Mangas Bufantes: como usar essa tendência e seu significado!

Sucesso nos anos 80, as mangas bufantes voltaram com tudo e prometem conquistar o coração das brasileiras!!

Compartilhe

As mangas bufantes voltaram com tudo e, dessa vez elas vieram para ficar.

Na verdade este tipo de manga mais volumosa teve origem no século XIX, mas foi apenas nos 80 que   elas viraram itens de moda e marcaram toda uma década. Desse modo, agora elas voltam completamente repaginadas e modernizadas e já viraram verdadeiras febres.

Seja para usar no dia a dia ou até mesmo em uma ocasião especial, a verdade é que, em qualquer situação a peça garante elegância  e estilo. Afinal,  ela é muito versátil e perfeita para dar um “up” em produções mais simples e formais.

Famosas e blogueiras do mundo todo já apostam nesta peça super feminina, delicada e estilosa, mas que também denota poder, já que destaca os ombros, símbolo de responsabilidade.

Você vai encontrar as mangas bufantes em croppeds, camisas, body, vestidos e macacões, desde os mais básicos até os mais chiques.

Confira!

 

Metáfora das mangas bufantes – Moda Simbólica

 

Denise Pitta, criadora do Fashion Bubbles e pesquisadora de Moda como espírito do tempo e metáfora, que dá cor e forma, às emoções humanas, destaca que, simbolicamente, os ombros representam a capacidade de suportar peso, além de referência para assumir responsabilidades (diz-se nos ditados populares: “um peso sobre os ombros”).

Ombro refere-se ainda, a ter atitude diante da vida (“Beijinho no ombro.”), comenta  a pesquisadora. As mangas bufantes também enfatizam os braços, geralmente associados à força de trabalho e independência (braços fortes).

Entretanto, o interessante das mangas bufantes, é que trazem uma mensagem de poder, mas de forma feminina, diferente da ombreira, que às vezes, pode trazer um visual mais masculinizado.

 

mangas bufantes
Juliette na campanha Alto Verão 2022 da Colcci! Fonte: divulgação

 

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Empoderamento Feminino

 

Desta forma, podemos concluir, que as mangas bufantes tem um certo tom na luta pelo empoderamento feminino. Pode ser também um recurso de apoio em momentos de crise.

Com elas parecemos maiores e mais fortes, sem no entanto, abrir mão da feminilidade, trazendo assim, um efeito psicológico de segurança e estruturação de que necessitamos para enfrentar os tempos difíceis, reflete Denise.

Do mesmo modo, podemos observar que tal  recurso também é utilizado na natureza, quando bichos que se sentem ameaçados ou querem conquistar algo (no caso dos machos), inflam para parecerem maiores diante de predadores ou do objetivo a ser conquistado.

Além disso, em momentos de crise ou períodos conturbados, como forma de compensação, a moda tende a criar volumes artificiais para recuperar o padrão perdido, recurso usado pelo Dior na criação do New Look, no pós-guerra.

 

 

mangas bufantes
Fonte: Pinterest

Quem pode usar?

 

Todas!!! O importante é se sentir linda e bem consigo mesma!! Qualquer uma pode usar e abusar dessa peça!

Para quem tem o corpo no formato pera, ou seja, os ombros são mais estreitos do que o quadril, as mangas bufantes são ótimas para dar mais equilíbrio e chamar mais atenção para a parte de cima, equilibrando assim a silhueta.

Entretanto, quem tem corpo no shape triângulo invertido, deve evitar mangas muito volumosas, pois irão destacar ainda mais os ombros, causando um maior desequilíbrio da silhueta.

Uma dica interessante para usar as mangas bufantes é colocar uma parte de baixo mais volumosa, como saias godês ou calças no estilo pantalona. Desse modo, você criará um equilíbrio no visual.

Outro tipo de corpo que também vai se beneficiar muito do efeito mais volumoso desta peça são as mulheres que tem o corpo no formato ampulheta, o famoso corpo violão. Neste caso, a dica é marcar a cintura para  enfatizar ainda mais as suas curvas.

Por fim, veja como usar esta tendência e se inspire nos looks.

 

mangas bufantes
Fonte: Pinterest

1.Cropped com mangas bufantes

 

Os Tops com manga bufantes são super femininos, sexys e descontraídos. A dica aqui é usá-los com calças, shorts ou saias com cintura alta. Sem dúvida, uma incrível e moderna recriação do visual que fazia muito sucesso nos anos 80.

 

Mangas Bufantes/ cropped

 

 

2. Mangas bufantes Body

 

O body é uma peça amada pelas brasileiras, pois além de sexy, ele também é muito feminino. Por isso, os bodys com mangas bufantes conferem ao look uma produção mais delicada e, ao mesmo tempo poderosa!

 

Mangas Bufantes/ Body

 

 

3. Blusas

 

As camisas com manga bufantes são perfeitas para ambientes mais formais, como o seu próprio ambiente de trabalho. Como explicamos antes, as mangas maiores destacam ombros e braços, partes associadas à responsabilidade e força.

Elas ficam ótimas com calça jeans e calça de alfaiataria. Mas, lembre- se que o equilíbrio é fundamental. Assim, se você for usar camisas cuja manga seja muito volumosa prefira usar na parte de baixo, calças e saias que sejam mais justas para manter o look equilibrado.

 

 

Mangas Bufantes/ Camisas
Fonte: montagem Karina Faria

 

Mangas Bufantes
Thássia Naves.

 

 

4.Vestidos

 

Os vestidos com mangas bufantes podem ser usados em qualquer ocasião, principalmente em festas, noitadas e baladas.

Seja com vestidos mais curtos ou no tamanho midi, a peça confere a qualquer vestido uma certa feminilidade poderosa e um ar meio retrô.

 

 

Mangas Bufantes/ vestidos curtos
.

 

Mangas Bufantes
Reprodução: JustLia

 

5. Macacão

 

O macacão é uma peça chique por natureza. Assim, aqueles com mangas bufantes dão ar ainda mais elegante e sofisticado a seu look.

 

Mangas Bufantes macacão neutro
.

 

Mangas Bufantes/ Macacão colorido com mangas bufantes
.

 

Quanto aos pés, as mangas bufantes podem ser usadas com vários tipos de sapato, inclusive tênis e botas. No fim, tudo dependerá da ocasião do seu estilo e, é claro, do conforto.

Por fim, para saber tudo o que deve rolar por aqui no Verão 2022 , não deixe de nos acompanhar.

Veja também todas as nossas dicas de moda e estilo e fique por dentro das principais tendências do momento.

E você??  Gostou dos looks? Qual foi o seu favorito? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Bia ou Matteus; quem Pitel vai colocar no Paredão?

Beatriz Reis e Matteus Amaral estão Na Mira do Líder. E nesta sexta, Pitel terá que colocar um deles no Paredão! Qual dos dois ela vai escolher? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias