as atmosferas de aconchego. Além do mais, você ainda pode investir em plantas que multiplicam essa sensação!

Veja também nosso especial de Jardim de Suculentas: baratas, fáceis de cuidar, descubra tipos e 47 fotos de inspiração para dar aquele toque especial na decoração.

 

 

Existe um truque esperto, por exemplo, que é colocar ramos de eucalipto amarrados na cabeça do seu chuveiro. Dessa forma, quando você toma uma chuveirada quentinha, o vapor ajuda a liberar o aroma dessas folhas. Pronto: você acaba de tomar um banho aromático, gostoso e simples, sem precisar ter uma banheira em casa.

 

 

Só fique atenta: ao decorar com vasos, busque pelas plantas que se dão bem em locais úmidos. Aloe vera e bambu são boas opções — essa última, valiosa do ponto de vista do feng shui.

Portanto, pesquise sobre bem antes de se jogar na decoração com plantas! Invista nelas pela beleza natural e pelas suas propriedades, mas esteja disposta a cuidar de cada espécie que escolher.

 

6. Use uma bandeja para banheira

 

Seus planos de spa caseiro contam com a imersão em uma banheira deliciosa? Aproveite a oportunidade para colocar uma leitura em dia, tomar um chá, ou até um champanhe.

Na maioria das fotos e inspirações de spa em casa, vemos bandejas ou tábuas de madeira sobre a banheira. Elas são usadas para colocar os elementos principais daquele banho, e permitir que você passe mais tempo ali. Afinal, oferecem um suporte para seu livro favorito ou até um tablet.

E caso ainda não tenha uma banheira por uma questão de espaço, veja nossas dicas de Banheira pequena com 10 decorações e modelos que podem caber no seu banheiro.

 

 

Se você não costuma gostar de ficar sem fazer nada por muito tempo, essa é uma alternativa para aproveitar o momento com um adicional de entretenimento.

Aliás, quando falamos de projetos de bricolagem, ensinamos o passo a passo de uma bandeja de madeira. Dê uma olhadinha: quem sabe você não consegue adaptar e fazer uma para a sua banheira?

 

7. Lance mão de texturas no piso

 

 

Na foto acima, a área do chuveiro conta com pedrinhas brancas e uma espécie de tapete de ripas de madeira. As diferentes texturas, principalmente das pedras, são usadas para cuidar dos pés.

Você pode apostar nisso como uma adição arquitetônica, da maneira que foi feita na imagem. Ou, então, buscar por tapetes feitos de seixo. Eles cumprem efeito similar, massageando os pés durante o uso.

 

Outros truques simples para seu spa em casa

 

Não é só com um projeto de arquitetura e uma decoração específica que você alcança o clima perfeito para o spa caseiro. Ambos ajudam, e muito, é verdade! No entanto, você pode criar seu dia especial de autocuidado em qualquer lugar.

Alguns truques podem incrementar o ambiente de jeitos surpreendentemente simples. Enquanto isso, você aproveita vários rituais de beleza e relaxamento diferentes.

 

Aposte nas velas

 

 

Ah, as velas! Elas são parceiras coringa dos momentos de relaxamento. Existem dois motivos para isso.

O primeiro é a luz. Um conjunto de velas, em um banheiro com a luz apagada, cria um cenário especial propício para o descanso. É que a luz ambiente, geralmente, nos mantém alertas.

As luzes dos banheiros por si só costumam ser intensas, já que é nesse tipo de ambiente em que nos arrumamos. A não ser que você tenha um dimmer — ou seja, uma iluminação ajustável — você não relaxará por completo se deixá-las ligadas no seu dia de spa em casa.

Logo, a luz apagada em combinação com velas acesas é uma receita certeira para o relaxamento.

 

 

O segundo motivo para apostar nas velas é o aroma. Você pode escolher produtos com cheiros diferentes, baseados nas sensações que deseja estimular durante o seu banho. A hortelã ou o eucalipto, que mencionamos lá em cima, por exemplo, são ambas opções refrescantes. São pedidas certeiras para quem tem a imunidade baixa ou sofre com alergias pois ajudam com processos respiratórios.

Já as velas curativas de lavanda são interessantes para aqueles que precisam relaxar profundamente. Na aromaterapia, essa planta é conhecida por seus poderes tranquilizantes.

