Biden é presidente, mas a posse foi de Lady Gaga

Biden é presidente, mas a posse foi de Lady Gaga

Posse de Joe Biden nos EUA é marcada por discursos de união e ativismo político por meio da moda.

A gente não tem um minuto de paz aqui no Brasil, mas hoje foi impossível passar o dia sem dar uma espiadinha no que estava acontecendo nas terras norte-americanas. O democrata Joe Biden tomou posse como o 46º presidente dos Estados Unidos. Grande dia!

Um marco histórico por muitos aspectos. Uma posse em meio à pandemia, público substituído por bandeiras, a saída conturbada de Trump, a ausência dele na cerimônia e os acontecimentos violentos que precederam a data. Nada disso tirou o brilho de Lady Gaga, a verdadeira dona da posse.

 

 

Lady Gaga chega na cerimônia de posse de Joe Biden para cantar o hino nacional.

 

Gaga rouba a cena na posse de Biden

 

Nas redes sociais, inclusive, o evento estava sendo tratada como “o show da Gaga” – a posse era meramente um detalhe. E claro, ela não decepcionou. Era para ela apenas cantar o hino nacional, mas para alguém como a Gaga, todo e qualquer momento é uma oportunidade de transmitir uma mensagem.

Chamou a atenção o broche usado por Lady Gaga. Enorme e dourado, representava uma pomba da paz. No Twitter, a artista explicou: “Que todos nós possamos fazer as pazes uns com os outros”. O acessório foi avaliado pela bagatela de 3 milhões de dólares – impossível não ficar em paz com um valor desse, God bless America.

Outro ponto interessante foi a escolha do look. O vestido da casa Schiaparelli Haute Couture, do diretor criativo Daniel Roseberry, feito sob medida, unia as cores azul marinho e vermelho, que também representam os partidos dos Democratas e Republicanos, respectivamente. Surpreendentemente, mais uma mensagem de união que a diva passa por meio da moda.

 

 

Lady Gaga aposta em penteado com trança

 

O penteado escolhido por Lady Gaga foi uma trança holandesa, composta por uma fita e alguns fios soltos e fora do lugar. Afinal, seria estranho ver Gaga tão comportada.

As tranças voltaram com muita força, saiba mais em: Penteados com tranças – Inspirações e dicas para o seu cabelo.

 

Detalhes do look de Lady Gaga na posse de Joe Biden: a trança holandesa e o broche simbolizando a pomba da paz.

 

Look de Lady Gaga na posse de Biden.

 

 

Look de Lady Gaga usado cerimônia de posse de Joe Biden foi feito sob medida.

O bloco de Kamala – Tons de roxo e violeta

 

We did it, Joe. Kamala Harris, primeira mulher vice-presidente na história dos Estados Unidos, vestiu um look violeta, composto por vestido e casaco, feito por Christopher John Rogers, estilista negro de Nova York, que também já vestiu Michelle Obama, Rihanna e Cardi B.

Mais interessante do que ver a vice-presidente exaltando o trabalho de um jovem estilista em ascensão é notar o bloco cromático formado pelo figurino de outros grandes nomes, como Hillary Clinton e a própria Michelle Obama, ao lado de Kamala.

Além de endossar o discurso de união, a cartela de cores com diferentes tons de roxo remete às sufragistas britânicas do início do século 20, movimento que foi precursor do feminismo e conquistou o direito de voto das mulheres. Leia mais sobre o movimento em As sufragistas: do direito ao voto à emancipação da mulher.

Vale lembrar também que roxo é a mistura do azul com o vermelho, que seria mais uma mensagem oculta sobre união de democratas e republicanos.

 

Simbologia da cor violeta

 

Segundo o livro Teste das Cores de Lüscher, violeta é uma mistura de vermelho e azul, e embora seja uma cor separada e distinta, consegue manter alguma coisa das propriedades de ambos, como uma mistura azul-vermelhada.

Por analogia, o violeta tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul, tornando-se representativo da “identificação”. Esta identificação é uma espécie de união mística, um alto grau de intimidade sensível, que leva à completa fusão entre sujeito e objeto, de maneira que tudo o que se pensa e deseja deve tornar-se realidade.

De certo modo, isto é encantamento, o sonho tornado realidade, estado mágico, feérico, onde os desejos se realizam – de forma que a pessoa que prefere o violeta quer alcançar uma relação “mágica”.

Não apenas ela quer envolver-se de atração, mas, ao mesmo tempo, quer encantar e deleitar os outros, exercer fascinação sobre eles, porque, embora se trate de identificação mágica, ainda existe a distinção entre sujeito e objeto.

Nesse sentido, muitas religiões usam esses tons como expressão de espiritualidade.

 

 

 

  • Saiba mais sobre o modo de vestir da vice-presidente dos Estados Unidos em O estilo de Kamala Harris: Looks empoderados e acessíveis com toque despojado.

 

Look de Kamala Harris na cerimônia de posse.

 

 

Cerimônia de posse de Kamala Harris e Joe Biden.

 

 

Look de Kamala Harris em posse é de jovem estilista negro.

 

 

Look de Michelle Obama na posse de Joe Biden.

 

 

Michelle Obama na cerimônia de posse de Joe Biden.

 

 

Look de Michelle Obama na cerimônia de posse de Joe Biden e Kamala Harris.

 

 

Look de Hillary Clinton na cerimônia de posse de Joe Biden

.

 

Hillary Clinton, contudo, também escolheu o roxo para o look da cerimônia

 

Looks ativistas na posse de Biden

 

Jill Biden, agora primeira-dama, também escolheu a marca do look a dedo e a opção foi pela moda sustentável. O conjunto foi desenvolvido pela estilista americana Alexandra O’Neill, fundadora da Markarian, uma empresa que preza, primordialmente, pelo consumo sustentável da indústria fashion e trabalha na redução de desperdício.

De sobretudo, gola alta e detalhes em dourado, Michelle Obama também quis valorizar um talento negro. O look era de Sergio Hudson, um jovem estilista americano. Já Jennifer Lopez optou pelo total branco, traje eventualmente clássico para a cerimônia.

Joe Biden escolheu um terno e um sobretudo, ambos da Ralph Lauren. A princípio, uma escolha que parece simples, mas que diz muito sobre o posicionamento político do presidente eleito. Há anos a marca tem em sua pauta a diversidade e a inclusão.

Impossível também não mencionar Amanda Gorman. Com apenas 22 anos, ela se tornou a poeta mais jovem a performar em uma cerimônia de posse norte-americana. Alinhada com o discurso do presidente, sua poesia falou, principalmente, sobre união.

 

 

Jill Biden optou por um look azul, cor dos Democratas . Entretanto, escolheu uma marca que preza pela moda sustentável. Joe Biden usou Ralph Lauren, empresa que primordialmente valoriza a inclusão e diversidade. 

 

 

Look de Jennifer Lopez na posse de Joe Biden, inegavelmente um clássico.

 

Amanda Gorman, enfim, recita poema sobre união, alinhada com o discurso de Biden. 

estilo lady gagaEstilo Michelle ObamaJoe BidenKamala Harrislady gagalook lady gagalooks posse bidenMichelle Obamaposse de Biden