Sábado cultural na Praça Benedito Calixto em São Paulo

- Continue depois da Publicidade -

115


Foto: Bowling for Cake

Foi em meados da década de 80 que um grupo de moradores do bairro de Pinheiros começou a lutar pela reforma da Praça Benedito Calixto. Eles queria que o local fosse um ponto de lazer e cultura. Depois de constatar que no bairro viviam inúmeros artistas e artesões, surgiu a ideia de formar uma feira na praça para divulgar esses trabalhos. “A feira tem esse aspecto de divulgação cultural”, comenta o expositor Roberto Girotto.

Hoje a Praça Benedito Calixto já é considerada um point nos sábados paulistanos e é reconhecida internacionalmente como uma das melhores feiras de antiguidades e artesanatos. É um ponto de referência cultural e faz parte do calendário turístico e de lazer de São Paulo desde 1987. “No começo todo mundo expunha no chão, não tinha as barracas. Eram uns 50 expositores, hoje tem por volta de 400, aumentou bastante”, lembra Nusha Guedes, expositora da feira há 23 anos.

“Começou com um grupo de aposentados vendendo velharias, curiosidades, selos e muita revista antiga. Hoje a gente herda de muitos dos nossos parentes que trabalhavam aqui e ainda trabalham. Aqui era do meu sogro, começou há doze anos. Esse aqui é meu hobby”, diz o administrador de empresas Wagner Dias do Nascimento Júnior.

A Feira de Arte, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto ficou tão consagrada que influenciou todo o comércio nos seus arredores, que hoje se dedica para atender uma freguesia interessada em novidades e momentos de descontração de prazer. São lojas de decoração, antiguidades, bares e restaurantes com todo o toque alternativo das pessoas que freqüentam a região.

- Continue depois da Publicidade -

“Antes a gente saía comprando fora, em bazares ou particular. Hoje não precisa porque o pessoal passa aqui, já vê você vendendo e te oferece. A oferta às vezes é até maior que a procura”, comenta Nusha Guedes.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

É infalível: todo Sábado, das 9h às19h, a praça é tomada por gente bonita, música brasileira de boa qualidade, espetáculos de artistas, capoeiras, objetos de artes, raridades, quinquilharias, doces, sorvetes, comidas típicas, cerveja bem gelada e um gostoso clima de paquera.

Veja alguns vídeos com as apresentações do “Chorinho na Praça”:

[http://www.youtube.com/watch?v=k2GOXirwAhE]

[http://www.youtube.com/watch?v=IiRFoPpSvvM]

“Antes era tranqüilo. Hoje já é mais difícil, eu tenho que chegar três e meia da manhã pra estacionar”, conta o expositor Manuel Nascimento dos Reis.

“A Feira de Arte, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto é um local importante de encontros, onde o homem urbano pode alimentar-se do simbólico de que ele tanto necessita para poder nutrir-se como ser criativo, através das obras de arte, das antiguidades expostas, bem como das manifestações culturais que lá ocorrem”, segundo a Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto.

O nome da praça é um pequeno tributo à memória de Benedito Calixto de Jesus, um dos maiores pintores e paisagistas brasileiros. Clique aqui para saber mais.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes