Bolsa Masculina: tendências, dicas de como usar e looks para se inspirar

Bolsa Masculina: tendências, dicas de como usar e looks para se inspirar

A bolsa masculina está cada vez mais versátil, vindo em diferentes modelos. Dentre eles, a shoulder bag e a pochete se destacam. Parte disso é porque a geração Z tem grande necessidade de roupas práticas e funcionais. As bolsas, portanto, passam a ter maior utilidade para os looks masculinos. Isso significa que muitas marcas e estilistas estão apostado no acessório.

Do mesmo modo, outros acessórios com as mesmas funções também se destacam nas próximas estações, como  os coletes e maxi bolsos, por exemplo.

A coleção Pre-Fall da Versace trouxe muita inspiração de bolsa masculina para 2021. Fonte: Versace (Reprodução).

 

Reunimos algumas das melhores tendências para bolsa masculina, além de dicas de como usar. Dá só uma olhada:

 

Shoulder bag: a bolsa masculina transpassada

 

Bolsas com blocos de cor são tendência entre os mais novos. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Se você gosta do estilo urbano mais discreto, essa bolsa é perfeita com aviamento de destaque. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Esse look promete para o inverno 2021, então, aposte no bucket hat, na shoulder bag e nas peças com logomarca! Fonte: Pinterest (Reprodução).
A bolsa transpassada da Sacai tem recortes geométricos, por isso, destaca o look básico. Fonte: Sacai (Reprodução)
As bolsas transpassadas também podem ser maiores. Para um visual bem urbano, busque bolsas com fivela tipo cinto. Fonte: Dsquared2. (Reprodução)
Em contrapartida, bolsas em couro funcionais estão em alta para a moda masculina executiva. Fonte: Pinterest (Reprodução).

Bolsa masculina: estilo com pochete

 

Não tem como falar de bolsa masculina em 2021 e não mencionar a pochete, já que ela foi do lixo ao luxo. Afinal, a pochete virou nova categoria de bolsa e está presente nas coleções de várias marcas desde 2016.

 

A Nike é uma das marcas que garantem uma pochete simples e atual para o masculino. Fonte: Pinterest (Reprodução).
A Dior Men, por sua vez,  mesclou o modelo com sua famosa Saddle Bag feminina. Fonte: Dior Men (Reprodução).
A pochete cilíndrica da Iceberg renova o modelo com ar super urbano.  Fonte: Iceberg (Reprodução).
A pochete também está evoluindo. Esse modelo da Nike, por exemplo, se inspira em mochilas transpassadas. Fonte: Pinterest (Reprodução).

 

Bolsa masculina: penduradas no pescoço

 

Outra tendência que cresce é utilizar a bolsa masculina pendurada no pescoço. Para isso, o ideal é optar por modelos menores que não pesem tanto.

 

Fonte: Versace (Reprodução).
A bolsa estilo eco bag pequena deixa o look bem despojado e minimalista. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Fonte: Pinterest (Reprodução).

 

Bolsa masculina de ginástica

Sim, a bolsa de ginástica virou hit aqui no Brasil porque é a solução ideal para os apaixonados por academia e crossfit. Para investir em modelos mais inovadores, busque a forma cilíndrica, que mistura streetwear e visual esportivo.

O camuflado está em alta! Fonte: Pinterest (Reprodução).
Fonte: Pinterest (Reprodução).
A Off-white traz muitas opções de acessórios masculinos! Essa bolsa é básica, ao mesmo tempo que causa impacto com a já conhecida faixa amarela da marca. Fonte: Pinterest (Reprodução).
A bolsa saco neon também pode entrar nessa lista. O modelo da Dior, por exemplo,  traz sofisticação para o look. Fonte: Dior Men(Reprodução).

 

Bolsas de mão

 

As bolsas de mão ainda tem muito o que enfrentar no cenário da moda, já que não são muito práticas. Além disso ainda existe certo preconceito relacionado à elas. Mesmo assim, bolsas para viagem e bolsas executivas de mão são excelentes para unir o urbano ao clássico/executivo.

 

O look Gucci é bem casual e jovem, ou seja, o modelo mais tradicional se destaca. Fonte: Gucci (Reprodução).

 

 

A bolsa de mão estilo maleta é opção ideal para quem gosta do modelo. Assim, aposte no modelo tradicional de couro. Fonte: Pinterest (Reprodução).

Coletes e chest bag

 

Da mesma forma que as bolsas masculinas crescem em 2021, os coletes vem a tona. Com o intuito de proporcionar mais espaço para armazenar, eles normalmente vem com bolsos. No entanto, vão além disso porque marcam um comportamento do consumidor. É provável que esteja relacionado a uma necessidade de proteção em tempos tão incertos.

Outra explicação é o espírito aventureiro que o tem crescido dentro do segmento masculino. De qualquer forma, o acessório  ganha diversas formas para compor looks despojados e urbanos.

Fonte: Pinterest (Reprodução).
O colete dá um up nos visuais mais básicos como a calça bege e t-shirt branca. Fonte: Iceberg (Reprodução).
Colete utilitário com bolsos traduz necessidade de peças funcionais. Então, aposte no modelo para sobrepor a blusas de manga comprida. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Outra tendência que cresce é o chest bag, já que mistura pochete com o colete. O detalhe neon desse modelo combina com o moletom. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Para um look streetwear, combine moletom, chest bag, gorro e calça destroyed que é certeiro. Fonte: Pinterest (Reprodução).

 

Maxi bolso x bolsa masculina

 

Porque não maxi bolsos na T-shirt? Eles suprem a necessidade das bolsas masculinas. Além disso, o conjunto monocromático fica incrível com bolso da mesma cor.  Fonte: Pinterest (Reprodução).

 

 

O bolso tradicional de camisas e t-shirts pode ter mais volume e vir nos moletons. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Bolsos mais volumosos inovam a t-shirt básica. Esse modelo, por exemplo,  ainda traz detalhe da etiqueta e contraste de tons. Fonte: Pinterest (Reprodução).

 

 

Veja o debate sobre bolsa masculina em 2007:

 


Bolsas  masculinas usadas em 2007

Uma das questões mais controversas da moda masculina era se homem podia ou não usar bolsa. Bolsa mesmo – não pochete, pasta ou cartucheira! O acessório volta e meia era proposto por algum estilista, mas não pegava.

Em pesquisa no post Homem de bolsa? de 2007, alguns dos nossos leitores se posicionaram a favor, indicando a tendência anos atrás.

Na holanda tb usam, principalmente em cidades modernas como rotterdam, eu tenho uma grandona e uma mais normal, como a primeira e uso sim em brasília. Acho que tem seu charme e elegância, sem contar na praticidade! deveriam impulsionar isso aqui no brasil

 

Mas a maioria era definitivamente contra:

Prefiro mochilas chiques e grandes, mais masculinas bolsa n fika legal n!

a bolsa descaracteriza o “look homem”

Andar com estilo sim,elegancia não pode faltar, mas andar de bolsa já é uma coisa gay demais para o homem moderno, já vi sim muitos homens(que não considero macho) andando de bolsa por ai, e acho ridiculo.
A moda masculina é feita para passar imponência , elegancia, educação,virilidade e as vezes um pouco e malandragem, homem que é homem não usa bolsa, usa carteiras elegantes, pastas e até mochilas.

E não fique pensando que este preconceito é coisa de latino machista. Em inglês uma bolsa masculina é manbag, nunca purse. Tem até uma loja cujo slogan é: “If it’s not a Man-n-Bag, it’s a purse”. Mas a fronteira entre uma manbag e uma purse são bem pouco nítidos!

Não acho também que seja um acessório necessariamente “feminino”. “Másculo” ou “feminino” são as pessoas que as usam, não as bolsas em si. Veja a foto abaixo e me diga se o moço parece feminino!

O cenário para bolsa masculina, então, parecia ser o seguinte:

  • Nos países da Ásia (pelo menos em Tóquio, Hong Kong, Shanghai) praticamente todos os homens carregavam bolsa, até os pedreiros mais rústicos. Pode ser um item meramente utilitário ou de atitude.
  • Em New York era um hábito bastante comum, principalmente entre os executivos.
  • Na Europa, ainda era restrita aos mais vanguardistas
  • Em São Paulo, onde praticamente só se anda de carro, a bolsa masculina parecia não ter função. Talvez por isso tenha enfrentado dificuldade de voltar (nos anos 70, todos os homens tinham a sua!).

 


(bolsa com painéis para recarregar baterias com luz solar)


Cartucheira de 2007

 Acompanhe nossa cobertura  de semana de moda em Dior Men 21, Gucci Fest, Balenciaga F21  e SPFW 25 anos e Otimismo Pre-fall 21.

Editado por Julia H Mattos

Acessóriosacessórios tendênciasBolsas MasculinaschiquesElegânciaEstilofikalooks 2021machomeiamochilasModa Masculinao homem