Lavabo pequeno: o que colocar e como decorar com +20 inspirações

Lavabo pequeno: o que colocar e como decorar com +20 inspirações

Conhecido também como banheiro social, o lavabo não é um lugar fácil de ser decorado. Afinal, um lavabo pequeno precisa ter os componentes certos para não deixar o cômodo ainda mais apertado. Mas, você sabe a diferença de um banheiro comum e um lavabo?

Neste artigo responderemos a esta pergunta e ainda falaremos sobre quais os itens decorativos para um lavabo simples e criativo. Quer mais? Selecionamos ainda mais de 20 fotos incríveis com ideias para você copiar. São modelos que vão do minimalista ao luxo e do neutro ao colorido.

 

O que seria um lavabo?

 

Lavabo pequeno sem janela com decoração neutra. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Basicamente, o lavabo é um banheiro mas sem o box com chuveiro. Ou seja, geralmente é utilizado entre os cômodos sociais da casa. Como resultado, é praticamente feito para as visitas.

Por ser bastante frequentado, o lavabo pequeno também se torna um dos cartões de visita da casa. Por isso, merece e precisa ser muito bem decorado. Afinal, a decoração da casa representa a personalidade dos moradores.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

O que tem em um lavabo?

 

Revestimento nas paredes em porcelanato manchado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Os itens básicos de um lavabo pequeno são: um vaso sanitário e uma pia ou cuba. Porém, o espelho tem ganhado grande espaço na decoração de lavabos e banheiros. E, claro, dependendo do tamanho do seu cômodo é possível adicionar diversos outros adereços decorativos.

Por isso, é importante apostar na funcionalidade dos móveis. Por exemplo, um balcão de banheiro já com gabinete para guardar as toalhas. Outra opção são os nichos para decorar e organizar e o armário escondido atrás do espelho.

Outro ponto que merece uma atenção especial é o local onde este lavabo pequeno é instalado na casa. Em grande parte dos projetos ele costuma ficar no meio da planta. Por isso, em vários casos ele não possui janela. Como resultado, é muito importante a ajuda de um engenheiro para fazer uma saída de ar através de um duto de ventilação.

 

  • Você também pode gostar: Tapete para Banheiro – como escolher o melhor + ideias de decoração!

Como decorar um lavabo?

 

Papel de parede com tema tropical. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Assim como em qualquer outro cômodo da casa, o planejamento é essencial para uma decoração funcional, criativa e prática. Porém, existem alguns itens chave que darão uma cara nova no seu lavabo pequeno. Mas, se você já está preocupada com o gasto que isso vai dar, não se preocupe! Existem soluções muito simples para ter um ambiente decorado.

Em primeiro lugar, aposte na cor. Afinal, uma lata de tinta não é tão cara e é suficiente para pintar o cômodo interno. Além disso, escolher o próprio revestimento decorado diminui a necessidade de acrescentar outros objetos. Por exemplo, um azulejo com desenhos na parede tira a necessidade de um quadro.

Por outro lado, existem também objetos capazes de transformar o clima de qualquer ambiente. A planta é um deles. Seja flores ou suculentas, colocá-las no lavabo pequeno dará um toque de vivacidade e cor ao espaço.

 

Lavabo rústico

 

Uma lavabo pequeno rústico não precisa, necessariamente, ser feito de barro ou madeira. Com apenas alguns artigos decorativos é possível transmitir essa ideia. Neste caso, por exemplo, foram adicionadas prateleiras. Além disso, há também um canteiro com seixos brancos, o que oferece claridade e criatividade ao cômodo.

 

Decoração do lavabo pequeno com seixos e prateleiras de madeira. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, também é possível apostar nos materiais da própria obra para dar uma cara rústica ao ambiente. Por exemplo, o cimento queimado do reboco das paredes foi acabado de forma que ficasse exposto e isso criasse a ideia de um ambiente decorado.

 

Iluminação pendente para lavabo pequeno sem janela. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Lavabo pequeno colorido

 

Um toque de cor não faz mal a ninguém, não é mesmo? Além de um pouco de tinta você também pode apostar na decoração com papel de parede no lavabo. Isso porque mesmo que seja uma área considerada molhada, não tem vapor como no banheiro tradicional. Como resultado, as chances de danificar este material são muito menores.

 

Mistura de revestimentos com madeira e papel de parede. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Se você prefere cores escuras, lembre-se que precisará de uma iluminação reforçada. Afinal, como em alguns casos não há entrada de luz natural no lavabo pequeno, o ambiente já fica escuro por si só. Portanto, aposte em spots de LED no teto e uma luminária direcionada para a pia e o espelho.

 

Parede metade alvenaria e metade de azulejo. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além da cor, o revestimento 3D é uma importante ferramenta para dar textura ao ambiente. Desta forma, você pode juntar os dois em uma única parede! Porém, é preciso ter cautela. Cores extravagantes demais costumam ser enjoativas. Por isso, faça uma decoração colorida em apenas uma parede inteira de destaque ou em metade das quatro paredes do cômodo.

 

Parede azul marinho em revestimento 3D. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Porém, se você tem medo de adicionar cor ao revestimento e achar enjoativo ou não gostar do tom escolhido, invista nos móveis coloridos! Afinal, é muito mais fácil trocar a cor de um armário planejado do que de trocar o piso de um lavabo inteiro, não é mesmo?

 

Lavabo pequeno com um toque de cor na parede e nas gavetas. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Lavabo pequeno moderno

 

Espelho é reflexo de modernidade. Além disso, o objeto decorativo oferece a sensação de que o ambiente é maior. Ou seja, é perfeito para lavabos pequenos!

 

Meia parede revestida com espelho. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Ter um projeto sustentável também é sinônimo de modernidade. Neste caso, os moradores integraram a pia do lavabo com a descarga. Desta forma, a água é reaproveitada!

 

Pia integrada com descarga do vaso sanitário. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Os vasos sanitários sem base fixa no chão são tendência na decoração de banheiro ou lavabo. Além da ideia futurista, eles tem um visual muito mais clean do que a versão tradicional.

 

Banheiro cinza com pia pequena de madeira. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Você também pode gostar: Porta Adesivada – como adicionar diversão e criatividade na decoração!

 

Nicho para lavabo

 

Os nichos são a forma ideal para organizar e decorar o lavabo pequeno. Isso porque a ausência de espaço para armários faz com que fique extinto o lugar para guardar os papéis higiênicos e as toalhas.

 

Nichos embutidos na vertical e horizontal de uma única parede. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por isso, vale a apena investir neste novo modelo de nicho decorativo. Além disso, para dar um toque decorativo, é possível adicionar luzes embutidas para destacar as suculentas, pequenas esculturas e outros itens.

 

Nichos verticais iluminados com luzes de LED em lavabo pequeno. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Além disso, confira: Box até o Teto – a nova tendência para decoração do banheiro!

 

Revestimento decorativo

 

Com criatividade, o próprio revestimento é capaz de decorar um ambiente. A vantagem é que não será preciso adicionar itens decorativos para dar vida ao lavabo pequeno.

 

Parede geométrica com azulejo cinza. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Os azulejos são os revestimentos mais fáceis de serem encontrados de uma forma mais decorada. Por exemplo, com desenhos ou cores diferentes.

 

Lavabo com cuba esculpida. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, você pode usá-los onde quiser: na parede ou no chão. Criar uma faixa no lavabo pequeno com o mesmo revestimento transmite a sensação de profundidade.

 

Azulejos preto e brancos na parede principal e no chão. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Lavabo pequeno simples

 

Uma lata de tinta, uma prateleira e um vaso de plantas para banheiro pode ser o que seu lavabo precisa para ganhar vida.

 

Lavabo estreito com chão de madeira. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, você pode abrir mão de qualquer item como prateleiras, gabinetes e nichos e apostar apenas em um artigo decorativo suspenso na parede.

 

Lavabo pequeno com decoração suspensa. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, leia também: Closet – +20 modelos organizados que arrasaram na decoração!

banheiro decoradobanheiro socialcasa decoradaDecoraçãolavabolavabo pequeno