Laise colorido é a sensação do verão: dê vida e frescor aos seus looks

Laise colorido é a sensação do verão: dê vida e frescor aos seus looks

 

O clássico do estilo romântico está de cara nova uma vez que marcou presença nas semanas de moda internacionais. Por isso o laise colorido é a aposta da vez para dar um toque delicado aos estilos clássico e urbano.

 

Thakoon SS 21 – Fonte: Reprodução

 

Apesar de ser super conhecido, o nome nem sempre é associado ao material. O Laise tradicional é feito de algodão e, portanto, bem refrescante. Somado à isso, o bordado que compõem o padrão do tecido é vazado, permitindo que a pele respire.

Você deve estar se perguntando porque ele vir colorido é tão inovador. A gente já te mostra, mas antes de mais nada, é preciso entender como o tecido surgiu.

 

 

A origem do tecido laise

 

Muitos apontam a origem francesa do tecido. Afinal, seu nome vem da palavra l’aise, significando conforto. No entanto, é possível que tenha se originado na região da Eslováquia.

Posteriormente foi para Inglaterra e fez sucesso da era vitoriana à Belle Époque. Por esse motivo o material também é conhecido como broderie anglaise, ou seja, bordado inglês.

Muito utilizado nas chemises que ficavam abaixo das roupas, o bordado vazado dava um toque delicado às mangas e golas. Também era utilizado na fabricação de chapéus. Por causa disso, a cor branca foi associada ao tecido.

Recentemente algumas marcas começaram a apostar em cores variadas, revivendo o material e tornando-o ícone da moda romântica.

Atualmente, o laise aparece em cores vibrantes ou profundas. A complexidade de novos bordados também ajuda a reinventá-lo.

 

  • Veja ainda looks incríveis para se inspirar e arrasar no Verão 2021!! Além, de Looks Verão 2022 – 5 Principais tendências da NYFW SS 21 para o Verão 2022!

 

Laise cada vez mais coloridos

 

A década de 2010 elevou o laise para material de grife. Diversas marcas começaram a apostar na delicadeza dele. Mesmo assim, nuca se falou tanto nos bordados vazados como agora.

 

Johanna Ortiz Pré-fall 2019 – Fonte: Reprodução

 

Johanna Ortiz trouxe em 2018 a laise tradicional em tons terrosos. Desse modo as mangas bufantes ficaram super delicadas no vestido e na blusa com vibe mais sóbria.

 

Johanna Ortiz Pré-fall 2019 – Fonte: Reprodução

 

Em 2019 Elie Saab introduziu um padrão complexo do bordado. Dessa forma, adicionou textura e leveza para a modelagem volumosa do vestido.

 

Eliee Saab Spring 2020 – fonte: Reprodução

 

Ao mesmo tempo, Zimmemann caprichava criando coqueiros e diferentes desenhos com o bordado.

 

Zimmermann Spring 2020 – Fonte: Reprodução

 

A fim de causar impacto, a marca apostou em amarelo e laranja vibrantes.

 

Zimmermann Spring 2020 – Fonte: Reprodução

 

As cores para 2021

 

As próximas temporadas prometem cores vibrantes capazes de colocar qualquer humor lá em cima. O desfile da Versace SS 21, é exemplo disso. Por isso, se prepare para as novidades coloridas do laise e aproveite estas dicas de como compor looks incríveis.

 

Vestido coquetel

 

Oscar de la Renta mostrou como usar o material com muita classe. Seu vestido azul marinho com amarração de laços no ombro é sofisticação pura. Além disso, o bordado é maximizado, deixando-o mais jovial. A barra em evasê é o toque final para o vestido sereia.

 

Oscar de La Renta SS 21 – Fonte: Reprodução

 

O vestido de um ombro só foi composto com o mesmo padrão. Da mesma forma, ele fecha com laço no ombro. Apesar de ser em tom mais neutro, o rosa ainda se contrasta com o laço preto e finaliza o look romântico. O vestido também inspira a moda evangélica 2021. 

 

Oscar de La Renta – Fonte: Reprodução

 

Como não falar de Elie Saab no casual chique? Em virtude da silhueta, o  vestido frente única ficou fluído. A modelagem acinturada tem ótimo caimento. A opção de mesclar os tamanhos dos vazados dá muito movimento à peça. Ao mesmo tempo que o amarelo vibrante traz ar moderno, a técnica sem o bordado atualiza o material.

 

Elie Saab SS 21 – Fonte: Reprodução

 

Camadas de laise colorido

 

Zimmermann SS 21 – Fonte: Reprodução

 

A Zimmermann trouxe em sua coleção SS 21 um conjunto monocromático lilás. Apesar das peças serem no mesmo tom pastel,  a escolha de materiais foi bem diferente. A blusa cropped em tecido plano contrastou com a saia. Isso porque ela passa a sensação de camadas de laise.

Anteriormente a marca havia criado outra saia com recortes de laise. No entanto, com variação de cores e mais volumosa. Ambas as saias são leves e cheias de movimento.

 

Zimmermann Spring 2020 – Fonte: Reprodução

 

Já Vivietta inovou ao trazer o tecido verde com o bordado branco. Dessa maneira, o padrão tradicional ganhou mais vida com ar geométrico que é a cara do verão brasileiro.

 

Vivetta SS 21 – Fonte: Reprodução

 

A coleção SS 21 da Ulla Johnson foi feita de volumes e babados com cara bem artesanal. O tecido laise entra com tons de azul e verde bem delicados. O padrão escolhido é bem pequeno remetendo a mini floral.

 

Ulla Johnson SS 21 – Fonte: Reprodução

 

A marca apostou em camadas nas golas e mangas para criar destaque.

 

Ulla Johnson SS 21 – Fonte: Reprodução

Como usar

 

Reunimos 4 looks refrescantes para usar o laise e complementar as tendências das semanas de moda.

Os vestidos de verão são a opção certeira para o material. Aposte em modelagens soltinhas com aplicações de babados.  Sem dúvidas, as cores monocromáticas vibrantes dão vida ao look.

 

Street Style – Fonte: Reprodução

 

Pode apostar nos conjuntos mais românticos da temporada com o laise colorido. Procure usar a blusa cropped com manga bufante ou ciganinha. Dessa forma sua combinação com saia ou shorts fica elegante e ao mesmo tempo fresh.

 

Street Style – Fonte: Reprodução

 

O último item inspiração em laise para o verão é o macacão. Por ser de algodão e ter o padrão vazado, o material é bem refrescante até para as peças mais quentes.

 

Street Style – Fonte: Reprodução

 

Street Style – Fonte: Reprodução
Alta-costuraamareloCaça bordadaCaderno de tendênciasCamadasCoresCores para 2021História da LaiselaiseLaise ColoridaModa VerãoModa Verão 2021Moda Verão 2022TecidosTendências 2022verão 2021Verão 2022Vestido amareloVestido coquetelvestidosVestidos de Laise coloridaVestidos do Verão 2021Vestidos do Verão 2022