Decoração de outono: dicas para decorar a casa +20 inspirações

Decoração de outono: dicas para decorar a casa +20 inspirações

Cada estação do ano possui uma particularidade. E, claro, o outono não é diferente. Esta época é marcada pelas folhas secas espalhadas pelo chão e pelo início dos ventos frios que anunciam a chegada do inverno. Para que a casa fique preparada para esse clima e fique muito mais aconchegante, trouxemos dicas de decoração de outono!

Alguns elementos que fazem toda a diferença nesta estação são as folhas que podem e devem ser usadas para uma decoração única. Além disso, os tecidos, as estampas, as cores e até a iluminação mudam. Portanto, não perca nenhuma dica e fique por dentro das tendências!

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Decoração com folhas

Em primeiro lugar, que tal aproveitar os recursos que a própria mãe natureza oferece para criar uma decoração de outono? Com a falta de chuvas, as árvores soltam folhas e galhos para reter mais água. Como resultado, podemos selecionar essas folhas e fazer uma linda guirlanda para o hall de entrada.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, você pode fazer pequenos quadrinhos para decorar o home office. Mas, se você não sabe como fazer isso, não se preocupe! No final deste artigo você verá vídeos ensinando o passo a passo de como fazer quadros com folhas.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, você também pode usar pequeno galhos ou até plantinhas artificiais para criar um clima outonal. Neste caso, a decoração sustentável é marcada também pelo reaproveitamento de garrafas de vidro. Além disso, é impossível deixar de mencionar a delicadeza da moldura do espelho!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, outra ideia que é sempre tendência na decoração de outono são as folhas secas em potes de vidro.  Elas podem ser usadas tanto em mesinhas de canto na sala de estar quanto na mesa da sala de jantar.

 

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cores para decoração de outono

Assim como as cores que vemos na natureza, a decoração de outono sugere tons terrosos. Por isso, o bege, amarelo e marrom são os mais pedidos. Além disso, essas cores também são marcadas pelo clima aconchegante.  Veja mais dicas de como usá-las em Tons neutros na decoração: 35 ideias criativas para apostar.

 

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Com cuidado e planejamento é possível misturar mais de uma cor sem que o ambiente fique poluído visualmente. Neste caso, a poltrona memphis mostarda e a parede marsala criam um cômodo sóbrio e requintado.

 

  • O estilo memphis fez muito sucesso nos anos 80 na decoração e voltou com tudo. Além dele, outros 4 queridinhos da época são tendência, veja só!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, se você gosta de cores mais vibrantes, aposte em um móvel ou detalhe, como o sofá e a luminária, por exemplo. Já o tom da parede que está entre o bege e o marrom oferece equilíbrio.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, é preciso destacar a função da madeira no ambiente. De acordo com a essência do estilo japandi, a decoração de outono com madeira oferece a sensação de aconchego. Por isso, no outono, quando a temperatura começa a cair, o material se torna essencial na decoração.

 

Destacamos ainda o retorno aos materiais naturais e artesanais que estão super fortes e tem a cara do outono! Além de  Cestos e caixas, como usá-los na organização de ambientes, explorando toda sua versatilidade. Além diversas fotos de decoração usando cestos e outros materiais naturais.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Estampas e Texturas

Nesta época do ano, as estampas são essenciais para demarcar a estação. Por exemplo, no verão as estampas possuem cores alegres e desenhos criativos. Por outro lado, na decoração de outono as cores são mais sérias e as estampas mais neutras.

Os trabalhos artesanais também são uma ótima dica para deixar a décor ainda mais aconchegante! Assim veja dicas com passo a passo, de Macramê na decoração, com faça você mesmo!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por isso, as formas geométrica são muito bem-vindas nesta estação. Uma dica é colocá-las nas almofadas, ou até arriscar uma parede geométrica na sala ou no quarto.

Além disso você pode brincar com diferentes texturas, seja com trabalhos artesanais ou ainda em paredes e móveis.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Os elementos naturais, por si só, já possuem uma estampa única. E, na decoração de outono esse detalhe é valorizado. Principalmente quando se trata de artigos decorativos para a parede.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Mas, se você prefere uma decoração mais discreta, a opção é apostar nas texturas. Principalmente na alternância entre as almofadas e o tapete da sala de estar pequena. As estampas dizem muito sobre a personalidade dos moradores, por isso, cuidado na hora de escolhe-las.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Tecidos

 

E já que estamos falando de almofadas e tapetes, vale a pena destacar o papel de tecidos macios, fofinhos e quentinhos para a decoração de outono. No quarto, um edredom diferenciado ou com uma cor marcante pode ser o elemento que faltava para formação de um estilo outonal.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, neste quarto vemos uma série de fatores que tornam a decoração de outono inconfundível. Por exemplo, as cores, as estampas, a cabeceira da cama e a planta pendurada.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Em épocas frias, o tapete serve de isolante térmico. Já as almofadas oferecem conforto na hora de ler um livro ou assistir televisão. Neste caso, não há problema em misturar várias texturas e estampas. O que importante é garantir uma casa confortável, aconchegante e quente.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Um lugar onde pouca gente usa o tapete, é na sala de jantar. Mas, com as cores certas e a estampa característica da decoração de outono, o cômodo ganha uma nova cara.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Iluminação

 

O objetivo da iluminação na decoração de outono é criar uma cenário intimista. Por isso, luminárias, abajures e vejas são ótimas opções.

 

  • Veja mais dicas em Luminária: 30 modelos com as maiores tendências de decoração.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E, na hora de escolher a tonalidade da luz, o ideal é a amarelada. Isso porque ela cria um ambiente mais quente. Não pela temperatura, mas pela sensação. Como resultado, até as luminárias mais modernas podem ter um toque outonal nesta época do ano.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, por que não personalizar as luminárias com recursos naturais? Neste banheiro com banheira, a iluminação ganhou algumas folhas secas. Com certeza, o momento de relaxar ficará ainda mais tranquilo com uma iluminação indireta e que remeta a natureza.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, as velas são opções super baratas encontradas no mercado e que dão um toque aconchegante ao lar. E, se você quiser incrementá-la e garantir uma vela aromatizada, é só acrescentar algo cheiroso junto à vela. Neste caso, talos de canela foram amarrados de forma simples e delicada.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Como fazer uma decoração de outono

 

Para encerrar este artigo com chave de ouro, separamos uma série de vídeos com elementos da decoração de outono que você pode fazer sozinha!

 

 

 

 

Art e Decorcasa decoradaCasa e DecoraçãoDecoraçãodecoração de outonodicas de decoraçãoestação do anooutonotendência