Assessoria de imprensa: 10 dicas para os tempos de crise

149

A comunicação nunca se fez tão necessária e importante. Ela tem o poder de construir uma imagem forte e sólida com seus consumidores. Ao mesmo tempo que, se não for bem consistente, pode fazer ruir tudo que já foi criado seja para uma pessoa, marca ou empresa. 

 

Mas, qual é o segredo? Tudo começa com a forma como essa comunicação é feita de fato. É preciso entender o momento, ter habilidades para conduzir as notícias da melhor forma possível, ter relacionamentos que vão ajudar em situações decisivas, comprometimento e o principal: ter um excelente estrategista pensando para você. Um especialista capaz de criar cenários, possibilidades e ações de alto e imediato impacto para o seu negócio.

Qual o papel do assessor? 

 

O papel de um bom assessor de imprensa, sobretudo em tempos de crise como uma pandemia mundial, por exemplo, é ter o dom da negociação, é elaborar planos, soluções e ferramentas para fortalecer e trazer resultados para os seu cliente. Mas, claro que sempre alinhado com o propósito de cada um. 

 

Afinal, para uma comunicação efetiva, certeira e funcional é sempre bom ter alguém ao seu lado com pensamento crítico e analisando a situação com a calma, a confiança e a capacidade de decisão que o momento atual exige.

 

O que faz uma assessoria de imprensa?

 

Assessoria de imprensa é uma poderosa área da comunicação que nasce com o intuito de criar bons relacionamentos entre marcas ou empresas com redes de informação, ou seja, jornais, revistas, tvs, rádios e sites. De forma estratégica, a assessoria gera conteúdo espontâneo e divulga produtos, serviços e pessoas, além de ser uma moderadora no gerenciamento de crise e de imagem.  

A fim de explicar a importância da assessoria de imprensa neste cenário, conversamos com a jornalista e especialista em crise, Marta Rovella Schultz, CEO da Rovella & Schultz Boutique Press Interactivepara entender o que todo mundo deseja saber sobre assessoria de imprensa com dez dicas essenciais. 

 

“No nosso caso começamos 25 anos atrás como assessoria de imprensa tradicional e permanecemos assim por muitos anos, mas sentimos a necessidade de sermos mais interativos, ampliar nossos serviços e entregar mais para nossos clientes. Hoje oferecemos não só assessoria de imprensa mas também marketing, relações públicas, mídias sociais e brand content.”

 

Assessoria de Imprensa com Marta Rovella Schultz
Marta Rovella Schultz, CEO da Rovella & Schultz Boutique Press Interactive

Você também pode gostar!

Confira abaixo as 10 dicas

 

Criar oportunidades – Em tempos de crise, a  assessoria de imprensa tem como propósito incentivar oportunidades e agregar valor. “Quando iniciamos o trabalho com uma marca, procuramos entender o negócio profundamente, nos apaixonamos. Isso nos faz entender as dores dos clientes e o que eles querem e precisam para o negócio.”

 

Analisar possíveis cenários e indicar caminhos“Sempre digo que somos uma extensão dos clientes. Usamos nossa expertise de 25 anos de mercado para traçar estratégias e levar soluções.” Sai na frente quem é proativo e quem ouve o que eles querem.

 

Promover uma comunicação efetiva, transparente e humanizadaÉ imprescindível que a empresa tenha uma postura transparente e amigável com colaboradores, mídia e público-alvo. “A assessoria ajuda, e muito,  a estabelecer uma comunicação mais humanizada com todos e dessa forma a fidelizar o cliente.”

 

Entender o que o cliente necessita nesse momento atual“Entender o que o cliente deseja vai além de ouví-lo. É preciso saber das necessidades mas, é importantíssimo cruzá-las com informações preciosas de mercado que levamos para eles. O que um bom assessor faz é unir as duas coisas e criar. Somos os olhos deles para o mundo.”

 

Habilidades e relacionamentos que valem ouro – O verdadeiro tesouro de um assessor de imprensa não é sua lista de contatos mas sim o relacionamento que tem com essas pessoas. “Eu diria que a dupla perfeita para os dias atuais é ter um poderoso network e habilidades para negociar espaços especiais na mídia.”

 

Como ter ainda mais resultados com assessoria de imprensa?

 

Plano de ação imediato, interativo e alinhado com os propósitos das marcas/empresasEm épocas como a que estamos vivendo, o mundo todo está pensando em soluções. “Precisamos ter muito cuidado e calma para passar a mensagem que desejamos sem parecermos oportunista. Lembre-se, agora é a hora das marcas cativarem e conquistarem clientes e, acredite, o assessor é fundamental nessa missão.”

 

Poder de negociação – “Esse é um grande trunfo. O que faz um jornalista escolher essa ou aquela notícia? Tudo vai depender do que e de como o assessor ‘vende’ a notícia para ele e, principalmente do seu poder de negociação para ter os melhores e maiores espaços na mídia seja na televisão, jornal, revista, rádio, site e podcasts.”

 

Evitar ruídos e danos a imagem das marcas, pessoas e empresas – Ter um bom plano nessas horas ajuda e muito, mas não é só isso. Antes que alguma situação vire crise ou danifique a imagem do cliente é importante que o assessor esteja sempre atento para criar um processo de blindagem para controle de exposição e de discursos e, para combater as fake news. Vale ressaltar que o assessor de imprensa transmite a imagem da empresa.”

 

Gerenciamento de crise“Acontecimentos inesperados podem afetar o plano de ação, bem como gerar incertezas, ansiedades e inseguranças. Com nossos clientes, por exemplo, tenho feito consultorias online individuais para o gerenciamento de crise e tem funcionado muito. Dessas conversas já conseguimos excelentes resultados.”

 

 Digital: como usar e abusar dessa ferramenta ágil e estratégica – “A internet definitivamente é a ferramenta mais eficaz nesse momento. Saber usá-la a seu favor é um desafio que muitas empresas têm encontrado. Mas, sabia que a assessoria de imprensa pode ajudar nisso também? Isso mesmo. Tanto para as redes sociais como para sites é necessário saber o tom e o jeito de falar. A linguagem é outra.”

 

você pode gostar também