Alta Costura 2021: como interpretar tendências da primavera 2022 para usar já

Alta Costura 2021: como interpretar tendências da primavera 2022 para usar já

Se você ama Alta Costura, mas ficou perdida com os desfiles Primavera 2021, essas dicas são para você! Identificamos algumas tendências nos principais desfiles e que já estão bombando. Realmente, as  Maisons criam looks muito conceituais, idealizados para um público específico. Porém, existem formas de destrinchá-los e absorver tendências super acessíveis para investir nesse verão. Além disso, apostar nelas garante looks até 2022.

Veja a seguir alguns destaques da Semana de Haute Couture Primavera 21 para começar a usar ainda nesse verão.

 

Valentino Alta Costura Primavera 2021. Fonte: Reprodução.

 

 

Semana de Alta Costura de Paris

 

A origem da semana de Alta Costura está na criação do sindicato de Haute Couture em 1868 que tinha como objetivo proteger os artesãos da cópia. Assim, uma série de regras estabeleceram um padrão impecável que todas as Maisons devem seguir.

Desse modo, todos os membros devem desfilar duas coleções ao ano com peças feitas à mão. Por se tratar do trabalho minucioso e artesanal, o valor das roupas é totalmente inacessível. Logo, os consumidores da alta costura são um pequeno público com alto poder aquisitivo.

No entanto, a rapidez que a moda alcançou e a revolução digital modificaram a forma de absorver a moda feita à mão. Da mesma forma, houve a necessidade de inovar nas apresentações durante o período de isolamento, já que elas precisaram ser virtuais. Como resultado, quem nunca assistiu um desfile, passou a  acessá-lo ao vivo, como na nossa transmissão da Dior.

 

Alta Costura: Primavera 2021

 

Achando tendências que dão pra usar já e ainda vão permanecer para 2022

 

Chanel Alta Costura Primavera 2021. Fonte: Reprodução.

 

Muitos materiais, modelos e combinações da Haute Couture ditam o que será usado nas próximas temporadas. Porém, alguns detalhes da Alta Costura 2021 já estão presentes nas lojas mais próximas da gente. Então, preste atenção neles.

Dois visuais se destacaram nos principais desfiles: o visual disco totalmente inspirado nos anos 1970/1980 e o Regencycore, estética que está ganhando força das séries ao street style. Veja como usá-los:

 

Visual Disco

 

Os anos 1970 e 1980 vieram com força nas últimas semanas de moda. Isto porque a alegria vibrante da época serve como refúgio e injeta dose de otimismo. Pode buscar inspiração nos looks da época com ombreiras e calças boca de sino. Além disso, acetinados, paetê e muito brilho vão te ajudar a alcançar o visual.

 

Calça boca de sino

 

Alexandre Vauthier apostou na calça com paetê e plumas criando a silhueta da boca de sino. Nesse look, a marca ainda trouxe um blazer com bastante ombreira. Fonte: Alexandre Vauthier (Reprodução).
Já nesse, a mesma modelagem da calça ganha bordado colorido e se destaca com a regata simples. Alexandre Vauthier (Reprodução).

 

Como usar:  A modelagem boca de sino modifica a silhueta, por isso é importante dar uma equilibrada na parte de cima. Busque usar blusas para dentro, cropped e mangas com mais volume ou até mesmo o blazer com ombreiras.

 

Camisa para dentro com detalhe na cava equilibra a calça boca de sino em paetê. Fonte: Pinterest (Reprodução).
A mesma calça ainda pode combinar com regata e blazer, super chique. Fonte: Pinterest (Reprodução).
O detalhe das plumas na barra da calça está bombando no street style! Para isso, busque a modelagem com um barrado pequeno e mais discreto. Fonte: Pinterest (Reprodução)
A calça com barra de plumas também funciona para a pantalona e combina muito com tênis. Fonte: Pinterest (Reprodução)

Blazer

 

Não tem como negar! O blazer é a peça must-have da vez. Ronald van der Kemp, por exemplo, trouxe um vestido blazer com maxi botão, ombro franzido e plumas. Fonte: Ronald van der Kemp (Reprodução).
Julie de Libran trouxe o look blazer na sua segunda participação na Alta Costura. A combinação da meia, saia alfaiataria e renda é muito anos 1980. Fonte: Julie de Libran. (Reprodução).
O modelo blazer cropped promete para o verão porque é mais refrescante. Por isso, combine com macaquinho e cinto! Alexandre Vauthier (Reprodução).

 

 

Paetê

 

Esse vestido paetê vem na modelagem drapeada que já está fazendo sucesso! Alexandre Vauthier (Reprodução).

 

Como usar: excelente para looks de noite! Busque vestidos curtos, assim você pode apostar nas mangas. Outra dica é buscar modelos com amarrações ou transpasse porque vestem muito bem.

 

Tem como trazer assimetria com o modelo amarração. Fonte: Pinterest (Reprodução).
As mangas bufantes e a meia-calça completam o look disco. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Ainda dá para apostar no modelo mais simplificado que dá para várias ocasiões. Fonte: Pinterest (Reprodução).

Visual Bridgerton na Alta Costura 2021

 

Fendi Alta Costura 2021. Fonte: (Reprodução).

 

Vestidos românticos de séculos passados estão ganhando o coração das fashionistas.  A série Bridgerton, por exemplo, trouxe a tona o visual porque retrata o vestido império do início do século XIX. Desse modo, diversas marcas começam a explorar o escapismo através do passado.

Top franzido

 

Top franzido da Schiaparelli Alta Costura Primavera 2021. Fonte: (Reprodução).

 

Como usar: o top franzido ou drapeado é muito fácil de encontrar e tem muita variedade! Dá para combinar com quase tudo, do jeans ao couro. Porém, para o visual bem romântico e delicado opte por cores pastéis para calças e saias.

 

O modelo com decote quadrado é muito Bridgerton, aposte nos acessórios como cintos e colares para modernizar o look. Fonte: Pinterest (Reprodução).
O modelo com acabamento franzido no decote e na barra dá o efeito perfeito do vestido império, mas sem ficar muito over.

 

  • Entenda ainda as estética com pegada fofa e divertida do  Kidcore e também o Cottagecore, movimento que está super forte trazendo muito romantismo e referências campestres, tendências fortes  para 2021 e 2022.

Mangas bufantes

 

O vestido com pegada baby doll da Chanel Alta Costura 2021 também se encaixa na estética por causa das mangas bufantes. Fonte: Chanel (Reprodução).
Da mesma forma, a sobreposição do macacão decote quadrado com camisa manga bufante remete ao estilo. Fonte: Dior (Reprodução).

 

Como usar: as mangas bufantes estão com tudo, então pode apostar nos vestidos, nas blusas e croppeds!

 

A blusa com manga bufante e decote quadrado é super romântica, assim como o vestido em camadas tipo baby doll. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Já o vestido franzido é mais ousado, mas tão romântico quanto. Fonte: Pinterest (Reprodução).

Saia camadas

 

A Chanel apostou na saia camadas para um vestido bem delicado. Fonte: Chanel (Reprodução).

 

Nos siga no Instagram @fashionbubblesoficial para ficar por dentro das principais notícias de moda.

As trends que vão durar

 

Vestido confortável na Alta Costura 2021

 

No quesito conforto, destacamos o  tricô que vem com muita força! Veja muitas fotos e inspiração de looks em  tricô 2021 .

O vestido tricô é um dos mais confortáveis da temporada e foi a escolha para esse look Valentino Alta Costura 2021. Fonte: Valentino (Reprodução).
Da mesma forma, o vestido chemise da Julie de Libran promete muito conforto. Fonte: Julie de Libran. (Reprodução).

 

Como usar:  o vestido confortável é uma das maiores apostas para 2021 e 2022. O importante é encontrar aquele com o material agradável e modelagem ideal para você.

 

Vestidos com busto franzido com elástico são ótimos para se ajustar a diferentes tamanhos! Fonte: Pinterest (reprodução).

 

Vestido tricô estilo polo é outra grande aposta. Fonte: Pinterest (reprodução).

Colete tricô

 

O colete tricô foi destaque na coleção Valentino Alta Costura 2021. A cava rebaixada e super gola inovaram o modelo.

 

 

Como usar: o colete de tricô é o item perfeito para o inverno 2021, mas também funciona para looks refrescantes. Aposte no tricô canelado ou no padrão pied-de-poule.

 

  • Conheça a história do pied-de-poule e outros padrões xadrez.

 

O tricô sobreposto a camisa manga curta fica bem verão. Complete o look com short e sandália bico quadrado. Fonte: Pinterest (reprodução).
O colete também funciona sozinho combinado com calça cintura alta. Fonte: Pinterest (reprodução).

Por Ju H Mattos

Alta-costuraBlazerCaderno de tendênciasChanelfendiHaute couturelooks 2021maisonMangas BufantesModa 2022Moda Verão 2022paetêsplumasplumas e paetesPrimavera Verão 2021SchiaparelliSemana de alta costura de ParisTendências 2022Tricô 2021ValentinoVerão 2022