As Formas do Costume – Entenda as bases do vestuário contemporâneo

315

- Continue depois da Publicidade -


A estilista Madeleine Vionnet criou vestidos com drapeados .Foto: Flickr

Há milênios, as formas do costume (entenda-se costume como traje, roupa, vestuário) permanecem intrinsecamente iguais e podem ser sintetizadas em cinco arquétipos que servem de base para todo o vestuário contemporâneo, com as devidas modificações de estilo que ocorrem a cada temporada, conforme a moda vigente no momento.

01. Enrolada ou Drapeada

Esta é a mais antiga forma de cobrir, proteger, adornar o corpo, ilustrada pelas peles de animais usadas pelo homem pré-histórico, pelo Schenti dos egípcios, pelo Himation dos gregos, pelos Pareôs dos Ilhéus do Pacífico Sul e pelas saídas de praia de hoje.


Drapeados no Egito Antigo. Foto: À moda do rei / Himation grego. Foto: Classical Art Research Centre

Peles de animais usadas pelo homem pré-histórico -Via blog Animula e o Himation dos gregos via blog GRUNDNIG  – Vestido da estilista francesa Alix Grès, que tornou-se famosa devido ao seu trabalho com drapeados.Foto: OurFashion 

02. Panejamento com Orifício

É o traje que se veste pela cabeça através de um orifício, pendente dos ombros, representado pela Paenula romana, Tabardo medieval, Poncho sul americano e versões atualizadas.

tabards

Tabardo medieval – Via Blog de Heráldica

Paenula – Imagem do blog Larp

Paenula via blog New Liturgical Movement /Tabardo era o “casaco” medieval era colocado sobre a armadura. Imagem: Orlando Bloom no filme Cruzada 


Ponchos atuais. Fotos: AsPatrícias e Elle

03.Fourreau/ Sheath Dress/Tubo

Ajustado ao corpo, do Fourreau derivam as calças dos nômades e esquimós; as antigas egípcias usavam vestidos tubo confeccionados em linho branco, alguns ricamente bordados. Através dos tempos, muitos modelos foram inspirados pela forma dos Fourreaux.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -


Mulheres do Antigo Egito na na foto do site Bate-papo afinado


Vestido de Alexander McQueen remete aos vestidos da antiguidade, em forma de tubo. Foto: Net-a-porter

04. Traje Costurado na Horizontal

Confeccionado com várias larguras de tecido fechadas e costuradas, moldado ao corpo e dotado de mangas, essa forma de roupa, representada pelo quíton grego, túnica jônica, gandourah oriental, transformou-se com o tempo no corpinho, na blusa, na camisa, nos tops contemporâneos.

Imagem do blog Academic

Gandoura-marocaine-haute-couturepeplo

glossario-fashion-quiton2

05. Traje Costurado na Vertical

Feito com vários comprimentos de tecido reunidos no sentido longitudinal, esse traje cortado costurado e cruzado na frente é ilustrado pelo kaftan, pelo tulup, por sobretudos e manteaux que atravessaram séculos de história da moda e continuam em uso em novas versões.

s-l300
Kaftan Oscar de la Renta. Imagem: Net-a-Porter


Um dos modelos famosos de manteaux Montana. Foto: Moda Paris

Veja mais imagens de Trajes Históricos

Imagem do blog Rodriguez’s

Por Lais Pearson

Salvar

Salvar

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -