Looks Monocromáticos – Tudo sobre a tendência que conquistou as famosas + inspirações e como usar

Looks Monocromáticos – Tudo sobre a tendência que conquistou as famosas + inspirações e como usar

Os looks monocromáticos voltam a dominar o mundo fashion em 2021, mas, dessa vez, as combinações de peças da mesma cor são perfeitas para diferentes estilos e climas. Se você ainda está se perguntando o que é um look monocromático, calma! Criamos um guia completo com o intuito de te ajudar a apostar na tendência.  Além disso, selecionamos diversas imagens para arrasar em 2021.

Afinal, o que significa monocromático? Mono é o prefixo que indica único ou apenas um. Já croma se refere a cor. Portanto, looks monocromáticos são aqueles de uma cor só.

Looks monocromáticos. Fonte: Pinterest (Reprodução).

 

Pode parecer difícil compor usando, por exemplo, só amarelo. No entanto, os looks podem ir desde conjuntos bem simples até combinações com cintos, bolsas e sapatos da mesma cor. Por isso, veja algumas dicas de como montar um look monocromático.

 

Looks monocromáticos. Fonte: Pinterest (Reprodução).

4 jeitos de usar looks monocromáticos

 

Looks monocromáticos. Fonte: Pinterest (Reprodução).

Conforto total com looks monocromáticos

2020 foi um ano que colocou o loungewear em destaque. Isso porque a pandemia do Coronavírus fez com que muitas pessoas optassem por roupas mais confortáveis já que ficaram muito mais tempo dentro de casa. Logo, conjuntos de malha, cós com elástico e até pijamas se tornaram a roupa do dia-a-dia, ocupando, portanto, um espaço significativo na autoestima e confiança.

Desse modo, os looks monocromáticos  não poderiam deixar de aparecer nas peças mais confortáveis. Infelizmente, a perspectiva de continuarmos com medidas de isolamento social durante 2021 continua. Por isso, é possível que o estilo comfy cresça ainda mais.

Então, se liga nas dicas que reunimos para você trazer conforto nesse período difícil.

 

Conjuntos monocromáticos de malha canelada são super confortáveis. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Além disso, eles podem ser super versáteis, variando desde modelagens justas até as mais largas. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Bem como o modelo cropped com mangas amplas que não poderia faltar. Fonte: Pinterest (Reprodução).
A malha canelada também traz muito conforto para uma grande tendência: o vestido regata de malha. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Da mesma forma, o conjunto em tricô é super comfy. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Looks monocromáticos de tricô com bermuda ciclista também entram na lista!  Camila Coelho, por exemplo, apostou na bermuda, cropped e casaco do material. Fonte: Pinterest (Reprodução)

O estilo pijama para looks monocromáticos

 

Os pijamas estão entrando com tudo em outros segmentos. O conforto e brilho do veludo, por exemplo, é perfeito para looks monocromáticos. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Outra opção para looks de veludo é o macacão. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Em contrapartida, o pijama monocromático fica sofisticado quando acetinado. Fonte: Jill Sander (Reprodução).

 

Urban chique

Se tem um estilo que é perfect match com os looks monocromáticos, ele é o urban chique. Isso porque a mistura de peças mais despojadas com peças clássicas ganha unidade quando são da mesma cor. Esse visual chique pode ser intensificado com materiais acetinados, couro, de preferência sintético, e até tricô.

 

Urban chique monocromático:  este conjunto acrescenta muito porque combina brilho, babados e franzido. Fonte: ALC (Reprodução).
Que tal misturar couro e tricô para o visual urban chique? Fonte: Pinterest (Reprodução).

Looks monocromáticos com blazer

 

Os looks com blazer estão em alta porque estamos voltando nossa atenção para a moda da década de 1980.

Aposte no terninho monocromático para não ter erro! Fonte: Pinterest (Reprodução).
As modelagens largas de blazer e calça trazem casualidade ao visual chique. Fonte: Boss (Reprodução).
O conjunto da Balmain é um dos looks monocromáticos da SS21. Fonte: Balmain (Reprodução).
A combinação  alfaiataria pode ficar mais divertido com plumas e outras texturas. Fonte: Pinterest (Reprodução).
O conjunto macacão e blazer é ideal para ocasiões mais formais. Por isso, combine com cinto e bolsa da mesma cor.  Fonte: Elie Saab (Reprodução).
Outra opção é trazer a sandália na mesma cor do look. Você ainda pode amarrá-la por cima da calça.  Fonte: Pinterest (Reprodução).
Da mesma forma, o blazer com cropped fica bem sofisticado com calça alfaiataria. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Aposte no combo blazer longo, calça e cropped para os dias mais frescos. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Esse look promete porque une 3 tendências: monocromático, bucket hat e blazer. Fonte: Pinterest (Reprodução).

Looks monocromáticos: Camisas

A camisa utilitária tem uma pegada aventureira e funcional. Para finalizar, opte por sandálias da mesma cor. Fonte: Elie Saab (Reprodução).
Outra tendências para as camisas é o estilo militar. Procure uma modelagem mais estruturada para então combinar com a calça no mesmo tom.  Fonte: Pinterest (Reprodução).
Simplicidade é tudo para um look monocromático. exemplo disso é  o look minimalista de camisa manga curta e calça. Fonte: Hermès (Reprodução).
Aproveite para unir a trend transparência e a funcionalidade de cintos pochetes. Fonte: Pinterest (Reprodução).
A camisa manga curta combina muito com short também. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Com o intuito de acrescentar textura suave ao look monocromático, procure peças com lavagem. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Uma forma interessante de trazer o estilo pijama chique para camisaria é com veludo. Fonte: Pinterest (Reprodução).

Looks monocromáticos – conjuntos refrescantes

A gente sabe que aqui no Brasil é muito difícil criar composições com casacos e sobreposições já que nosso clima é quente. As vezes, dá até aquela vontade de combinar uma manga comprida com calça, mas o calor faz pensar duas vezes.

Essa dica é para as mulheres que estão apaixonadas pelos looks monocromáticos, mas querem, ao mesmo tempo, um visual refrescante.

Looks com viscose são bem refrescantes e combinam com qualquer cor. Fonte: Pinterest (Reprodução).
As modelagens também refrescam o look monocromático. Esse, por exemplo, tem cropped amarração e short com babado. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Combine peças refrescantes com alfaiataria como no look monocromático. Fonte: Pinterest (Reprodução).
A calça pantalona dá match com cropped transpassado. Ainda mais quando estão na mesma cor! Fonte: Pinterest (Reprodução).
O terninho também pode ficar bem refrescante com o material certo no look monocromático. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Finalmente, vestidos de tricô são muito refresh. Por isso, combine com bolsa na mesma cor para destacar o look.  Fonte: Pinterest (Reprodução).

Melhores looks monocromáticos inspirados no street wear

Pense no seguinte look: calça oversized, t-shirt e tênis. Agora, imagina tudo isso na sua cor favorita. Maravilhoso, não é mesmo? Então, se joga nos looks monocromáticos totalmente street wear!

  • Leia  depois Balenciaga F21: Futuro Positivo com 50 looks para 2021.  Assim como nosso especial da Gucci Fest.
Look bem street wear fica lindo monocromático. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Hailey Baldwin tanto é referência em looks street wear  quanto  nos looks de uma cor só. Fonte: Pinterest (Reprodução).
O conjunto casaco e calça moletom monocromático com tênis também entram na lista já que  tem uma pegada street wear. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Da mesma forma, a combinação monocromática da Iceberg traz cropped e calça alfaiataria em look bem urbano. Fonte: Iceberg (Reprodução).

Looks monocromáticos através dos tempos

 

Jackie Kennedy em 1950 com tailleur monocromático. Fonte: Pinterest (Reprodução).

 

O século XX foi marcado por um importante característica na moda: figuras políticas, atrizes , assim como artistas passam a influenciar o modo de se vestir. Ou seja, fazem parte do ciclo de tendências. Desse modo, temos Jackie Kennedy estrelando tailleurs monocromáticos na década de 1950, por exemplo. Afinal, a primeira dama dos EUA exerceu grande influência na aderência dos looks de uma cor só.

 

Editorial Looks monocromáticos 1960. Fonte: Pinterest (Reprodução).

 

De maneira similar,  a década de 1960, colorida com cores vibrantes e estampas marcantes, trazia diversos editoriais com os looks monocromáticos.  Como consequência, vestidos evasê combinando com meias, sapatos e chapéu eram bem comuns.

A década de 1980 inseriu a moda de trabalho a moda feminina de tal forma que muitas marcas desfilavam looks monocromáticos com blazer e alfaiataria.

 

Terninho monocromático em desfile 1980. Fonte: Pinterest (Reprodução).
Blazer, saia e cropped no look de 1990. Fonte: Pinterest / Reprodução

Logo depois, a década de 1990 intensificou ainda mais as versões de uma única cor dos looks, inserindo -os em  uma moda mais urbana.  Contudo, o início do século XXI não teve tanta presença dos looks de uma cor só. Ao passo que em 2017 os looks monocromáticos voltaram com tudo, ocupando nossos corações.

Look monocromático no desfile Versace 1996.  Fonte: Pinterest (Reprodução).

 

 

2017: as famosas que aderiram aos looks monocromáticos

 

Looks monocromáticos – repetir a mesma cor dos pés à cabeça é tendência nos looks das celebs

Alguns anos atrás, usar roupas e acessórios da mesma cor dentro do look era visto como um pecado fashion, algo a evitar. Nas últimas temporadas, no entanto, o jogo virou e as que adoram uma produção combinadinha vão se apaixonar por essa tendência.

Os looks monocromáticos, criados inteiramente em uma cor só, saíram das passarelas para os looks das celebridades e estavam com tudo no inverno de 2017. Pequenas variações de tom e muito mix de texturas ajudam a deixar tudo mais interessante, emprestando uma dose de modernidade aos looks.

Nas passarelas – Os looks em uma cor só são uma febre mundial e também foram destaque na SPF

Looks Monocromáticos – A tendência que as celebs adoram!

A presença forte dos looks monocromáticos nas passarelas ao redor do mundo fizeram a tendência entrar rapidamente no radar das fashionistas. As produções funcionam tanto para o frio quanto para o calor, mas bombaram principalmente no inverno, já que as baixas temperaturas abrem espaço para sobreposições e texturas ainda mais interessantes. Confira como as celebridades estão usando o look monocromático e inspire-se na hora de montar suas produções:

Solange Knowles é uma adepta da tendência e mostra que tanto as cores vibrantes quanto os tons mais suaves ficam lindos em peles negras

 

Jennifer Lopez e Jamie Chung: ao usar peças mais justinhas, aposte nos casacos alongados, que ajudam a esquentar e deixam o look mais elegante.

  

Jessica Alba e Kendall Jenner brincaram com pequenas variações de tom na hora de compor a produção (olha o casacão de novo, ele ajuda a alongar a silhueta e as celebs adoram!)

Kendall Jenner é fã da combinação entre calças de alfaiataria e casacos alongados, com shape de sleepwear.

 

Para usar a tendência na balada, faça como Rihanna e Khloe Kardashian, abusando do decote e recortes estratégicos, que emprestam sensualidade na medida para o look.

 Vermelho da cabeça aos pés também é tendência. Clique aqui e saiba tudo sobre essa febre!

Para iluminar a produção em um tom mais fechado, Miroslava Duma usou o colar como um ponto de luz. O resultado é elegante e o look é perfeito para o escritório.

  

Em ocasiões mais descoladas, barriguinha de fora e elementos esportivos ajudam a modernizar a tendência.

 

Vestido midi segue como o preferido das celebs. Para o dia a dia, aposte em tecidos confortáveis, como as malhas e os tricôs. Já em eventos mais especiais, as peças em estilo alfaiataria são mais elegantes.

Looks monocromáticos: as peças em tons próximos ao da pele ajudam a alongar a silhueta e deixam o look bem sofisticado, como esse da modelo Gigi Hadid.

Ainda não planejou seu 2021? Confira nosso calendário de planejamento de moda!

Por Franciele Hess

Editado por Julia H Mattos 

Salvar

cetimconfortávellook das famosaslooks 2021looks com blazerlooks com veludolooks monocromáticosmalha caneladaMoletomPijama Chicstreet weartendências inverno 2017Tricô 2021urban chique