Dia do Espírito Santo: 20 frases, 9 orações e significado da data

Comemorado em 31 de maio, o Dia do Espírito Santo celebra a presença de Deus nas vidas dos fiéis. Por isso, a data é marcada pela esperança de renovação

Foto: Unsplash

No dia 31 de maio, é celebrado o Dia do Espírito Santo. Trata-se de uma das datas mais importantes do calendário católico, porque marca o início de um novo tempo. Afinal, representa a descida do Deus onipotente sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Assim sendo, preparamos um especial contando a origem da comemoração, o simbolismo por trás dela, bem como 20 frases incríveis e 9 orações poderosas para rezar neste dia. Continue lendo!

O que escrever no Dia do Espírito Santo?

Você gostou da frase? Então, compartilhe! Fonte: Canva (adaptado)

1. É através do dom do conselho que o Espírito Santo ajuda seus filhos a tomarem as decisões mais acertadas. Feliz dia do Espírito Santo!

2. É por meio do exercício de nossa fé que sentimos cada vez mais a presença do Espírito Santo.

3. O poder do Espírito Santo é capaz de retirar todo medo e ódio dos nossos corações.

Caso tenha gostado do cartão virtual, compartilhe no Instagram, por exemplo! Fonte: Canva (adaptado)

4. Daí glórias a Deus a todo momento, porque a presença do Espírito Santo é real em sua vida.

Related Post

5. Com o dom da inteligência, o Espírito Santo nos auxilia a enxergar os pequenos milagres do dia a dia.

Frases do Espírito Santo de Deus

Gostou da imagem? Então, poste! Fonte: Canva (adaptado)

6. Que o Espírito Santo te guie em cada decisão!

7. Se não fosse o dom da fortaleza, concedido pelo Espírito Santo, nossas almas padeceriam nesta terra.

8. Querido Espírito Santo, obrigado por guiar todas as minhas batalhas e nunca desistir de mim.

Você gostou da frase? Então, compartilhe! Fonte: Canva (adaptado)

9. Espírito Santo, encha meu coração com sua sagrada luz!

10. Embora invisível, o Espírito Santo faz maravilhosas obras visíveis!

Frases do Espírito Santo Católicas

Se identificou com o card? Então, compartilhe! Fonte: Canva (adaptado)

11. Ninguém pode apagar o fogo do Espírito Santo!

12. “Calar-se, dissipar o obstáculo para deixar orar o Espírito Santo, e unir-se à prece que Ele faz em nós, eis o exercício e a virtude da oração”. (São Pedro Julião Eymard)

13. O Espírito Santo habita em nós para completar a transformação que iniciou no momento de nossa salvação.

Caso tenha gostado do cartão virtual, você pode compartilhar nas redes sociais, por exemplo! Fonte: Canva (adaptado)

14. “Quando deixamos de lado as palavras de conveniência e nos dirigimos aos irmãos com aquela ternura que aquece o coração, fomos de certeza tocados pelo Espírito Santo”. (Papa Francisco)

15. “O Espírito Paráclito é, assim, dado à Igreja como princípio inesgotável da sua alegria de Esposa de Cristo glorificado”. (Beato Paulo VI)

Espírito Santo Frases Bíblicas

Gostou do cartão? Então, compartilhe nas redes sociais! Fonte: Canva (adaptado)

16. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” (Gálatas 5:22-23)

17. “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” (2 Coríntios 3:17)

18. “Nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.” (2 Coríntios 1:22)

Gostou da imagem? Então, poste! Fonte: Canva (adaptado)

19. “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (2 Timóteo 1:7)

20. “Pois o Reino de Deus não é de comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” (Romanos 14:17)

Como orar para receber os dons do Espírito Santo?

Não importa o momento da sua vida em que você se encontre: o Dia do Espírito Santo é uma ótima oportunidade para reafirmar a sua fé. Em seguida, separamos 3 orações poderosas que vão te ajudar a encontrar o caminho correto e melhorar sua vida.

Foto: Pexels

Como se reza a oração do Espírito Santo?

“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, eu te adoro, louvo e amo. Peço-te perdão por todas as vezes que te ofendi em mim e no meu próximo. Vem, com a plenitude de teus dons, nas ordenações, nas consagrações, e nas crismas. Ilumina, santifica, aumenta o zelo apostólico. Espírito de verdade, consagro-te a minha inteligência, imaginação e memória, ilumina-me.

Dá-me conhecer Jesus Cristo mestre. Revela-me o sentido profundo do seu evangelho e tudo o que ensina a Santa Igreja. Concede-me o dom da sabedoria, da inteligência, do conselho. Espírito santificador, consagro-te a minha vontade: conduze-me sempre e em tudo conforme a vontade do pai. Concede-me o dom da fortaleza e o santo temor de Deus.

Espírito de vida, consagro-te o meu coração: faze crescer em mim a vida divina. Concede-me o dom da piedade. Amém.”

