Especialista fala sobre os cuidados especiais para os cabelos coloridos

- Continue depois da Publicidade -

Manter o cabelo saudável não é apenas um cuidado com a beleza – é uma questão de saúde. “Hoje a mulher está muito consciente de que não vale mais a beleza a qualquer preço. É a beleza com segurança e com saúde. Ela está consciente de que não é só importante escolher a tintura que vai ser colocada no cabelo, mas o processo de descoloração”, disse Sonia Corazza, engenheira química especializada em cosmetologia, no relançamento da linha Blondor, da Wella.

A especialista lembra que toda a descoloração é agressiva, pois desestrutura a melanina do cabelo. Para colocar uma cor, é necessário retirar a melanina do fio e essa primeira etapa do processo oxidativo é extremamente importante. “Ninguém põe um vestido Chanel por cima de um corpo sujo”, brincou Sonia. É preciso fazer esse processo de decapagem da cor de uma forma extremamente tecnológica.

Sonia enfatizou que a finalização do cabelo deve ser diária. “Não se esqueçam que a gente está num país tropical com uma alta insolação. Nós somos um país campeão de câncer de pele no mundo. Ter um cabelo com a fibra totalmente homogênea é uma capa de proteção natural ao couro cabeludo, que é pele”.

A engenheira química destacou que o câncer que mais mata no Brasil é o câncer de mama. Em segundo lugar está o câncer de pele no couro cabeludo. “Cuidar do cabelo é questão de saúde. Toda a parte de finalização, de cuidado com a temperatura, alimentação é crucial, a gente precisa fazer a nossa parte. Não podemos esquecer que a gente fez um tratamento altamente alcalino no cabelo, então é preciso arrastar o pH do cabelo para a faixa do ácido para que ele tenha condicionamento, brilho, maleabilidade”.

- Continue depois da Publicidade -

Cada um precisa fazer a sua parte para manter a saúde dos fios e do couro cabeludo. Sonia listou alguns cuidados essenciais, como hidratações periódicas, alimentação e atenção também à água usada para lavar o cabelo. “É uma bobagem muito grande lavar o cabelo com água mineral, é tudo que o cabelo não quer, os minerais atrapalham a coloração”.

Fique longe da Escova Progressiva

- Continue depois da Publicidade -

Muitas mulheres que colorem o cabelo têm dúvidas sobre a escova progressiva. Para a Wella não existe um “acordo” em relação a esse procedimento, como explicou AJ Medeiros, gerente de educação da Wella Professionals.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

“Primeiro porque nós cuidamos muito da saúde das pessoas, principalmente dos nossos clientes, que são os profissionais da área. Segundo que nós sempre proporcionamos produtos para que a consumidora consiga variar os looks e tenha uma versatilidade com o cabelo. Quando você trabalha com a progressiva, automaticamente você está encapando o fio e acaba sofrendo uma impossibilidade de mudanças e alterações de cores”, disse AJ.

Sonia Corazza lembrou também que são dois tipos de danos aos cabelos e ao couro cabeludo. “O cabelo já está danificado, não tem como reverter o dano feito pela escova progressiva, isso é impossível, você tirou matéria do fio. O que você deve resguardar agora é o couro cabeludo contra reações de sensibilização. É ideal que a pessoa aguarde quinze dias para fazer outro tratamento, mas os profissionais vão sempre aconselhar a não fazer escova progressiva”, alertou.

- Continue depois da Publicidade -

Sonia Corazza

Sonia Corazza é engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem mais de 35 anos de experiência no mercado de cosméticos, nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento.

A especialista é pesquisadora científica e atua como assessora técnica de renomadas empresas no setor. Autora de diversos livros, como a obra Beleza Inteligente, Aromacologia e Mais Jovem a cada dia, entre outros, Sonia é conhecida pelo desenvolvimento de diversos trabalhos inovadores na indústria de cosméticos.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes