Ritual de banho da lua cheia: passo a passo completo para renovar as energias

Ritual de banho da lua cheia: passo a passo completo para renovar as energias

Relaxar ao fim do dia. Reservar um tempo para você. Se reconectar consigo mesma. Esses três são só alguns dos motivos para você fazer um ritual de banho da Lua cheia. Quais são os outros?

É sobre isso que você lerá neste post!

 

Porque fazer um ritual de banho da Lua cheia?

 

Vivemos um momento muito particular no mundo hoje. Ele é turbulento, em vários sentidos. Acima de tudo, mexe muito com as nossas energias e continuará a fazer isso por algum tempo. Se você leu nossa matéria sobre as previsões astrológicas para 2021, sabe bem disso!

A conclusão a que chegamos é: existe hora melhor para cultivar um novo hábito de autocuidado do que essa?

Entre as transformações e correrias da rotina, é mais que necessário que você olhe para você mesma. E, então, faça algo só seu. Melhor ainda se além de ser uma atividade relaxante, também tiver um significado especial!

É isso que propomos com o ritual de banho da Lua cheia. Tomar banhos desse tipo, seja na banheira ou com o seu chuveiro mesmo, é recompensador.

Mas por qual motivo? Dizem que o período da Lua cheia é ideal para mergulhar em águas calmas — e sair delas renovado. Afinal, o astro representa equilíbrio, tanto na natureza quanto em nós. É a Lua que controla a dança das marés e, de acordo com a astrologia, têm grande poder também sobre nosso corpo, alma e coração.

Ela pode nos ajudar na jornada de reconexão com nossas próprias emoções. E, aliando o ritual de banho com as ervas certas, você limpa a alma e dá as boas-vindas às boas (e novas) energias!

Tudo bem se você por acaso não acreditar nessa troca energética. O banho, e o ritual que representa, é para todos. Você pode fazê-lo simplesmente porque ele é uma delícia. A água quente e o aroma das ervas usadas no processo são descanso garantido. Se você estiver na banheira, só precisa tomar cuidado para não adormecer de tão tranquila!

 

Qual é o significado da Lua na astrologia?

 

Foto: Josh Miller – Unsplash

 

Pois bem: já sabemos que, na natureza, a Lua é responsável pelo controle das marés. Mas e na astrologia, o que ela representa?

Em suma, a Lua rege nossas emoções e tudo aquilo que vem de dentro de nós. Durante a Lua cheia, por exemplo, conseguimos enxergar nossa vida de novas maneiras. Ela traz clareza para esses aspectos internos, e facilita esse “detox” que o ritual de banho propõe.

 

Quando é a próxima Lua cheia de 2021?

 

Acabamos de viver em uma Lua cheia em 28 de janeiro — a primeira do ano! No entanto, você não precisa se preocupar se tiver perdido a oportunidade de fazer o ritual de banho lunar esse mês.

Segue a lista completa de datas das luas cheias deste ano para você ficar de olho:

  • 28 de Janeiro
  • 27 de Fevereiro
  • 28 de Março
  • 27 de Abril
  • 26 de Maio
  • 24 de Junho
  • 24 de Julho
  • 22 de Agosto
  • 21 de Setembro
  • 20 de Outubro
  • 19 de Novembro
  • 19 de Dezembro

Nesse meio, ainda temos duas superluas na sequência! Elas acontecerão nos dias 27 de abril e 26 de maio.

Não sabe o que é a superlua? A gente explica! A distância entre nosso planeta e a Lua varia muito. Isso acontece porque a órbita do astro em torno da Terra não é um círculo perfeito. Na verdade, ela é uma elípse.

Logo, em alguns momentos a Lua está mais distante e, em outros, mais próxima. A superlua acontece exatamente nesse segundo momento — quando ela está mais próxima da Terra, ao mesmo tempo em que acontece uma Lua cheia!

Esses são momentos cruciais para o seu ritual de banho. Afinal, com a Lua mais próxima do que nunca, você estará com os sentidos aguçados — e com potencial redobrado para operar mudanças na própria vida.

 

Como fazer água da lua?

 

Além de tomar um banho durante esse período lunar, você pode fazer algo que chamamos de água da lua. Seu propósito é ser usada nas receitas dos banhos, por exemplo, para amplificar sua conexão com a natureza e suas emoções.

O processo é simples. Basta colocar um copo, bowl ou pote com água embaixo do brilho da lua. Isso pode ser feito no seu jardim ou até na sua janela. É mais interessante fazer isso durante uma lua nova, pois ela representa recomeços, ou na noite de lua cheia!

Depois, é só deixar essa água sob a influência das energias lunares a noite toda e usar no seu banho.

 

Passo a passo do ritual de banho da Lua cheia

 

1. Organize seu espaço

 

O primeiro passo é essencial para você poder relaxar: bote ordem no seu cantinho do banho. É essencial que o banheiro (e a banheira, se você tiver) estejam limpos e organizados.
Dessa forma, nada vai tirar sua atenção desse momento que é, afinal, só seu.

Em relação à banheira, prefira limpá-la com produtos naturais. Assim, nenhum resíduo químico interfere com as energias do seu banho. Experimente produtos que você pode fazer em casa, à base de vinagre, água e óleos essenciais como o óleo de melaleuca.

Depois, você pode aproveitar para acender um incenso no ambiente para uma limpeza extra. Dessa vez, energética!

 

Foto: Micheile Henderson – Unsplash

 

2. Separe toalha, roupão e outros itens de conforto

 

Na sequência, você deve encontrar sua toalha preferida. Sabemos que você tem uma: aquela mais nova e felpuda. Se gostar de usar roupão, deixe-o separado também!

Pegue seu rádio, caixa de som, ou celular e selecione uma boa playlist. O importante é você descansar, então capriche em melodias calmas — mas sem tristeza, viu?

Ah! Se você gosta de ler na banheira, pode substituir as músicas por um bom livro.

 

3. Deixe velas e cristais sobre a bancada do banheiro

 

Substitua a luz forte do banheiro por algumas velas. Elas criam uma iluminação cênica super agradável. Além disso, é melhor ainda se elas forem aromáticas, com base nas mesmas ervas e óleos dos chás e sais que você usará depois.

Seus cristais também favorecem a atmosfera calmante e de energias positivas do ritual de banho da lua cheia. Logo, deixe-os próximos de onde você estiver!

Algumas pessoas gostam, sim, de colocar alguns cristais na água do banho de acordo com suas intenções. Mas se você fizer isso, precisa ficar atenta. Nem todas as pedras podem ir na água. A selenita, por exemplo, pode até desintegrar se ficar submersa.

 

  • Confira ainda,  Velas curativas com óleos essenciais – Para curtir, vender ou presentear que tal fazer kits de velas curativas? Confira o passo a passo, utilizando óleos essenciais e suas incríveis propriedades curativas. Veja também como decorá-las com charme e criatividade!

 

4. Prepare seu chá ou seus sais de banho

 

Foto: Heidi Kaden – Unsplash

 

Parte de qualquer ritual de banho, seja ele lunar ou não, é fazer o uso das ervas e óleos certos. Cada ingrediente tem seu propósito. Alguns, como a lavanda, por exemplo, são muito calmantes. Outros, como a frankincense, são mais usados para purificação e proteção.

Saiba mais sobre isso na nossa matéria sobre banhos energéticos!

5. Encha a banheira e defina suas intenções

 

Esse passo é autoexplicativo! Encha a sua banheira na sua temperatura favorita. Para relaxar, a água morna é sempre a ideal.

Enquanto a banheira enche, você deve pensar nas suas intenções para esse banho. Quais são seus objetivos? Quais energias você busca limpar ou renovar com as ervas que escolheu? Pode até falar em voz alta para enfatizar o significado desse ato.

É a água, afinal, que vai te ajudar a lavar o que não for de positivo da sua vida.

 

6. Aproveite o momento

 

Agora é só entrar! Se você preparou um chá de banho especial, fique em pé e despeje sobre o corpo. Não molhe a cabeça, ok? O líquido deve ser despejado sempre do pescoço para baixo.

Caso seu banho seja de chuveiro, é no momento de usar o chá que você dirá suas intenções.

Prontinho! Depois disso tudo, é só relaxar ao som da trilha sonora escolhida, ou ser embalada pelas palavras do seu livro preferido.

Gostou da matéria? Não esqueça de conferir quais chás para rituais de banhos energéticos você pode fazer!

 

Leia também: “Ofurô de madeira: fotos e dicas de decoração e cuidado”

#selfcareastrologiaautocuidadobanhobanhosbanhos energéticoschás de banhoervas aromáticaslua cheiaÓleo de melaleucaÓleos Essenciaisritual de autocuidadoritual de banhoritual de banho da lua cheiasais de banhoSaúde e Bem-estar