Decoração Japandi: o estilo que reúne aconchego e minimalismo

Decoração Japandi: o estilo que reúne aconchego e minimalismo

Em época de isolamento social, tudo que precisamos é de uma casa aconchegante e super funcional, não é verdade? Para reunir essas duas características em uma única decoração foi criado o estilo japandi.

Só pelo nome já tem muita gente achando que deve ser complicado ou uma técnica complexa de ser executada. Mas, é exatamente o contrário! E, para te provar isso, além de falar o que é o estilo japandi, ainda trouxemos 23 fotos inspiradoras.

 

O que é japandi?

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O termo é uma junção de Japão e Escandinávia. Apesar de serem de culturas tão diferentes, estes países possuem uma base muito similares que são o Wabi Sabi e o Hygga. O primeiro termo pertence a uma filosofia japonesa que considera a beleza da imperfeição.

Assim, na estética tradicional japonesa, wabi-sabi é uma visão de mundo centrada na aceitação da transitoriedade e da imperfeição. A estética é às vezes descrita como a de apreciar a beleza que é “imperfeita, impermanente e incompleta” por natureza.

Por outro lado, o Hygga, da cultura nórdica, prioriza o bem-estar e o conforto, dizendo que é através deles que a felicidade será alcançada. Desta forma, reunir os dois conceitos em um estilo de decoração parece difícil, mas não é.

Afinal, segundo a designer de interiores Karla Amadori ao EMais, “o desejo das pessoas de buscar ambientes mais aconchegantes não vem, necessariamente, de querer transformar a casa inteira e colocar tudo novo, mas sim fazer pequenos ajustes de formas simples”.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos, BBB 21 e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Elementos japandi

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Está na hora de partir para a parte prática. Mas, é claro que, como para tudo há uma justificativa, é preciso explicar tintim por tintim de cada elemento que compõe a decoração.

  • Depois confira também, Materiais Naturais: o retorno ao natural e à natureza estão na moda!

Iluminação natural

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Em primeiro lugar, nos países nórdicos a temperatura é muito baixa e não há muito sol. Por isso, a iluminação natural ganha destaque no estilo japandi. O fato de ser muito frio, faz com que as pessoas fiquem muito em casa. E, como estamos vivendo esse período em decorrência da pandemia, faz muito sentido essa decoração estar tão em alta.

 

Comodidade

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Justamente por ficar muito tempo em casa, o conforto se tornou essencial. Como resultado, móveis de design simples, no estilo minimalista, são perfeitos para a decoração japandi.

 

Elementos naturais

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O estilo rústico da Escandinávia faz com que os elementos naturais sejam valorizados em sua versão mais cru possível. Por exemplo, madeira, fibras naturais, bambu e rattan são muito utilizados na decoração japandi.

Para dar profundidade, textura e contraste no ambiente, é possível mesclar diferentes tons amadeirados. Aliás, os elementos naturais também fazem parte da tendência na decoração 2021.

Outra forma de trabalhar elementos artesanais são os  Cestos e caixas, veja como usá-los na organização de ambientes, explorando toda sua versatilidade. Além diversas fotos de decoração usando cestos e outros materiais naturais.

 

Artesanato

 

 

Lembra que falamos sobre ao Wabi Sabi da cultura japonesa que fala sobre beleza da imperfeição? Como resultado, a procura é por peças artesanais que possuem suas próprias características, como uma imperfeição, por exemplo. Além disso, a autenticidade e exclusividade de uma peça passam a ser exploradas.

Destacamos ainda, quanto os trabalhos artesanais estão muito em alta e como podem trazer um toque todo especial ao ambiente. Veja aqui alguns trabalhos em Macramê com receitas e passo a passo para faz em casa, para você incrementar a decoração com este toque estiloso.

Além da Decoração com madeira, que ganhou ainda mais força para ser usada no décor Japandi.

 

 

Cores no japandi

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Quando falamos sobre a cor tendência para decoração 2021 já vimos que a tendência seria voltada para cores claras e aconchegantes. E, no estilo japandi isso não seria diferente. Neste caso, os tons neutros são os mais requisitados. Podendo acrescentar ainda pequenos e discretos objetos coloridos.

 

Minimalismo

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Chega de acumular esculturas, quadros e objetos decorativos. O estilo japandi presa pelo simples, útil e prático. Lembre-se ainda que todos os cômodos da casa precisam seguir esta mesma linha. Opte por uma decoração que envolva plantas, pode ser as suculentas, livros e uma luminária com design arrojado.

 

Galeria japandi

 

Quarto

 

O design moderno e rústico da cama de casal representa o que o japadi trás de junção na decoração de um quarto pequeno.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, para quem não abre mão de um toque de cor, as plantas podem assumir esse papel. Usá-las como artigo decorativo é super válido, principalmente, em quartos pequenos onde acrescentar muitos objetos pode causar a sensação de que o cômodo é menor.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O Wabi Sabi do japandi valoriza a origem do material natural, sua história e o vestígio do tampo.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, de forma simples, é possível ressignificar alguns elemento. Por exemplo, a cortina também faz parte da decoração da cama.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cozinha

 

Um móvel planejado faz diferença em todos os cômodos, mas é impossível não falar sobre a perfeição desse armário de cozinha. Além disso repare também a simplicidade, elegância e minimalismo da luminária suspensa sob a mesa de jantar.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, mesmo com uma luminária japonesa enorme, sua cor faz com que ela fique discreta no ambiente e se camufle em meio a decoração.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Já pensou em usar sua própria louça como decoração da sua cozinha pequena? Além de dar sensação de amplitude no cômodo, a cor fará toda diferença na parede clara.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

No japandi há uma razão para as coisas estarem onde estão. Por isso, a funcionalidade e a praticidade são tão importantes.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, esta cozinha integrada com sala é repleta de elementos que representam o japandi.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

Sala

 

Um aspecto importante utilizado na decoração japandi é a possibilidade de um ambiente ganhar uma nova função.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Para isso, os móveis precisam ser baixos e leves. Como resultado, poderão ser trocados de cômodo facilmente.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

Banheiro

 

O banho é um momento em que limpamos não só nosso corpo, mas também nossa mente. Por isso, o ambiente precisa oferecer essa tranquilidade.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E não há nada que nos oferece mais tranquilidade do que os próprios elementos naturais. Como resultado, a banheira pequena foi colocada ao lado da janela para contemplar a vista.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, até a moldura do espelho parecido com rose gold completa a decoração.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Varanda japandi

 

Por fim, neste caso foi feita uma decoração com livros e uma cadeira confortável na varanda pequena.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim para dar aquele toque especial à decoração confira, nosso especial de Decoração com plantas, com dicas de como escolher, cuidar e muitas fotos de ambientes decorados com um toque de selva urbana. Além de Jardim de Suculentas: baratas, fáceis de cuidar, descubra tipos e 47 fotos de inspiração para dar aquele toque especial na decoração.

 

Aconchego na decoraçãoAmbientes decoradosAmbientes decorados com madeiracasa decoradaCasa e DecoraçãoDecoraçãoDecoração aconchegantedecoração japandidecoração minimalistajapandimadeiraMateriais naturaisminimalismoTendências em Decoração