Curtiu o cartão? Então, compartilhe nas redes sociais! Fonte: Canva (adaptado)

Oração a Deus Espírito Santo


“Deus Espírito Santo, renova a nossa vida: envia a Tua luz e dá-nos coragem e força. Vem, Espírito Santo. Vem a nós com Teus dons: bondade, mansidão e paciência. E, Vem, Espírito Santo. Não permitas que o mal nos destrua, mas ajuda-nos a superar o mal pelo bem. Vem, Espírito Santo. Dirige nosso pensamento e nossa ação, ajuda-nos na nossa fraqueza, pois sem Ti nada podemos fazer. Vem, Espírito Santo. Faze-nos boas testemunhas de Cristo e deixa-nos encontrar alegria junto de Ti. Vem, Espírito Santo.”

Se identificou com o card? Então, compartilhe! Fonte: Canva (adaptado)

Oração do Divino para alcançar uma graça


“Espírito Santo Você que me faz ver tudo e me mostrou o caminho para alcançar meus ideais, Você que me deu o Dom Divino para perdoar todo o mal que foi feito para mim, e Você que está em todas as instâncias da minha vida.

Quero agradecer-lhe por tudo e confirmar com você mais uma vez que eu nunca quero me separar de você, não importa quão grande seja o desejo material. Eu quero estar com você e meus entes queridos em sua glória perpétua. (Faça o seu pedido).”

Curtiu o cartão? Então, envie nas redes sociais! Fonte: Canva (adaptado)

Oração para pedir os 7 dons do Espírito Santo


“Vinde, Espírito de Sabedoria! Instruí o meu coração, para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-los a todos os bens da terra. Glória ao Pai.

Vinde, Espírito de Entendimento! Iluminai a minha mente, para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. Glória ao Pai.

E, Vinde, Espírito de Conselho! Assisti-me em todos os negócios desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações, e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. Glória ao Pai.

Vinde, Espírito de Fortaleza! Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades, e dai à minha alma o valor necessário para resistir a todos os seus inimigos. Glória ao Pai.

E, Vinde, Espírito de Ciência! Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma. Glória ao Pai.

Vinde, Espírito de Piedade! Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e Santo Amor de Deus. Glória ao Pai”.

Nesse sentido, compartilhe o cartão nas redes sociais! Fonte: Canva (adaptado)

Hino do Espírito Santo

“Ó Espírito Santo, Espírito de amor e de verdade, autor da santificação das nossas almas, eu Vos adoro como o princípio de minha felicidade eterna. Muitas graças Vos dou, Soberano Dispensador dos benefícios que do céu recebo, e Vos invoco como a fonte das luzes e da fortaleza que me são necessárias para conhecer o bem e poder praticá-lo.

Espírito de luz e de fortaleza, alumiai o meu entendimento, fortificai a minha vontade, purificai o meu coração, regulai todos os meus movimentos, e fazei-me dócil a todas as vossas inspirações. Espírito Consolador, aliviai as penas e os trabalhos que me afligem neste vale de lágrimas, dai-me conformidade e paciência, para que eu mereça fazer neste mundo penitência dos meus pecados e gozar no outro a luz da eterna bem-aventurança. Amém.”

Gostou da frase? Então, compartilhe no Whatsapp! Fonte: Canva (adaptado)

Oração ao Divino

“Ó Divino Espírito, que tantas vezes iluminaste a minha alma com a luz dos teus raios, agradeço-te de todo o coração.

Ó Espírito Divino, que me enviaste tantas inspirações santas e bons desejos, agradeço-Te de todo o coração.

Espírito Divino, que sustentas a minha fraqueza pela Tua soberana virtude, agradeço-Te de todo o coração.

Pelos atos de virtude que o Senhor me fez realizar e que são devidos à Sua salutar assistência, agradeço-Lhe de todo o coração.

Pelo pouco bem que pude fazer com a Tua ajuda, agradeço-Te de todo o coração.”

Gostou do cartão? Então, compartilhe nas redes sociais! Fonte: Canva (adaptado)

Novena ao Espírito Santo do Padre Reginaldo Manzotti

“Vinde Espírito Santo e Dai-nos a graça de um novo Pentecostes,

Vinde, fogo abrasador e Dai-me Teu Amor, Tua Luz, Tua Força, Tua Coragem. Derramai sobre mim os dons, reavivando minha fé e meu discipulado, no pronto seguimento de Jesus Cristo.

Espírito Santo, vinde a mim com o dom da piedade e inflame meu coração e a minha alma do amor ardente por Deus. Dai-me a verdadeira piedade!

Espírito Santo, derramai sobre mim o dom da ciência, para que eu possa com os olhos da fé, ver as maravilhas do mundo criado por Deus.

Divino Espírito Santo, dai-me o dom da fortaleza, revestindo-me de saúde do corpo e da alma, na missão de discípulo de Jesus, a que fui chamado pelo Batismo. Na Tua fortaleza me refugio. Da Tua Fortaleza que eu avance. Pela Tua Fortaleza que eu lute. Com Tua Fortaleza que eu persevere.