Sabia que você pode até fazer velas curativas em casa? Com poucos ingredientes e os óleos essenciais da sua preferência, você personaliza seu momento do banho e deixa ele ainda mais gostoso.

 

Use um difusor

 

Se você não quer usar ou não gosta de velas, não tem problema. Você pode obter um efeito parecido, em relação aos aromas, com um difusor! Ele ainda traz a vantagem de você poder usar e misturar os óleos essenciais que quiser. Eles podem ser sempre diferentes a cada banho — e você não fica refém de usar uma vela até ela acabar.

 

Faça uma máscara de argila caseira

 

Não restrinja o autocuidado apenas ao banho. Aposte no ritual completo! Para isso, cuide também da face.

A máscara de argila é uma alternativa acessível para criar um spa day em casa. Isso porque você pode comprar produtos já prontos que contém a argila desejada, ou comprá-las a granel. Basta colocar em um pote de vidro lindo e usar quando quiser.

 

 

Cada cor de argila ajuda a pele do rosto com propriedades diferentes:

  • Verde: essa argila é uma das mais populares, usada na manutenção de peles oleosas e acneicas
  • Branca: preferida de quem tem pele sensível, a argila branca ajuda a clarear manchinhas, com efeito cicatrizante
  • Preta: essa argila também ajuda no clareamento das manchas, além de ter ação anti-inflamatória para a pele
  • Vermelha: usada para estimular a circulação, a argila vermelha é recomendada para a “desintoxicação” da pele
  • Amarela: parceira dos tratamentos antienvelhecimento, essa argila tem propriedades revitalizadoras

 

 

 

Só fique atenta à maneira de usar a argila, viu? O mais indicado é colocá-la em um pote limpo, dissolvendo com uma água termal ou um chá de ervas naturais que combine com o propósito da argila. A textura deve ser pastosa, nem muito líquida, nem grossa ao ponto de ficar com pelotas.

Depois, você deve passar camadas generosas sobre o rosto. E sob hipótese alguma deixe sua argila secar completamente: isso pode fazer mal para a pele! O tratamento deve durar de 15 até 30 minutos, em média. Quando ela estiver secando, você pode borrifar mais água termal ou chá para hidratá-la.

 

Personalize seus sais de banho

 

O propósito dos sais de banho não é apenas deixar a banheira colorida e ter um cheirinho bom. Muito pelo contrário: eles são usados para realmente tratar a pele, hidratando-a enquanto você está imersa na água. E não precisam ser comprados para terem um bom efeito!

Em geral, esse tipo de produto é fácil de fazer, contendo sempre óleos essenciais que também ajudam na manutenção emocional.

Que tal fazer sais de banho especialmente para o seu spa caseiro? Em nossa matéria sobre banhos energéticos, ensinamos vários deles, inclusive o ritual de banho da lua cheia, para renovar suas energias.

Abaixo, também indicamos uma receita inspirada no chai latte, feita para deixar sua pele perfeita e aquecer o coração.

 

 

Ingredientes:

  • 1/4 de copo de sal marinho
  • 2 1/8 de copos de leite em pó
  • 1/4 de copo de maizena
  • 3 gotas de óleo essencial de cardamomo
  • 2 gotas de óleo essencial de gengibre
  • 4 gotas de óleo essencial de canela
  • 3 gotas de óleo essencial de cravo
  • 1/4 de copo de sal rosa do himalaia
  • 2 colheres de sopa de folhas de chai
  • 1 jarro bonito com vedação

Para fazer, o primeiro passo é combinar o sal, o leite em pó e a maizena. Misture com um garfo, para deixar a mistura bem soltinha. Coloque-a no seu jarro. Em um bowl separado, coloque o sal branco do himalaia seguido das gotas de óleos essenciais por cima dele. Depois misture bem novamente!

Agora você pode juntar tudo, inclusive as folhas de chai no topo do pote.  Sua primeira receita de sais de banho para spa caseiro está pronta!

Gostou das ideias? Agora é só colocá-las em prática. Marque seu spa caseiro no calendário e faça desse dia uma ocasião realmente especial. Você merece!

 

AromaterapiaArquiteturaautocuidadobanheirabanheira pequenabanheiro com banheirabanhosbanhos energéticosDecoraçãoDecoração com madeiraDecoração com plantasEucaliptoMáscara de argilaÓleos Essenciaisplantasrituais de autocuidadosais de banhoSpaspa caseiroSpa DaySpa em casatipos de banheira