Miro Garcia e seu filho Waldemir, ambos usando terno branco, apertando as mãos

Vale o Escrito estreia na Globo no mesmo dia da prisão do bicheiro Rogério de Andrade. Entenda!

Confira o que é “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho”, personagens, quem é Rogério de Andrade e detalhes da 2ª temporada!

Compartilhe

A série documental “Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho” estreia nesta terça-feira, 29 de outubro, na TV Globo. Após o sucesso de visualizações no Globoplay, a emissora decidiu trazer o documentário para seu público da TV aberta. Desse modo, destaca uma trama cheia de reviravoltas e polêmicas que envolvem figuras icônicas do jogo do bicho no Brasil.

Curiosamente, a estreia coincide com a prisão de Rogério de Andrade, um notório contraventor condenado pela morte de Fernando Miranda Iggnácio, seu rival histórico no submundo carioca. Quer saber mais sobre o enredo de “Vale o Escrito”, personagens e entender mais afundo quem foi Rogério de Andrade? Então, continue lendo!

O que é Vale o Escrito?

“Vale o Escrito: A Guerra do Jogo do Bicho” é uma série documental que conquistou grande audiência no Globoplay, despertando curiosidade sobre os bastidores e figuras que marcam o universo do jogo do bicho no Rio de Janeiro.

Pôster da série "Vale o Escrito", com fundo vermelho, foto de pessoa usando óculos de sol, logo da Globoplay e título "Vale o Escrito - A guerra do jogo do bicho"
Fonte: Reprodução/ Globoplay
Siga a Fashion Bubbles no Instagram
  • Em seguida, veja Irmãos Menendez: promotor vai pedir redução da pena dos acusados de matar os pais

Criada pelo núcleo de documentários Conversa.doc, da Rede Globo, e com narração de Pedro Bial, a série é assinada por Fellipe Awi. Seu objetivo é explorar as complexas redes de poder e influência dessa contravenção, que, apesar de ilegal, é conhecida popularmente como uma espécie de “loteria do povo”.

Ao longo dos sete episódios, “Vale o Escrito” apresenta depoimentos e histórias de personagens diretamente envolvidos com o jogo do bicho. As entrevistas vão desde figuras históricas e poderosos chefes do jogo até familiares, investigadores, estudiosos e personalidades do carnaval.

Essa diversidade de vozes oferece um retrato aprofundado da trajetória e do impacto cultural do jogo do bicho na sociedade carioca, expondo segredos e disputas internas que marcaram esse universo. Confira o trailer!

Relacionadas

Personagens de Vale o Escrito

Em “Vale o Escrito”, personagens do jogo do bicho no Rio de Janeiro revisitam os conflitos desse universo. Confira alguns!

View this post on Instagram

A post shared by Globoplay (@globoplay)

Por exemplo, a ex-juíza Denise Frossard, que foi responsável por uma sentença histórica em 1993. Assim, ela condenou banqueiros do jogo do bicho e revelou crimes associados ao controle desse setor.

José Caruzzo Escafura, o Piruinha, é outro personagem. Com seus 94 anos, representa a longevidade nesse ramo e revela sua trajetória nas disputas de territórios entre poderosas famílias da contravenção.

Além disso, Bernardo Bello, ex-genro do bicheiro Miro Garcia, aparece negando qualquer envolvimento. Apesar disso, os próprios Garcia o veem como uma figura suspeita e potencialmente ligada ao assassinato de Myrinho, seu ex-cunhado.

Ademais, Waldemir Paes Garcia, filho de Miro Garcia e conhecido como Maninho, emergiu como uma figura poderosa ao lado do pai. Porém, acabou vítima de uma violenta rivalidade com Rogério de Andrade.

Sabrina Garcia, ex-esposa de Maninho, compartilha seus relatos sobre as rivalidades familiares, incluindo suspeitas sobre o papel de Bernardo Bello em crimes.

Entre os personagens de destaque de “Vale o Escrito”, Shanna Garcia, filha de Waldemir, mostra uma postura ativa nas disputas familiares. Inclusive, entrou em conflito direto com sua irmã Tamara.

Print de entrevista de Shanna Garcia, que usa blusa preta e casaco bege
Fonte: Reprodução/ YouTube @globoplay

Por sua vez, Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, tem um passado militar controverso e ajudou a formar a Cúpula dos Contraventores. Ana Cláudia Soares, viúva de Maninho e ex-rainha de bateria, traz um tom carismático em suas entrevistas.

Rogério Andrade, sobrinho do notório bicheiro Castor de Andrade, era conhecido por sua postura violenta, rivalizando com o poder de Maninho. Os dois, herdeiros de tradicionais famílias do jogo do bicho, protagonizaram uma das disputas mais intensas e perigosas do meio.

Quem é o bicheiro Rogério Andrade?

Rogério Andrade, um dos personagens de “Vale o Escrito”, é um dos principais bicheiros do Rio de Janeiro. Afinal, controla uma vasta rede de bancas de jogo do bicho e máquinas de caça-níqueis espalhadas pela cidade.

Além de sua presença no mundo da contravenção, ele ocupa uma posição de destaque no carnaval carioca, ostentando o título de patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, onde sua esposa, Fabíola, é rainha de bateria.

  • Confira Irmãos Menendez: conheça a história real e saiba onde estão hoje os assassinos que inspiraram série da Netflix

Sobrinho do icônico contraventor Castor de Andrade, Rogério não herdou o império de imediato com a morte do tio em 1997. O controle foi inicialmente passado ao primo Paulo Roberto de Andrade e ao genro de Castor, Fernando Iggnácio.

Na partilha, Iggnácio ficou responsável pelas máquinas de caça-níqueis, enquanto Paulo cuidava das bancas do jogo do bicho. Porém, Rogério sempre se sentiu no direito de ocupar uma posição de comando. Dessa forma, iniciou uma disputa violenta por território que culminou em uma série de assassinatos.

Em 1998, o filho de Castor foi morto, e o crime foi atribuído a Rogério, que assumiu o controle das bancas e expandiu seu domínio sobre os caça-níqueis de Iggnácio.

As investigações indicam que entre 1999 e 2007, a guerra entre Rogério e Iggnácio resultou em aproximadamente 50 mortes, incluindo a de policiais envolvidos com os contraventores.

Em 29 de outubro de 2024, mesma data de estreia de “Vale o Escrito” na TV Globo, Rogério foi preso sob a acusação de ser o mandante do assassinato de Fernando Iggnácio.

Vale o Escrito vai ter 2ª temporada?

A Rede Globo já confirmou uma segunda temporada de “Vale o Escrito” para 2025, aproveitando o grande sucesso da primeira. Segundo o Gshow, esta nova fase promete explorar histórias inéditas e apresentar novas famílias envolvidas no universo da contravenção carioca.

Portanto, os espectadores podem esperar a mesma intensidade de ação, além de dramas e reviravoltas que têm marcado a série, mergulhando ainda mais fundo nos bastidores e nas rivalidades desse submundo.

  • Além disso, confira Irmãos Menendez: novas evidências de abuso são divulgadas e podem levar à mudança das sentenças de prisão

Conclusão

Enfim, agora você já sabe o que é “Vale o Escrito”, quais são seus personagens e quem foi Rogério de Andrade. Então, aproveite para conferir a estreia da série documental neste terça-feira.

Ademais, que tal ver Eliza Samudio? Relembre a morte misteriosa da modelo que chocou o Brasil e virou documentário na Netflix. Isso e muito mais você acompanha em nossa categoria de famosos.

  • Por fim, leia Priscila Belfort: relembre tudo sobre o caso do desaparecimento da irmã de Vitor Belfort

Compartilhe

Enquete: quem você quer que vença A Fazenda 2024?

O público tem seus favoritos e segue votando no reality. Por isso, o menos querido foi eliminado do reality show da Record, e Gui Vieira e Sidney Sampaio seguem na atração. Faça parte da enquete A Fazenda 16 após a eliminação de Flora Cruz e vote em quem deve ganhar o programa da Record:


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Descontos e Promoções

Últimas notícias