Espírito Santo, dai-nos a graça de um novo Pentecostes,

Espírito Santo Paráclito, derramai sobre a minha inteligência limitada o dom do entendimento. De forma abundante e profunda revelai-me os mistérios profundos de Deus.

Espírito Santo, dai-nos a graça de um novo Pentecostes,

Vinde, Espírito Santo, auxilie-me com o dom da sabedoria de Deus. Sabedoria que vem do alto, e me faça viver com os pés no mundo, o coração no próximo e as mãos na vida com olhar para a eternidade.

Espírito Santo, dai-nos a graça de um novo Pentecostes,

Vinde Espírito Santo e renovai meu coração. Enche-me de fé para revelar a todos os Teus frutos: Amor, Alegria, Bondade, Paz, Domínio, Mansidão, Fidelidade, Longanimidade e Benignidade (Gl. 5,22).

Vinde Espírito Santo, vinde em auxílio de minha fraqueza, ficai comigo e derramai sobre mim vossas Divinas Bênçãos. Amém.”

Gostou da imagem de da Oração? Então, poste! Fonte: Canva (adaptado)

Oração para o Divino Espírito Santo

“Santo Espírito de Deus, vinde sobre mim, sobre minha casa e sobre todos nós.

Que a Vossa Luz Divina nos ilumine, retirando de nós toda a raiva e toda a escuridão.

Vós que sois a alma da Igreja vinde e renovai a fim de que ela seja sempre testemunha do Teu Reino de Amor.

Vossa força nos ajude nos momentos em que a fraqueza quiser ocupar espaço em nossas vidas.

Espírito Santo, que em Pentecostes manifestastes o poder de Deus, derramai sobre nós os vossos dons.

Ajudai-nos a viver a Paz do Senhor nos seus caminhos e permanecei conosco.

Santo Espírito Criador, criai em nós um amor grande e forte ao Pai e que nada possa apagar essa chama.

Espírito da verdade, manifestai em nós o desejo de conhecer, propagar e viver a palavra do senhor.

Que ela cresça em nosso coração e dê muitos frutos!

Guia-nos sempre e nunca vos distancie de nós.

Amém.”

Gostou da oração? Então, envie no Whatsapp! Fonte: Canva (adaptado)

Prece para invocar o Paráclito

“Vinde, ó Espírito Santo!

Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.

Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado.

E renovareis a face da Terra.

Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação.

Por Cristo, Senhor Nosso.

Amém.”

Caso tenha curtido, compartilhe no Whatsapp, por exemplo! Fonte: Canva (adaptado)

Quando se comemora o Dia do Espírito Santo?

Também conhecida como Dia do Divino Espírito Santo ou Dia de Pentecostes, essa data cai 50 dias após a Páscoa. De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, foi neste dia que o Espírito Santo desceu do céu na forma de línguas de fogo para os apóstolos de Jesus Cristo. Em 2022, a celebração será em 31 de maio.

A celebração teve origem em Portugal, por volta do século XIV. Então, na época, era costume que os nobres mais abastados organizassem banquetes coletivos. Neles, ofertavam não só comida, como também esmolas aos pobres.

Hoje, a comemoração acontece em todo Brasil e ainda conta com doações para os mais necessitados. Além disso, é caracterizada pela esperança do início de uma nova era – mais justa e próspera – na vida das pessoas. Afinal, a presença de Deus permite a renovação da fé, das forças e das energias.

Foto: Unsplash

O que é Divino Espírito Santo?

É a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Isso ao lado de Deus Pai – o Criador do Universo, para quem nada é impossível – e Jesus Cristo – o filho predileto que morreu na cruz para nos salvar.

O Espírito Santo ou Paráclito procede do Pai e do Filho. Sua presença traz a promessa de renascimento.  É a maior fonte de amor, de verdade, de conhecimento e de força.

Costuma ser representado pelo símbolo da pomba branca, sempre acompanhada de sete raios. São os sete dons: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.

Foto: Unsplash

Quais são os símbolos do Espírito Santo?

Foto: Unsplash

A celebração do Dia do Espírito Santo é representada por sete símbolos muito importantes. São eles:

  1. Água, elemento essencial para a vida;
  2. Pomba branca, que simboliza a ave mensageira que possui os 7 dons do Divino;
  3. Fogo, que é considerado sagrado;
  4. Selo, pois é uma marca que identifica a presença de Deus;
  5. Óleo, que era usado nos tempos bíblicos;
  6. Vento, pois Jesus falou que era o símbolo do Espírito Santo
  7. Orvalho, que aparece 36 vezes no Antigo Testamento.

O que é comemorado no dia 31 de maio?

Além do Dia do Espírito Santo, o 31 de maio é dia de outras comemorações. É o Dia do Comissário de Bordo ou da Aeromoça, o Dia do Aeroporto e o Dia Mundial de Combate ao Fumo.

Revisado e atualizado por Thamyres Barbosa.

Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados