Paraty: curiosidades e fatos históricos do cenário do “Ilha Record”

A Record TV escolheu um dos lugares mais lindos e turísticos do Brasil para confinar os 13 participantes do novo reality show Ilha Record. Descubra mais sobre Paraty

- Continue depois da Publicidade -

Existem diversas riquezas naturais e paradisíacas no Brasil. O reality show Ilha Record, por exemplo, foi gravado na cidade Paraty, que fica entre o estado de São Paulo e Rio de Janeiro. O município é um dos locais turísticos mais visitados do país, conheça algumas curiosidades e fatos sobre ele a seguir.

 

 

Três curiosidades da cidade Paraty

 

 

Cachaça

 

 

A aguardente fez sua história na cidade de Paraty. A cidade não foi a pioneira na produção da bebida, mas a mais importante região produtora de pinga no Brasil Colônia. A mistura nasceu em 1856 como forma de proteção diante um surto de cólera. O lugar, sede da Festa da Cachaça desde 1982, chegou a possuir cerca de 100 alambiques em funcionamento. Atualmente existem apenas 7 deles.

 

 

Foto de alambique de cachaça de Paraty.
Alambiques de Cachaça. Fonte: Site local/ Reprodução

 

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Em seguida, leia também: Casa Ilha Record — a decoração do novo reality brasileiro.

 

 

Patrimônio da humanidade

 

 

- Continue depois da Publicidade -

A primeira cidade da América do Sul reconhecida e declarada um patrimônio pela Unesco está em território brasileiro, o nome dela é Paraty. O Comitê do Patrimônio Mundial chegou a essa decisão em virtude da Ilha Grande e da extensa área de mata atlântica preservada da Serra da Bocaina.

 

 

Foto de Paraty.
Parte de mata protegida. Fonte: Rui Canedo/ Google Maps/ Reprodução

 

 

  • Em seguida, leia também: Ilha Record — Como funciona o novo reality da Record.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Ataques piratas

 

 

Paraty é uma das primeiras obras que se urbanizou do Brasil. Todas as vias foram projetadas de forma sinuosa com a intenção de proteger os habitantes de possíveis ataques piratas. Antiga rota do ouro, a cidade atraia os olhares ambiciosos dos gatunos.

Os moradores se sentiam mais seguros com a arquitetura urbanística, pois em virtude do ângulo, as ruas pareciam vazias e sem fim. Os piratas desistiam de atacar, pois, se perdiam com as ruas “infinitas”.

 

 

Foto de algumas ruas da cidade.
Ruas de Paraty. Fonte: Ronaldo Lima/ Google Maps/ Reprodução

 

 

 

 

 

Você também pode gostar!

Três fatos históricos de Paraty

 

 

As Igrejas Católicas

 

 

No século XVII, durante o Brasil Colônia, foram fundadas quatro igrejas católicas em Paraty. Nessa época, os santuários atendiam às classes sociais, que se diferiam pela cor da pele. A Nossa Senhora do Rosário e São Benedito era frequentada por negros, a de Nossa Senhora das Dores destinava-se à elite branca e a Santa Rita de Cássia atendia aos pardos.

 

 

Foto com as Igrejas.
Igrejas da cidade. Fonte: Geraldo Lavigne/ Google Maps/ Pascom / Aparecido Donizete/ Reprodução Fashion Bubbles

 

 

 

 

Primeiro nome de Paraty

 

 

Vila Nossa Senhora dos Remédios, esse foi o primeiro nome da cidade. Em 1844 a nomearam Paraty — palavra do vocabulário Tupi Guarani, que significa “água de peixe”. Os colonizadores a pronunciavam com o som de dois is (ii), na época graficamente escrita com um i grego.

 

 

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Fotos da cidade Paraty.
Fonte: José Luiz/ Fernando Porpora/ Fabio Reis/ Emanuel Mergulhão/ Google Maps/ Reprodução Fashion Bubbles

 

 

Casas históricas

 

 

Grande parte das moradias possui arquitetura colonial portuguesa. Muitas delas têm janelas construídas de madeira, com vidros somente do lado de fora. Quando o material cerâmico chegou ao Brasil, as residências já haviam sido finalizadas.

 

 

  • Em seguida, leia também: Ilha Record — Qual o horário, como funciona, programação e mais.

 

 

Fotos com a arquitetura da cidade.
Arquitetura da cidade. Fonte: Emerson kellement/ Tiago Pires/ Patricia Faria/ Ralph Schmidt/ Reprodução Fashion Bubbles

 

 

Gostou de conhecer algumas curiosidades e fatos históricos da cidade onde ficaram confinados os “exploradores” do Ilha Record? Então não deixe de assistir ao reality show, por lá você terá a chance de conhecê-la ainda mais e ver como é paradisíaca. O Fashion Bubbles está ligadinho na atração, trazendo todas as novidades especialmente pra você. Nos acompanhe para não perder.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes