Moda anos 90 - Os maiores sucessos da década em fotos originais

Moda anos 90 – Os maiores sucessos da década em fotos originais

A moda anos 90 não precisa ser muito observada para perceber que tem ensaiado o seu revival há algum tempo. Os mais nostálgicos não poderiam ficar mais contentes com isso – e para buscar inspiração, nada melhor do que beber direto da fonte.

Essa década vem sendo constantemente revisitada. Em 2019 tivemos a novela Verão 90, produzida e exibida pela Rede Globo. Em 2020 os anos 90 aparece entre as principais tendências do Pinterest.

E, certamente, a busca por referências dos anos 90, permanecerá forte para 2021. Assim, fizemos um apanhado do que marcou a década: seus ícones, moda e movimentos.

  • Depois, confira também, Modelos dos anos 90: por onde andam e como estão? Além de Lastex: queridinho dos anos 90 é tendência + faça você mesmo.

O que foi a moda anos 90?

Minimalismo

Primeiramente, uma das principais características da década foi o Minimalismo.

Inclusive, o Minimalismo ganhou força novamente e está entre as principais tendências. Saiba mais em Minimalismo:  Conheça o estilo de vida que acredita que menos é mais.

Reprodução/Pinterest
Reprodução/Pinterest

A modernidade começou aqui, como processo de eliminação: costuras mínimas, peso mínimo, detalhes mínimos, comenta Geoffrey Beene, designer americano.

Esse movimento teve forte influência do Japonismo, pois da mesma forma, a estética de criadores japoneses passou a influenciar a moda ocidental com modelagens mais amplas, curvas mais discretas e uma visão simplista da vida, contrapondo todo o exagero dos anos 80.

Foto/Reprodução


Peças-chaves dos anos 90

Entre as peças chaves tiveram destaque: calça bag, vestido camponesa, camisa xadrez, tops que deixavam barriguinha à mostra, camisetas básicas, macacão estilo jardineira, blusa ou agasalho amarrado na cintura, tênis, inclusive com plataforma.

Reprodução/Pinterest

Visual que traduz o espírito da década: vestido floral camponesa com camisetinha por baixo e tênis plataforma.

Foto/Pinterest

 

Uma peça que marcou muito a década foi o sutiã cônico da Madonna, que nasceu pelas mãos de Jean Paul Gaultier. A princípio, o look foi usado pela cantora durante a turnê Blond Ambition, que aconteceu em 1990 e logo depois foi copiado pelo mundo todo.

Foto/Turnê Blond Ambition


Moda Jovem e Teen

Foto/Beverly Hills, 90210

O estilo dos jovens nos anos 90 é representado fielmente pela série Beverly Hills, 90210, que aqui no Brasil chegou com o nome Barrados no Baile. As personagens do programa, inclusive, eram inspiração de muitas das meninas americanas, que literalmente copiavam os looks.

Da mesma forma, a Clarissa e Blossom eram outras referências da época na TV. As personagens de estilo excêntrico que encorajaram muitas meninas a serem elas mesmas e vestirem o que gostavam.

Foto/Reprodução

Moda anos 90: Blossom e Clarissa

Pinterest/Foto

O filme Edward Mãos de Tesoura foi outro clássico da década

Foto/Filme

 

O estilo grunge

Não dá pra falar sobre a moda dos anos 90 sem mencionar o movimento grunge, que tinham por exemplo, Kurt Cobain e Courtney Love como seus reis em Seattle. Assim, calças jeans surradas, camisas xadrezes, flanela, cabelo desgrenhado, make dark e lábios vermelhos são algumas das características dessa moda.

Imagem/Pinterest

 

Da mesma forma, Winona Ryder também era ícone fashion que fazia sucesso com seus filmes do mesmo modo com seu look tomboy – sem dúvida nenhuma, a atriz era a it girl da época.

Foto/Pinterest

Já que o assunto é grunge, não tem como não mencionar a famosa Grunge Collection de Marc Jacobs para Perry Ellis, uma coleção para o Verão 1993 que marcou a carreira do estilista – e o fez ser demitido.

Foto/Perry Ellis

Moda anos 90: A coleção grunge de Marc Jacobs

Foto/Reprodução

Moda Masculina

The Fresh Prince of Bel-Air, ou Um maluco no pedaço, é igualmente uma referência fiel da moda dos anos 90. Não pelo estilo preppy do amado Carlton, mas por conta do streetwear vibrante de Will Smith, que se tornou um trendsetter da década.

Os casacos super coloridos, os macacões jeans, as calças amplas e mega estampadas, os tênis Jordan, as camisetas oversized e o boné virado para trás marcam a época.

Foto/Pinterest

Camisas em materiais como linho, com modelagens mais amplas para dentro da calça era a característica da moda masculina dos anos 90.

Outro marco foram por exemplo, as camisas xadrezes do movimento Grunge que também eram usadas amarradas na cintura.

Foto/The Fresh Prince of Bel-Air

Não podemos esquecer os coletes, que também foram muito usados.

Foto/The Fresh Prince of Bel-Air

 

O filme Clueless (traduzido como As Patricinhas de Beverly Hills) é um sucesso da década. Nesse meio tempo os celulares também começam a se popularizar.

Foto/Clueless

A série Baywatch foi transmitida no Brasil com o nome SOS Malibu e é uma inspiração perfeita dos anos 90 com sua moda praia estilo Asa Delta, maiôs e biquini com as laterais bem cavadas.

Foto/Baywatch

As Supermodelos

Foi nos anos 90 que o termo “supermodel” surgiu. Nessa época quem liderava o time das tops era Cindy Crawford, Naomi Campbell, Christy Turlington, e Linda Evangelista.

Outra modelo que marca a década é Kate Moss, que veio como a antítese das supermodels. Como resultado, a campanha que marca a ascensão de Kate é da Calvin Klein Underwear.

Foto/Calvin Klein

 

As tops mais bombadas: Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington and Cindy Crawford.

Pinterest/Reprodução

Os cabelos dos anos 90

Os anos 90 também foram marcados por um famoso corte de cabelo – o “The Rachel Cut”. A responsável pelo sucesso do corte foi, por exemplo, Jennifer Aniston, que com o sucesso da série Friends virou referência de beleza e estilo, principalmente em 1994.

Foto/Friends

The Rachel Cut foi o corte mais pedido e mais copiado durante toda a década.


A música

No mundo da música quem marcou a década foram as meninas do Spice Girls. Assim como as canções que embalaram a adolescência de muita gente, elas também invadiram os anos 90 com muito animal print, estampa de bandeiras, saltos plataforma, tubinhos, hotpants, glitter e sportwear.

 

Ao mesmo tempo, outras duas divas se destacam – Britney Spears, a princesinha do pop, e Gwen Stefani, o rosto do movimento ska-punk.

 

Anos 90 no Brasil

A moda dos anos 90 foi marcada por muitas influências internas e externas. Com o Plano Collor, o mercado nacional abriu as importações e transformou marcas de luxo estrangeiras em itens de desejo.

Essa medida também facilitou aos jovens o acesso aos produtos que faziam sucesso na televisão, seja nos cinemas ou ainda nos clipes da MTV (emissora que chegou ao Brasil na década e virou febre entre os adolescentes).

 

As Novelas Brasileiras

As novelas da Rede Globo no Brasil estão entre os maiores disseminadores de tendências e peças que vão virar febre entre os consumidores e nos anos 90, era ainda mais forte. Ou seja, as novelas da Rede Globo ditavam a moda e definia os principais hits.

Dessa forma, novelas como a Viagem com a Christiane Torloni e Quatro por Quatro com Letícia Spiller de Babalu, fizeram enorme sucesso na década e seus figurinos viravam uma verdadeira febre. Quase uma ditadura!

Foto/Google Imagens

Sílvia Pfeifer e Suzy Rego também marcaram os anos 90 nas novelas da Rede Globo.

Foto/Rede Globo

Os discos com as trilhas sonoras das novelas eram disputadíssimos! Sendo assim, o grupo É o Tchan foi um dos maiores sucesso da década.

Google Imagens/Reprodução

 

Acessórios tops da década

Para concluir, os anos 90 os celulares começam a se popularizar. Os óculos coloridos, bandanas e lenços foram uma verdadeira febre, era usado para prender os cabelos e como pulseiras. Nos pés por exemplo, a sandália Melissa com meia também era visto por todos os lados.

 

 

 

Anos 90década de 90fotos história da modafotos orinais anos 90História da Modahistória da moda anos 90ícones anos 90moda anos 90Tendências